O habitual nevoeiro no Estádio da Madeira levou ao adiamento do Nacional – Benfica, que começou às 18h deste domingo e durou pouco mais de 8 minutos. É o 17.º a ser adiado devido ao nevoeiro naquele estádio, desde o início do século. O jogo vai ser retomado no dia 19 de dezembro, às 17h.
Foi adiado, o jogo entre Nacional e Benfica, a contar para a 8.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, foi adiado devido ao nevoeiro no Estádio da Madeira.
Depois de o jogo ser inicialmente interrompido aos 8 minutos, cumpriu-se um período de espera de 30 minutos, conforme previsto nos regulamentos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). A equipa de arbitragem decidiu depois pelo adiamento.
Jogaram-se pouco mais de oito minutos antes de o árbitro Gustavo Correia, da Associação de Futebol do Porto, ter decidido parar o encontro, com 0-0 no marcador, devido à falta de visibilidade provocada pelo nevoeiro.
O jogo entre Benfica – atual terceiro classificado, com 17 pontos – e Nacional – 17.º e penúltimo com cinco pontos – será retomado dia 19 de dezembro às 17h, no minuto em que foi interrompido.
Como detalha A Bola, o Regulamento de Competições diz no artigo 46.º que o encontro deve ser disputado nas 30 horas seguintes, exceto se os clubes estiverem de acordo em contornar essa obrigatoriedade, se alguma das equipas tiver jogos da UEFA na semana seguinte (o que não se aplica), ou se algum dos clubes tiver de ceder jogadores às seleções nacionais (o que se aplica).
A agravar o cenário, o calendário do Benfica estava praticamente cheio até ao final do ano, com aumento dos jogos da Liga dos Campeões, Taça de Portugal, Taça da Liga e, claro, os restantes jogos do campeonato.
Quase 20 jogos adiados
A Liga de Futebol tem um problema sério com o nevoeiro na Choupana – como é vulgarmente conhecido o Estádio da Madeira.
De acordo com o Bola na Rede, já foram adiados 17 jogos, só neste século:
- Nacional – Chaves, março de 2001
- Nacional – Braga, dezembro de 2002
- Nacional – União Leiria, fevereiro de 2003
- Nacional – Rio Ave, março de 2006
- Nacional – Guimarães, fevereiro de 2008
- Nacional – Académica, dezembro de 2009
- Nacional – Belenenses, março de 2010
- Nacional – Naval, dezembro de 2010
- Nacional – Setúbal, fevereiro de 2015
- União da Madeira – Benfica, outubro de 2015
- Nacional – FC Porto, dezembro de 2015
- Nacional – Benfica, janeiro de 2016
- Nacional – Oliveirense, janeiro de 2018
- Nacional – FC Porto B, fevereiro de 2018
- Nacional – Tondela, janeiro de 2024
- Nacional – AVS SAD, março de 2024
- Nacional – Benfica, outubro de 2024
O Benfica é, nesse período, a maior vítima do nevoeiro da Choupana.
Nos últimos 10 anos, os encarnados já viram três jogos serem adiados.
Este é um cenário que se repete, época após época, mas pouco muda.
Após a interrupção do jogo, o antigo jogador do Sporting, André Martins, disse na SportTV que, por experiência, os melhores momentos do dia para fugir ao nevoeiro e jogar na Choupana são ao início da tarde e à noite – o que hoje não aconteceu.
O antigo internacional português sugeriu que se faça um estudo sobre os todos os jogos que já foram adiados no Estádio da Madeira para apurar se há ligação entre os horários. Dessa forma, poder-se-iam evitar eventuais adiamentos e constrangimentos para a Liga e clubes.
Miguel Esteves, ZAP // Lusa