O núcleo interno de ferro cristalizado da Terra é assimétrico (e cresce de forma desequilibrada)

Uma nova investigação sugere que o núcleo sólido da Terra está a crescer mais rápido de um lado do que do outro.

No interior do nosso planeta, as ondas sísmicas deslocam-se 3% mais rápido quando se movem verticalmente – ou seja, polo a polo -, do que horizontalmente – de leste a oeste.

O Science Alert explica que o fenómeno pode estar a acontecer porque o núcleo interior mais profundo do nosso planeta continha uma massa de material derretido milhares de milhões de anos antes de o ferro líquido no centro começar a arrefecer e a solidificar.



Se a teoria dos cientistas estiver certa, isto significa que o centro da Terra poderia ser um aglomerado de ferro cristalizado gigante e crescente. Ou seja, quando esses cristais se alinham de uma certa forma, o arranjo permite que as ondas sísmicas se movam mais rápido em algumas direções.

Ao acionar modelos deste alinhamento específico, os cientistas depararam-se com uma explicação inesperada: o núcleo interno da Terra está a crescer de forma desequilibrada.

“O modelo mais simples parecia um pouco incomum – que o núcleo interno é assimétrico“, disse o sismólogo Daniel Frost da Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos.

“O lado oeste parece diferente do lado leste ao longo de todo o percurso até ao centro, e não apenas no topo do núcleo interno, como alguns têm sugerido. A única maneira que pode explicar isto é um lado estar a crescer mais rápido do que o outro“, acrescentou.

Por muito que queiram, é impossível os investigadores perfurarem o núcleo interno da Terra de forma a determinar o que está realmente a acontecer. Para isso, usam vários modelos computacionais que representam a geodinâmica do nosso planeta e a física dos minerais de ferro sob alta pressão e temperatura.

A explicação mais simples, que surge no artigo científico publicado recentemente na Nature Geoscience, é que o núcleo de cristal da Terra está a crescer mais rápido na região do equador e no lado leste.

Segundo os cientistas, trata-se de uma “taxa de crescimento 40% inferior nos polos e 130% superior no equador em comparação com a média global”.

Esta taxa de crescimento assimétrica sugere que algumas partes do núcleo interno da Terra são mais quentes e outras mais frias, o que permite que os cristais de ferro se formem mais rápido.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …