O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

Mario1952 / Wikimedia

Lago ex Snia em Roma, Itália

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local.

No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, estava em marcha um grande projeto para transformar uma antiga fábrica têxtil em expansão. O objetivo era construir um parque de estacionamento subterrâneo.

Segundo o Atlas Obscura, alguns membros da comunidade local opuseram-se à nova construção, mas de nada valeu. Durante os trabalhos, a equipa de escavação cortou um aquífero e o local acabou por inundar. O projeto de construção foi então abandonado e, do desastre, nasceu um lago.

Durante as últimas três décadas, o Lago ex Snia inspirou cineastas e músicos, galvanizou ambientalistas e ativistas comunitários, e, durante os dias mais dolorosos da pandemia de covid-19, proporcionou um refúgio para os mais esgotados e fartos do confinamento.

O lago tem uma superfície de cerca de 7.000 metros quadrados e uma profundidade máxima de sete metros. A sua carga bacteriana é muito baixa e, apesar de a água não ser potável, foi declarada segura para a prática de natação.

Em julho do ano passado, uma parte do local foi oficialmente declarada monumento natural, um “corredor ecológico” no meio de uma área urbana densa. No entanto, a maior parte da área ainda é propriedade privada e não goza do mesmo estatuto protegido.

O futuro incerto do lago, do parque e da área que o rodeia tem motivado ambientalistas e outros defensores do oásis urbano. Em 2014, o grupo italiano de hip hop “Assalti Frontali” lançou a canção “Il Lago Che Combatte” (“O lago que luta”), que chamou a atenção nacional para a tensão de longa data entre promotores e ativistas ambientais.

Mas foi durante a pandemia que os habitantes locais começaram realmente a apreciar o lago como uma fuga do asfalto e do betão.

O estatuto de oásis urbano deu um novo impulso à longa campanha para se obter proteção para todo o local, e não apenas para a parte que foi declarada monumento natural.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …