Em conjunto com o UNXD, o metaverso Decentraland vai receber uma fashion week completamente virtual em março do próximo ano.
O metaverso é uma espécie de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. O Fortnite, o Minecraft e o Roblox, por exemplo, são alguns jogos que contêm “amostras” do metaverso.
Este ano, estes mundos virtuais até já receberam concertos de grandes artistas como Lil Nas X e Zara Larsson, no Roblox, e Travis Scott no Fortnite. Agora, chegou a vez da moda.
Segundo o Business Insider, o metaverso Decentraland vai expandir a participação no mercado e receber a sua primeira fashion week. Em março de 2022, a plataforma vai acolher quatro dias de desfiles, lojas pop-up, after parties e experiências imersivas numa parceria com o UNXD, um marketplace de luxo construído na rede Polygon.
O evento arranca no dia 24 de março de 2022 e estende-se até dia 27. “Tenham as vossas coleções prontas”, escreveu, no Twitter, o Decentraland.
Calling all designers, brands and fashionistas.
Decentraland x @UNXD_NFT presents Metaverse Fashion Week.
A week of Catwalk shows, pop up shops, after parties and immersive experiences 24th – 27th March 2022
have your collections ready! pic.twitter.com/BXkpAV1TOJ— Decentraland (@decentraland) December 26, 2021
O metaverso é um ambiente virtual 3D que não sobrevive sem avatares. Esses, por sua vez, precisam de vestuário virtual, que está agora a emergir como uma aposta viável neste setor.
Marcas como Dolce & Gabbana, Gucci, Balenciaga, e Ralph Lauren têm vindo a apostar no metaverso. Em setembro, o UNXD trabalhou em conjunto com a marca italiana de alta costura Dolce & Gabbana no lançamento da sua coleção de NFTs – a Collezione Genesi – arrecadando, aproximadamente, 5,7 milhões de dólares.
Já o vestuário digital da Ralph Lauren e da Gucci foi apresentado em avatares através de uma parceria com a Zepeto, a maior plataforma virtual de moda da Ásia.