O nome dos Radiohead vem de uma canção em português

A expressão “rádio cabeça” foi utilizada bem antes da criação da banda inglesa… numa música de Chico Buarque.

Em 1985 popularizou-se no Brasil um tema interpretado por Chico Buarque, um dos artistas mais influentes do país.

Na canção, chamada “O Último Blues”, utiliza-se a expressão “Rádio Cabeça”, para se referir à imaginação da personagem da letra, que vê a cena de uma mulher a dançar blues no quarto.

Foi o próprio Chico Buarque quem contou, muitos anos mais tarde, à Rolling Stone Brasil a caricata história de como a expressão chegou aos ouvidos de Thom Yorke. Tudo começou com outra banda, igualmente conhecida dos amantes de rock: Talking Heads.

O facto foi revelado por Buarque em entrevista, ao relembrar um jogo de futebol em Lisboa, onde Phil Selway, baterista dos Radiohead, estava presente.

benhoudijk / Depositphotos

Thom Yorke, dos Radiohead

Selway ficou no banco de suplentes e Chico Buarque disse: “Escuta, não fica aí de cara feia porque o nome da sua banda é roubado de uma música minha.”

David Byrne, integrante da banda americana autora de êxitos como “Psycho Killer”, acabou por ouvir a música por acaso, e gostou tanto que, no ano seguinte, lançou a música “Radio Head” do disco “True Story” (1986).

Entretanto, ainda em 1985, uma banda formava-se em Inglaterra, com o hoje inconfundível Thom Yorke como vocalista. Acontece que a banda inglesa, chamada na altura On a Friday, era grande fã de Talking Heads.

O nome On a Friday acabou por ser vetado numa gravadora com quem a banda assinaria um contrato de seis meses: foi exigido à banda que alterasse o nome. Aí está: diretamente de uma canção em português, Radiohead, ou Rádio Cabeça, são até hoje o sucesso que se conhece.

Mas não teriam podido assinar o contrato na gravadora se não os salvasse… Chico Buarque. E o resto é história.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.