Upheaval Dome é uma formação rochosa gigante no sudeste do Utah, que tem a aparência de um umbigo. Tem duas histórias de origem potenciais, embora a maioria dos cientistas pense que foi criada pela queda de meteoro.
A Cúpula de Upheaval é uma formação rochosa no Utah com picos irregulares esculpidos em anéis concêntricos.
Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional fotografaram, em 2007, a estrutura, provocando comparações entre a cúpula gigante e um umbigo.
Como detalha a Live Science, a Cúpula de Upheaval estende-se por 5 quilómetros de largura e 300 metros de altura, mas a sua origem continua a ser algo controversa.
A presença de cristais de quartzo em choque no local sugere que a cúpula se formou após a queda de um meteorito na Terra há 60 milhões de anos.
Os geólogos pensam que o impacto do meteorito deixou inicialmente uma cavidade em forma de taça no solo, e que as bordas da cavidade eram instáveis e acabaram por ruir. As rochas subjacentes podem então ter subido para preencher o vazio, criando a estrutura estriada que vemos atualmente.
De modo diferente, alguns cientistas acreditam que o “Domo” de Upheaval foi formado por uma montanha de sal que se ergueu sob as camadas de arenito do sudeste de Utah.
Como explica o Serviço Nacional de Parques (NPS), uma espessa camada de sal originária de antigos mares sem litoral fica sob o Parque Nacional Canyonlands. O sal é relativamente leve e pode mover-se nas rochas, tal como o gelo pode migrar no fundo de um glaciar.
Além disso, o sal também é menos denso do que o arenito, por isso pode ter criado uma “bolha” gigante que empurrou as rochas para o lado à medida que subia.
A ser verdade, como nota a Live Science, a teoria da bolha de sal faria do Domo de Upheaval a estrutura de sal mais profundamente erodida do mundo.