O lince ibérico à altura de Picasso ou Saramago

Cerca de meia centenas de especialistas apresentaram uma proposta para colocar o lince ibérico “à altura de Picasso, Velázquez ou José Saramago”, num livro editado no âmbito da estratégia para conservar o felino mais ameaçado do mundo.

Intitulado “Ideias para conservar o lince ibérico. Novos contributos para a sobrevivência do felino mais ameaçado do mundo“, o livro reúne especialistas de diversas áreas, incluindo a ciência, a justiça, o meio agrícola ou a comunicação.

Entre outros, o presidente da Sociedade Espanhola para a Conservação e o Estudo dos Mamíferos (SECEM) – que edita a obra no âmbito do projeto Iberlince, defende ser necessário que a sociedade tenha orgulho de pensar na Ibéria como terra de linces.

“É preciso que os nossos embaixadores falem do lince ibérico e que inclusivamente o mencionem os altos responsáveis nas suas mensagens de Natal”, afirmou Miguel Delibes.

O lince ibérico está catalogado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como o felino mais ameaçado do mundo, com apenas 250 exemplares.

Uma das ideias é que este animal passe a ter conta no Twitter e nas outras redes sociais, segundo propõe o coordenador do Centro de Criação do Lince Ibérico “El Acebuche” de Doñana, Antonio Rivas.

“Seria uma grande ideia que o lince ibérico surgisse como espécie de bandeira e modelo de conservação a seguir e para isso é necessário que comece a piar no Twitter e que se informe sobre a situação deste felino, sobre os esforços que se estão a realizar para a sua conservação e sobre os resultados das investigações”, afirmou Rivas.

Além da comunicação, o documento contempla outras iniciativas, como a construção de uma “Rede de Municípios Linceiros de Espanha e Portugal”, que coordenassem ações comuns sobre medidas de conservação, difusão, comunicação e participação social, explica o biólogo António Gentil.

Esta rede de municípios deveria envolver todas as autarquias que alberguem populações estáveis de linces ou que sejam objeto de planos de reintrodução da espécie a curto e médio prazo.

Entre 1999 e 2002 só restavam 160 linces adultos e dois anos depois, durante o II Encontro Internacional sobre a Conservação do Lince Ibérico, concluiu-se que, ao recalcular os dados, a situação era afinal pior: restavam menos de 100.

Vinte anos antes havia 1.200 exemplares e em apenas duas décadas o número de linces caiu 86%, a área de distribuição 87%, o número de fêmeas reprodutoras 90%, e a área onde se registava reprodução regular 93%, pode ler-se no livro.

O lince ibérico começa a ocupar novos territórios, como Córdova, Jaén ou Castela a Mancha e o agente de meio ambiente de Andújar (Jaén), Aquilino Duque, acredita que o futuro próximo passa por aplicar “melhorias contínuas ao seu habitat”.

“O seu principal alimento, o coelho, já existe em densidades muito altas, portanto a atuação deve dirigir-se a proporcionar um mínimo de refúgio”, assinalou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …

Em França, Portugal é destacado como bom exemplo (mas também pela sorte da sua geografia)

Portugal tem "11 vezes menos mortes" do que Espanha, em proporção das respectivas populações, e parece estar a lidar melhor com a pandemia de Covid-19 do que o país vizinho. Esta é a conclusão de …