O mindfulness tem efeitos semelhantes aos antidepressivos na cura da ansiedade

A investigação contou com a participação de mais de 200 participantes com um quadro de ansiedade clinicamente diagnosticado.

Uma equipa de investigadores do Centro Médico da Universidade de Georgetown decidiram comparar os efeitos da meditação mindfulness com os dos antidepressivos comuns, num ensaio clínico que se centrou nos doentes com distúrbios de ansiedade. Os resultados revelaram que um programa de oito semanas de meditação foi tão eficaz na redução de medidas de ansiedade como o tratamento medicamentoso.

Estas técnicas há muito que são uma ferramenta crucial para terapeutas que trabalham pacientes com uma variedade de problemas de saúde mental. Uma técnica, conhecida como terapia cognitiva baseada na atenção (MBCT), foi considerada até tão eficaz na gestão da depressão como os anti-depressivos.

Este novo estudo analisou uma técnica diferente de mindfulness, chamada redução do stress baseada na atenção (MBSR). Ao contrário da MBCT, que se baseia em torno de métodos de terapia cognitiva comportamental e em grande parte conduzida por um psicoterapeuta, a MBSR é estruturada em torno de uma prática diária de meditação.

A investigação contou com a participação de mais de 200 participantes com um quadro de ansiedade clinicamente diagnosticado. Metade foi encaminhada de forma aleatória para um curso de oito semanas do escitalopram antidepressivo, enquanto a outra metade completou um programa de oito semanas de MBSR.

O programa MBSR incluiu aulas semanais de mediação guiada, exercícios diários de 45 minutos em casa, e uma aula de um dia a meio do curso. No final do ensaio de oito semanas, os níveis de ansiedade de cada participante foram avaliados por um clínico capacitado que desconhecia qual a intervenção que o paciente tinha recebido.

Globalmente, ambos os grupos mostraram uma diminuição das medidas de ansiedade de cerca de 30% até ao final da intervenção de oito semanas.

A principal autora do estudo, Elizabeth Hoge, disse que estes resultados deveriam ajudar os clínicos e os prestadores de cuidados de saúde a oferecer sem reticências a MBSR como uma alternativa eficaz aos tratamentos medicamentosos para as perturbações da ansiedade. Contudo, Hoge observou que existem prós e contras ao tratamento da MBSR para a ansiedade.

Do lado negativo, é preciso tempo e esforço significativo de um paciente para ser eficaz. Ao contrário do simples ato de tomar um comprimido, MBSR requer a conclusão de um curso de oito semanas e prática regular de meditação para manter a eficácia.

Isto pode significar que se trata apenas uma alternativa realmente viável para pacientes que, por qualquer razão, não podem tomar antidepressivos. Por outro lado, Hoge indicou que a prática de MBSR é um tratamento muito mais acessível em comparação com as terapias medicamentosas geridas por clínicos.

“Uma grande vantagem da meditação da atenção é que não é necessário um diploma clínico para ensinar ou instruir alguém”, explicou Hoge, citado pelo New Atlas. “Além disso, as sessões podem ser feitas fora de um ambiente médico, tal como numa escola ou centro comunitário”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.