O núcleo interno da Terra é mais jovem do que se pensava

Em algum momento da história do nosso planeta, o núcleo totalmente líquido arrefeceu o suficiente para formar uma bola sólida ao centro. Hoje, o núcleo da Terra consiste num núcleo interno de ferro sólido cercado por um núcleo externo de ferro derretido, mas determinar exatamente quando essa mudança ocorreu é um verdadeiro desafio.

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, conseguiu melhorar a estimativa da idade do núcleo interno sólido do nosso planeta, colocando-o entre os 1.000 e os 1.300 milhões de anos.

Estes novos resultados colocam o núcleo na extremidade mais jovem de um espectro de idade que geralmente varia de cerca de 1,3 mil milhões a 4,5 mil milhões de anos, mas também o torna um pouco mais velho do que uma estimativa recente de apenas 565 milhões de anos. As conclusões foram publicadas na Physical Review Letters.

De acordo com o Science Alert, a eficácia do ferro na transferência de calor por condução, conhecida por condutividade térmica, foi a chave para determinar um conjunto vasto de características do núcleo, incluindo quando é que foi formado.

Desvendar este mistério dependia, segundo os cientistas, da medição direta da condutividade do ferro em condições semelhantes às do núcleo, onde a pressão é superior a 1 milhão de atmosferas e as temperaturas podem rivalizar com as encontradas na superfície do Sol.

Para chegar a esta estimativa, a equipa de investigadores conduziu uma experiência na qual conseguiu alcançar as condições perfeitas espremendo amostras de ferro aquecidas a laser entre duas bigornas de diamante. Para obterem estes resultados, os cientistas demoraram dois anos.

A condutividade medida pela equipa é 30% a 50% inferior à condutividade da estimativa do núcleo jovem e sugere que a geodinâmica foi mantida por duas fontes de energia: convecção térmica e convecção composicional.

No início, a geodinâmica era mantida apenas por convecção térmica. Agora, cada mecanismo desempenha um papel igualmente importante.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu já acho incrível (fantástico) eles obterem essas medições, uma vez que o nucleo está sempre em altas temperaturas e o ferro sempre a derreter!

  2. Provavelmente obtiveram os resultados da equipa que desceu lá… aquela equipa do filme CORE (Detonação).
    Devem de ter sido eles a facultar as leituras….LOL

RESPONDER

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …

Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente …

Romualda Fernandes - PS

"Senti alguma dor". Romualda Fernandes fala sobre a atitude racista da qual foi vítima

Romualda Fernandes pronuncia-se pela primeira vez sobre a notícia da Lusa para dizer que aquilo que a define não é a cor da pele, mas os seus valores. Em causa está uma notícia da Agência Lusa, …