O mundo rendeu-se a Salvador Sobral, “um vencedor diferente dos outros”

Sergey Dolzhenko / EPA

#Salvadorable Sobral

#Salvadorable Sobral venceu a 62ª edição do Festival Eurovisão da Canção

Portugal ainda celebra a sua primeira vitória no Festival  Eurovisão da Canção que Salvador Sobral conseguiu conquistar, no sábado, em Kiev. Mas também o mundo se rendeu ao cantor português.

Após a consagração de “Amar pelos dois” de Salvador e Luísa Sobral, como a grande vencedora do Festival da Eurovisão, os portugueses receberam os dois irmãos em delírio, no Aeroporto de Lisboa.

Muitas figuras públicas, nomeadamente o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro António Costa, trataram de dar os parabéns a Salvador Sobral. E nem o Metro de Lisboa ficou indiferente à história vitória na Eurovisão.

Antes da vitória histórica na Eurovisão, já figuras como a escritora J.K. Rowling e o cantor Caetano Veloso publicaram mensagens de apoio à canção portuguesa.

Depois de vencer o Festival, Salvador disse que o apoio de Caetano Veloso vale mil vezes” o prémio da Eurovisão.

https://twitter.com/caetanoveloso/status/863513357793492992

No Reino Unido, o Telegraph sublinha que Portugal pôs fim a uma espera que já durava há 53 anos. Os jornalistas referem que o nosso país venceu “em grande estilo, com “uma canção elegante e discreta que brilhou no meio do disparate excessivo que dominou o resto da noite”.

Um vencedor diferente dos outros”, acrescentam os franceses do 20 Minutes. “A emoção desta prestação sem peneiras tocou os espectadores do Centro de Exposições de Kiev e atravessou os ecrãs para conquistar os telespectadores”.

“Com uma canção melancólica, composta pela irmã e polvilhada de bossa-nova, o lisboeta de 27 anos ofereceu a primeira vitória a Portugal”, acrescenta o 20 Minutes.

Sergey Dolzhenko / EPA

Salvador Sobral com a irmã Luísa Sobral, autora da música que venceu o Festival da Eurovisão 2017

Aqui ao lado, o El País volta à carga com elogios, depois de já o ter feito em Março, após a vitória no Festival da Canção.

Ganhou a Eurovisão sem ter de mostrar nenhuma parte do corpo. E quando mudou de roupa foi para mostrar uma t-shirt SOS Refugees. Salvador venceu a Eurovisão sem confettis ou majorettes”, escreve o jornal espanhol.

Líder de vendas e streaming

“Amar Pelos Dois” tornou-se também numa das músicas mais ouvidas no mundo depois de ter ganho no concurso europeu.

É líder de vendas no iTunes de vários países, com destaque para Portugal, Lituânia, Holanda e Ucrânia, e entra no top 10 de mais 18 nações, entre as quais Dinamarca, Espanha, Suécia, Luxemburgo, Azerbaijão, Roménia, Finlândia, França, Equador e Alemanha.

No Spotify, as reproduções da música dispararam e, só no dia de ontem, entrou no top das mais ouvidas em Portugal, Suécia, Espanha, Países Baixos, Islândia, Noruega, Lituânia, Polónia, Bielorrússia e Hungria. A euforia promete continuar nos próximos dias.

Entretanto, a RTP já só pensa na organização do próximo Festival da Eurovisão em 2018, um evento que vai “estourar” com o orçamento do canal público. E Salvador Sobral já pediu desculpa por esse pesado fardo que deixa aos portugueses.

“Para o ano o Festival está cá em Portugal, e sei que é bastante caro e peço desculpa à RTP“, disse o cantor português na conferência de imprensa em Lisboa, à chegada a Portugal.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Pois é… mas os “críticos” portugueses que vieram para a ZAP deitar verborreia depois da escolha no Festival da Canção é que se achavam cheios de razão e entendidos no assunto… afinal…
    Parabéns aos Sobral…

      • Pois… cada um diz o que quer… Está mais para heavy metal do que para bossa-nova.
        Mas o que fica é a mais bela melodia jamais escrita para festivais de música portuguesa, com uma interpretação excepcional.

  2. Andaram por aí anos com canções de xaxa sem ritmo e sem letra de valor com a mania de que eram realmente bons afastando até a maioria do público de ver tal concurso e de um momento para o outro este jovem e a sua irmã com uma canção simples e com sentido puseram a Europa rendida à sua qualidade e humildade, que sirva de lição para muitos maníacos que por aí teimam ser os donos da razão muitos deles até rendidos ao inglesismo o que mais uma vez comprova de que lado está a razão e a força.

RESPONDER

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …

Alterações climáticas podem colapsar os sistemas de saúde, alertam especialistas

O quinto relatório anual da Lancet sobre saúde e clima revelou que todos os países enfrentam ameaças à saúde humana, "que se multiplicam e se intensificam" à medida que as alterações climáticas originam novas pandemias …

Obama, Bush e Clinton vão vacinar-se publicamente para encorajar os norte-americanos

Os ex-presidentes dos EUA Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton disseram que estão prontos para serem vacinados publicamente contra a covid-19, a fim de encorajar os seus concidadãos a fazer o mesmo. Obama disse …

Retenção na fonte mensal reduzida em cerca de 2%. Salários terão um "ligeiro aumento"

As retenções na fonte em 2021 sobre salários de trabalho dependente vão reduzir-se em cerca de 2% face às praticadas este ano e irão permitir um “ligeiro aumento” do rendimento líquido mensal, segundo simulações da …

Em março já deverá haver imunização “suficientemente grande” da população

O epidemiologista Manuel do Carmo Gomes defendeu esta quinta-feira que “se tudo correr normalmente” com a vacinação contra a covid-19, no final de março haverá uma imunização “suficientemente grande” na população para evitar “grandes aumentos …

Quatro mortos e um ferido em explosão em estação de águas residuais em Bristol

Quatro pessoas morreram e outra ficou ferida após uma grande explosão numa estação de tratamento de águas residuais de Bristol, no sul de Inglaterra,. As vítimas mortais são três funcionários e um trabalhador externo, disse o …