O melhor piloto de combate do Mundo já não é um humano

Digital Domain / Columbia Pictures

Josh Lucas, Jessica Biel e Jamie Foxx contra Extreme Deep Invader em Stealth- Ameaça Silenciosa (2005)

Um sistema de pilotagem de caças baseado em Inteligência Artificial venceu dois jactos de combate pilotados por humanos numa simulação de combate.

O piloto robótico, baptizado de Alpha, usou quatro jactos virtuais para defender uma área de litoral dos dois caças pilotados por humanos – e não sofreu perdas.

Desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, o sistema venceu também um piloto de combate da Força Aérea Americana recentemente aposentado – logo, bastante experiente.

Na simulação descrita no estudo, os dois jactos que atacavam o litoral, a “equipa azul”, tinham um sistema de armas mais poderoso que os jactos usados pelo Alpha, a “equipa vermelha”.

Mas o sistema manobrado por Inteligência Artificial conseguiu sempre livrar-se dos inimigos, depois de realizar uma série de manobras evasivas.

Um especialista em aviação afirmou que os resultados são promissores.

Adversário letal

Na investigação, os cientistas da Universidade de Cincinnati e a empresa tecnológica Psibernetix classificaram o sistema Alpha como um “adversário letal”.

Durante as simulações de combate entre o sistema de Inteligência Artificial e o piloto aposentado Gene Lee, os investigadores relatam que o piloto humano “não apenas não conseguiu uma única morte contra Alpha, como ainda foi SEMPRE derrubado pela equipa vermelha nos combates prolongados.

O Alpha usa uma forma de inteligência artificial baseada no conceito de lógica difusa, ou “fuzzy”, na qual um computador analisa uma série ampla de opções antes de tomar a decisão.

Devido ao facto de um caça produzir uma grande quantidade de dados para serem interpretados, nem sempre se torna óbvio a um piloto quais as manobras são mais vantajosas – como quando entrar em combate ou evitá-lo, ou em que momento uma arma deve ser disparada.

Sistemas que usam a lógica difusa podem analisar a importância destes dados individuais antes de tomar uma decisão mais ampla.

A grande proeza conseguida pelos investigadores com o sistema Alpha foi a capacidade de tomar essas decisões em tempo real e com a eficiência de um computador.

“Temos um sistema de inteligência artificial que parece ser capaz de lidar com o ambiente exclusivamente aéreo, é extraordinariamente dinâmico, e gere um número extraordinário de parâmetros”, explica o analista aeroespacial militar Doug Barrie.

“E aparentemente, consegue enfrentar muito bem um piloto de combate qualificado, capaz e experiente”, diz Barrie

“É como um super-campeão de xadrez perder com um computador“, conclui o analista.

Ética

Apesar do enorme entusiasmo da equipa de investigadores, Barrie lembrou à BBC que pode não ser fácil, ou simplesmente apropriado, tentar usar o Alpha em ambientes de combate na vida real.

A analista considera que se o sistema fosse realmente usado, e decidisse atacar um alvo não militar, por exemplo, os resultados poderão ser terríveis.

“A indignação do público seria imensa.”

Barrie diz no entanto que o Alpha pode ser uma excelente ferramenta de simulação de combate – ou para ajudar a desenvolver sistemas melhores para uso dos pilotos humanos.

Mas em muitas áreas da ciência, o que ontem era eticamente reprovável, hoje é prática vulgar.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Caminhamos? Bom… se a notícia for lida nas entre-linhas, conclui-se que já estamos lá. Note-se que a notícia reflecte apenas dados tornados públicos, que, pelos mais diversos motivos, não se traduzem na realidade do estado da tecnologia. Claro que não se pode transmitir aos elementos do “eixo do mal” o que temos ou o que desenvolvemos. É de se entender, portanto, que entidades ligadas ao departamento da defesa já estão anos à frente neste tipo de tecnologia, sendo claramente a DARPA uma dessas empresas. Estudos universitários como este, e, nesta matéria (militar), servem apenas para validar futuras acções em termos de opinião pública.

    • Podes crer Mike. Esta gente não sabe com quem se está a meter. Quando ganharem consciência delas próprias, será tarde demais.
      NÃO Á INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL!

RESPONDER

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …