O “jardim de ondas perfeitas” chega a Portugal daqui a dois anos

WaveGarden / Facebook

O surfista Gabriel Medina num "wavegarden"

O surfista Gabriel Medina num Wave Garden

O inovador parque de ondas artificiais, mais conhecido como WaveGarden, chega a Portugal daqui a dois anos, mais precisamente a Vila Nova de Gaia.

O presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, declarou à TVI24 que o concelho vai acolher um Wave Garden, um inovador parque de ondas artificiais.

Com um investimento privado de dez milhões de euros e promovido pela empresa SVQ Invest, o projeto vai ser desenvolvido em 20 hectares do Parque de Campismo da Madalena porque o presidente quer “dinamizar” esta área.

“O equipamento pode ser o corolário de uma excelente orla costeira. Trará com certeza benefícios a Gaia”, disse o autarca.

A câmara aprovou por unanimidade um plano para a construção deste jardim de ondas, prevendo que esteja concluído daqui a dois anos.

O Wavegarden é uma nova tecnologia que cria ondas artificiais, pensado de forma a poder proporcionar até 120 ondas tubulares perfeitas por hora.

Não estando dependente de variáveis como marés ou vento, as ondas passam por uma extensão com mais de 220 metros, sem nunca perder a força ou a forma inicial.

Projeto vencedor de vários prémios internacionais, a ideia nasceu em 2005 pela empresa Instant Spot e já está em fase de testes em países como o País de Gales e Espanha.

Esta é uma excelente notícia para os surfistas em Portugal e será, com certeza, uma boa alavanca para a modalidade.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Muito interessante se for gratuito ( como no mar ). Como o investimento é grande as entradas serão pagas! Um projeto que vai morrer na praia, de certeza!!

RESPONDER

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …

Jornal Washington Post declara apoio a Biden e quer afastar "o pior presidente dos tempos modernos"

O jornal de referência Washington Post declarou esta segunda-feira o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”. No …

Portugal não recorrerá aos empréstimos do fundo de recuperação da UE

O primeiro-ministro António Costa salientou esta terça-feira que Portugal "recorrerá integralmente" aos cerca de 15,3 mil milhões de euros em subvenções que poderá receber do fundo de recuperação europeu, mas adiantou que não utilizará a …

Isabel dos Santos impugna nacionalização da Efacec

A empresária angolana Isabel dos Santos avançou com uma ação para impugnar a nacionalização da Efacec, decisão que foi anunciada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, no início de julho. Numa nota enviada às …

Brexit. Na nona e última ronda, Von der Leyen está convencida de que acordo é possível

A União Europeia (UE) e o Reino Unido voltam esta terça-feira às negociações, na nona e última ronda para sair do impasse em questões como as pescas e concorrência e chegar a um acordo de …

Fundo de Resolução deve ser analisado com rigor, diz BCP. Presidente do banco defende moratórias

O presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP, Miguel Maya, disse na segunda-feira que o tema do financiamento do Fundo de Resolução deve ser analisado com o "máximo cuidado e rigor", afirmando não ter nenhuma …

Falhas nas escolas: Falta de funcionários, alunos reprovados e Internet lenta condicionam resultados

Dois em cada três estudantes portugueses frequentam escolas onde os diretores apontam a falta de pessoal não docente como um dos fatores que condiciona a capacidade de ensinar. Chumbos ou Internet lenta também são condicionantes …

Há pontos de contacto e linhas vermelhas na relação amor-ódio que desenha o futuro do OE2021

O PCP foge por entre os dedos, o Bloco de Esquerda está cheio de dúvidas e o PSD é o terceiro interveniente à espera de intervir. A viabilização do Orçamento do Estado para 2021 é …