O “jardim de ondas perfeitas” chega a Portugal daqui a dois anos

WaveGarden / Facebook

O surfista Gabriel Medina num "wavegarden"

O surfista Gabriel Medina num Wave Garden

O inovador parque de ondas artificiais, mais conhecido como WaveGarden, chega a Portugal daqui a dois anos, mais precisamente a Vila Nova de Gaia.

O presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, declarou à TVI24 que o concelho vai acolher um Wave Garden, um inovador parque de ondas artificiais.

Com um investimento privado de dez milhões de euros e promovido pela empresa SVQ Invest, o projeto vai ser desenvolvido em 20 hectares do Parque de Campismo da Madalena porque o presidente quer “dinamizar” esta área.

“O equipamento pode ser o corolário de uma excelente orla costeira. Trará com certeza benefícios a Gaia”, disse o autarca.

A câmara aprovou por unanimidade um plano para a construção deste jardim de ondas, prevendo que esteja concluído daqui a dois anos.

O Wavegarden é uma nova tecnologia que cria ondas artificiais, pensado de forma a poder proporcionar até 120 ondas tubulares perfeitas por hora.

Não estando dependente de variáveis como marés ou vento, as ondas passam por uma extensão com mais de 220 metros, sem nunca perder a força ou a forma inicial.

Projeto vencedor de vários prémios internacionais, a ideia nasceu em 2005 pela empresa Instant Spot e já está em fase de testes em países como o País de Gales e Espanha.

Esta é uma excelente notícia para os surfistas em Portugal e será, com certeza, uma boa alavanca para a modalidade.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Muito interessante se for gratuito ( como no mar ). Como o investimento é grande as entradas serão pagas! Um projeto que vai morrer na praia, de certeza!!

RESPONDER

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …