O mundo rendeu-se a Salvador Sobral, “um vencedor diferente dos outros”

Sergey Dolzhenko / EPA

#Salvadorable Sobral

#Salvadorable Sobral venceu a 62ª edição do Festival Eurovisão da Canção

Portugal ainda celebra a sua primeira vitória no Festival  Eurovisão da Canção que Salvador Sobral conseguiu conquistar, no sábado, em Kiev. Mas também o mundo se rendeu ao cantor português.

Após a consagração de “Amar pelos dois” de Salvador e Luísa Sobral, como a grande vencedora do Festival da Eurovisão, os portugueses receberam os dois irmãos em delírio, no Aeroporto de Lisboa.

Muitas figuras públicas, nomeadamente o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro António Costa, trataram de dar os parabéns a Salvador Sobral. E nem o Metro de Lisboa ficou indiferente à história vitória na Eurovisão.

Antes da vitória histórica na Eurovisão, já figuras como a escritora J.K. Rowling e o cantor Caetano Veloso publicaram mensagens de apoio à canção portuguesa.

Depois de vencer o Festival, Salvador disse que o apoio de Caetano Veloso vale mil vezes” o prémio da Eurovisão.

https://twitter.com/caetanoveloso/status/863513357793492992

No Reino Unido, o Telegraph sublinha que Portugal pôs fim a uma espera que já durava há 53 anos. Os jornalistas referem que o nosso país venceu “em grande estilo, com “uma canção elegante e discreta que brilhou no meio do disparate excessivo que dominou o resto da noite”.

Um vencedor diferente dos outros”, acrescentam os franceses do 20 Minutes. “A emoção desta prestação sem peneiras tocou os espectadores do Centro de Exposições de Kiev e atravessou os ecrãs para conquistar os telespectadores”.

“Com uma canção melancólica, composta pela irmã e polvilhada de bossa-nova, o lisboeta de 27 anos ofereceu a primeira vitória a Portugal”, acrescenta o 20 Minutes.

Sergey Dolzhenko / EPA

Salvador Sobral com a irmã Luísa Sobral, autora da música que venceu o Festival da Eurovisão 2017

Aqui ao lado, o El País volta à carga com elogios, depois de já o ter feito em Março, após a vitória no Festival da Canção.

Ganhou a Eurovisão sem ter de mostrar nenhuma parte do corpo. E quando mudou de roupa foi para mostrar uma t-shirt SOS Refugees. Salvador venceu a Eurovisão sem confettis ou majorettes”, escreve o jornal espanhol.

Líder de vendas e streaming

“Amar Pelos Dois” tornou-se também numa das músicas mais ouvidas no mundo depois de ter ganho no concurso europeu.

É líder de vendas no iTunes de vários países, com destaque para Portugal, Lituânia, Holanda e Ucrânia, e entra no top 10 de mais 18 nações, entre as quais Dinamarca, Espanha, Suécia, Luxemburgo, Azerbaijão, Roménia, Finlândia, França, Equador e Alemanha.

No Spotify, as reproduções da música dispararam e, só no dia de ontem, entrou no top das mais ouvidas em Portugal, Suécia, Espanha, Países Baixos, Islândia, Noruega, Lituânia, Polónia, Bielorrússia e Hungria. A euforia promete continuar nos próximos dias.

Entretanto, a RTP já só pensa na organização do próximo Festival da Eurovisão em 2018, um evento que vai “estourar” com o orçamento do canal público. E Salvador Sobral já pediu desculpa por esse pesado fardo que deixa aos portugueses.

“Para o ano o Festival está cá em Portugal, e sei que é bastante caro e peço desculpa à RTP“, disse o cantor português na conferência de imprensa em Lisboa, à chegada a Portugal.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Pois é… mas os “críticos” portugueses que vieram para a ZAP deitar verborreia depois da escolha no Festival da Canção é que se achavam cheios de razão e entendidos no assunto… afinal…
    Parabéns aos Sobral…

      • Pois… cada um diz o que quer… Está mais para heavy metal do que para bossa-nova.
        Mas o que fica é a mais bela melodia jamais escrita para festivais de música portuguesa, com uma interpretação excepcional.

  2. Andaram por aí anos com canções de xaxa sem ritmo e sem letra de valor com a mania de que eram realmente bons afastando até a maioria do público de ver tal concurso e de um momento para o outro este jovem e a sua irmã com uma canção simples e com sentido puseram a Europa rendida à sua qualidade e humildade, que sirva de lição para muitos maníacos que por aí teimam ser os donos da razão muitos deles até rendidos ao inglesismo o que mais uma vez comprova de que lado está a razão e a força.

RESPONDER

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …

Países Baixos vão abater mais de 10 mil visons após suspeita de transmissão

As autoridades holandesas ordenaram o abate, a partir desta sexta-feira, de mais de 10 mil visons em unidades que fazem criação, depois da suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas. No passado dia 28 de …

"Resposta à crise da pandemia tem que responder também à crise climática", diz BE

O Bloco de Esquerda (BE) defendeu esta sexta-feira que a resposta à crise pandémica também tem de ter soluções para a crise climática, considerando que a alternativa passa por criar emprego que responda às necessidades …

Desconfinamento do turismo. Costa anuncia abertura de fronteiras e novas rotas a 15 de junho

15 de junho é a data em que o turismo vai começar a desconfinar, com a reabertura de fronteiras e a reativação de rotas aéreas nos aeroportos portugueses. Esta sexta-feira, o primeiro-ministro anunciou que, no dia …

Legalização da prostituição discutida no Parlamento. Há "raparigas que ganham 500 euros por dia"

Uma petição que defende a legalização da prostituição foi, nesta quinta-feira, discutida no Parlamento. Os deputados ouviram as duas primeiras signatárias, uma das quais detém duas casas onde há mulheres a prestarem serviços sexuais e …

Grávidas com covid-19 não devem ter acompanhante no parto

As unidades de saúde devem assegurar condições para permitir um acompanhante no parto, desde que a grávida não esteja infetada com covid-19, segundo uma nova orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS). O documento da Direção-Geral da …

Portugal com mais de 300 novos casos pelo terceiro dia consecutivo

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais dez óbitos e 377 casos de infeção por covid-19, informou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde. Portugal regista esta sexta-feira 1.465 mortes por covid-19, mais 10 do que na …