O mundo rendeu-se a Salvador Sobral, “um vencedor diferente dos outros”

Sergey Dolzhenko / EPA

#Salvadorable Sobral

#Salvadorable Sobral venceu a 62ª edição do Festival Eurovisão da Canção

Portugal ainda celebra a sua primeira vitória no Festival Eurovisão da Canção que Salvador Sobral conseguiu conquistar, no sábado, em Kiev. Mas também o mundo se rendeu ao cantor português.

Após a consagração de “Amar pelos dois” de Salvador e Luísa Sobral, como a grande vencedora do Festival da Eurovisão, os portugueses receberam os dois irmãos em delírio, no Aeroporto de Lisboa.

Muitas figuras públicas, nomeadamente o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro António Costa, trataram de dar os parabéns a Salvador Sobral. E nem o Metro de Lisboa ficou indiferente à história vitória na Eurovisão.

Antes da vitória histórica na Eurovisão, já figuras como a escritora J.K. Rowling e o cantor Caetano Veloso publicaram mensagens de apoio à canção portuguesa.

Depois de vencer o Festival, Salvador disse que o apoio de Caetano Veloso vale mil vezes” o prémio da Eurovisão.

https://twitter.com/caetanoveloso/status/863513357793492992

No Reino Unido, o Telegraph sublinha que Portugal pôs fim a uma espera que já durava há 53 anos. Os jornalistas referem que o nosso país venceu “em grande estilo, com “uma canção elegante e discreta que brilhou no meio do disparate excessivo que dominou o resto da noite”.

Um vencedor diferente dos outros”, acrescentam os franceses do 20 Minutes. “A emoção desta prestação sem peneiras tocou os espectadores do Centro de Exposições de Kiev e atravessou os ecrãs para conquistar os telespectadores”.

“Com uma canção melancólica, composta pela irmã e polvilhada de bossa-nova, o lisboeta de 27 anos ofereceu a primeira vitória a Portugal”, acrescenta o 20 Minutes.

Sergey Dolzhenko / EPA

Salvador Sobral com a irmã Luísa Sobral, autora da música que venceu o Festival da Eurovisão 2017

Aqui ao lado, o El País volta à carga com elogios, depois de já o ter feito em Março, após a vitória no Festival da Canção.

Ganhou a Eurovisão sem ter de mostrar nenhuma parte do corpo. E quando mudou de roupa foi para mostrar uma t-shirt SOS Refugees. Salvador venceu a Eurovisão sem confettis ou majorettes”, escreve o jornal espanhol.

Líder de vendas e streaming

“Amar Pelos Dois” tornou-se também numa das músicas mais ouvidas no mundo depois de ter ganho no concurso europeu.

É líder de vendas no iTunes de vários países, com destaque para Portugal, Lituânia, Holanda e Ucrânia, e entra no top 10 de mais 18 nações, entre as quais Dinamarca, Espanha, Suécia, Luxemburgo, Azerbaijão, Roménia, Finlândia, França, Equador e Alemanha.

No Spotify, as reproduções da música dispararam e, só no dia de ontem, entrou no top das mais ouvidas em Portugal, Suécia, Espanha, Países Baixos, Islândia, Noruega, Lituânia, Polónia, Bielorrússia e Hungria. A euforia promete continuar nos próximos dias.

Entretanto, a RTP já só pensa na organização do próximo Festival da Eurovisão em 2018, um evento que vai “estourar” com o orçamento do canal público. E Salvador Sobral já pediu desculpa por esse pesado fardo que deixa aos portugueses.

“Para o ano o Festival está cá em Portugal, e sei que é bastante caro e peço desculpa à RTP“, disse o cantor português na conferência de imprensa em Lisboa, à chegada a Portugal.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Pois é… mas os “críticos” portugueses que vieram para a ZAP deitar verborreia depois da escolha no Festival da Canção é que se achavam cheios de razão e entendidos no assunto… afinal…
    Parabéns aos Sobral…

      • Pois… cada um diz o que quer… Está mais para heavy metal do que para bossa-nova.
        Mas o que fica é a mais bela melodia jamais escrita para festivais de música portuguesa, com uma interpretação excepcional.

  2. Andaram por aí anos com canções de xaxa sem ritmo e sem letra de valor com a mania de que eram realmente bons afastando até a maioria do público de ver tal concurso e de um momento para o outro este jovem e a sua irmã com uma canção simples e com sentido puseram a Europa rendida à sua qualidade e humildade, que sirva de lição para muitos maníacos que por aí teimam ser os donos da razão muitos deles até rendidos ao inglesismo o que mais uma vez comprova de que lado está a razão e a força.

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …