O lince ibérico à altura de Picasso ou Saramago

Cerca de meia centenas de especialistas apresentaram uma proposta para colocar o lince ibérico “à altura de Picasso, Velázquez ou José Saramago”, num livro editado no âmbito da estratégia para conservar o felino mais ameaçado do mundo.

Intitulado “Ideias para conservar o lince ibérico. Novos contributos para a sobrevivência do felino mais ameaçado do mundo“, o livro reúne especialistas de diversas áreas, incluindo a ciência, a justiça, o meio agrícola ou a comunicação.

Entre outros, o presidente da Sociedade Espanhola para a Conservação e o Estudo dos Mamíferos (SECEM) – que edita a obra no âmbito do projeto Iberlince, defende ser necessário que a sociedade tenha orgulho de pensar na Ibéria como terra de linces.

“É preciso que os nossos embaixadores falem do lince ibérico e que inclusivamente o mencionem os altos responsáveis nas suas mensagens de Natal”, afirmou Miguel Delibes.

O lince ibérico está catalogado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como o felino mais ameaçado do mundo, com apenas 250 exemplares.

Uma das ideias é que este animal passe a ter conta no Twitter e nas outras redes sociais, segundo propõe o coordenador do Centro de Criação do Lince Ibérico “El Acebuche” de Doñana, Antonio Rivas.

“Seria uma grande ideia que o lince ibérico surgisse como espécie de bandeira e modelo de conservação a seguir e para isso é necessário que comece a piar no Twitter e que se informe sobre a situação deste felino, sobre os esforços que se estão a realizar para a sua conservação e sobre os resultados das investigações”, afirmou Rivas.

Além da comunicação, o documento contempla outras iniciativas, como a construção de uma “Rede de Municípios Linceiros de Espanha e Portugal”, que coordenassem ações comuns sobre medidas de conservação, difusão, comunicação e participação social, explica o biólogo António Gentil.

Esta rede de municípios deveria envolver todas as autarquias que alberguem populações estáveis de linces ou que sejam objeto de planos de reintrodução da espécie a curto e médio prazo.

Entre 1999 e 2002 só restavam 160 linces adultos e dois anos depois, durante o II Encontro Internacional sobre a Conservação do Lince Ibérico, concluiu-se que, ao recalcular os dados, a situação era afinal pior: restavam menos de 100.

Vinte anos antes havia 1.200 exemplares e em apenas duas décadas o número de linces caiu 86%, a área de distribuição 87%, o número de fêmeas reprodutoras 90%, e a área onde se registava reprodução regular 93%, pode ler-se no livro.

O lince ibérico começa a ocupar novos territórios, como Córdova, Jaén ou Castela a Mancha e o agente de meio ambiente de Andújar (Jaén), Aquilino Duque, acredita que o futuro próximo passa por aplicar “melhorias contínuas ao seu habitat”.

“O seu principal alimento, o coelho, já existe em densidades muito altas, portanto a atuação deve dirigir-se a proporcionar um mínimo de refúgio”, assinalou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …