O misterioso navio do século XVIII que se afundou no mar Báltico foi finalmente identificado

O navio chamava-se Swan e os arqueólogos acreditam que ainda é possível descobrir qual o porto onde atracava através da análise ao brazão.

Foi em 2020 que um barco misterioso foi encontrado por uma equipa de mergulhadores a 85 metros da superfície do mar Báltico, entre a Finlândia continental e uma ilha da Estónia, e desde então que havia questões sobre qual seria a origem e nome do barco.

Na altura, os mergulhadores descreveram o navio como “milagroso” por estar num estado “quase perfeito”, avança o Ancient Origins. Agora, o barco foi finalmente identificado por uma equipa de arqueólogos e historiadores marinhos.

Já se sabia que este navio “fluyt” era de origem holandesa e foi criado para levar uma grande carga e uma tripulação pequena. A identidade continuava desconhecida até à equipa de arqueólogos ter descoberto “motivos esculpidos no gio”.

Minna Koivikko, da Agência do Património Finlandês, é citada pelo site Diver Net, onde diz que a descoberta “restaura a fé em milagres” e revela que o nome do navio é Swan – Cisne, em português.

O arqueólogo Niklas Eriksson, da Universidade de Estocolmo, liderou a equipa de mergulhadores que resolveu o mistério e afirmou que os arqueólogos estão agora a celebrar uma “descoberta milagrosa”.

Sabe-se também que o navio foi construído em 1636 e que os arqueólogos acreditam que análises mais detalhadas do gio vão revelar o brazão do porto do navio. Há também a possibilidade de se encontrarem informações que revelem os nomes dos membros da tripulação do Swan.

Eriksson afirma que também que os arqueólogos têm agora a “composição completa” e que podem identificar o navio da mesma forma que as pessoas o faziam no século XVII. A aventura na descoberta e investigação da origem do navio vai também ser relatada num documentário de uma produtora finlandesa.

A descoberta do navio vai dar mais informações sobre como os “fluyts” operavam – que eram embarcações de três mastros criados para maximizarem a capacidade do trazerem carga e que representavam “a abordagem tipicamente holandesa à construção de navios e simbolizavam o crescente comércio navegante da altura”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …