O núcleo interno da Terra é mais jovem do que se pensava

Em algum momento da história do nosso planeta, o núcleo totalmente líquido arrefeceu o suficiente para formar uma bola sólida ao centro. Hoje, o núcleo da Terra consiste num núcleo interno de ferro sólido cercado por um núcleo externo de ferro derretido, mas determinar exatamente quando essa mudança ocorreu é um verdadeiro desafio.

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, conseguiu melhorar a estimativa da idade do núcleo interno sólido do nosso planeta, colocando-o entre os 1.000 e os 1.300 milhões de anos.

Estes novos resultados colocam o núcleo na extremidade mais jovem de um espectro de idade que geralmente varia de cerca de 1,3 mil milhões a 4,5 mil milhões de anos, mas também o torna um pouco mais velho do que uma estimativa recente de apenas 565 milhões de anos. As conclusões foram publicadas na Physical Review Letters.

De acordo com o Science Alert, a eficácia do ferro na transferência de calor por condução, conhecida por condutividade térmica, foi a chave para determinar um conjunto vasto de características do núcleo, incluindo quando é que foi formado.

Desvendar este mistério dependia, segundo os cientistas, da medição direta da condutividade do ferro em condições semelhantes às do núcleo, onde a pressão é superior a 1 milhão de atmosferas e as temperaturas podem rivalizar com as encontradas na superfície do Sol.

Para chegar a esta estimativa, a equipa de investigadores conduziu uma experiência na qual conseguiu alcançar as condições perfeitas espremendo amostras de ferro aquecidas a laser entre duas bigornas de diamante. Para obterem estes resultados, os cientistas demoraram dois anos.

A condutividade medida pela equipa é 30% a 50% inferior à condutividade da estimativa do núcleo jovem e sugere que a geodinâmica foi mantida por duas fontes de energia: convecção térmica e convecção composicional.

No início, a geodinâmica era mantida apenas por convecção térmica. Agora, cada mecanismo desempenha um papel igualmente importante.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu já acho incrível (fantástico) eles obterem essas medições, uma vez que o nucleo está sempre em altas temperaturas e o ferro sempre a derreter!

  2. Provavelmente obtiveram os resultados da equipa que desceu lá… aquela equipa do filme CORE (Detonação).
    Devem de ter sido eles a facultar as leituras….LOL

RESPONDER

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …