//

O Japão tem uma nova ilha – que nasceu de uma erupção vulcânica debaixo de água

Guarda Costeira do Japão

Ainda não se sabe se esta nova ilha se vai tornar permanente, visto que isso depende se os materiais de que é composta são resistentes à erosão marítima. A descoberta foi feita pela guarda costeira japonesa.

O Japão tem uma nova ilha, que se vai juntar às mais de 6000 que já compõe o arquipélago. Os cientistas explicaram que uma erupção vulcânica debaixo de água, a cerca de 1200 quilómetros a sul de Tóquio, criou um novo território.

A ilha formou-se no Oceano Pacífico a cerca de 50 quilómetros do sul de Minami Ioto, a ilha mais a sul do grupo Ogasawara. A guarda costeira do Japão afirma que a nova ilha tem um formato de um crescente e um quilómetro de diâmetro, segundo o The Guardian.

A descoberta da nova ilha foi feita pela guarda costeira japonesa no Domingo. Depois de terem visto a erupção a acontecer, a equipa também encontrou várias pedras-pomes a flutuar numa grande área marítima.

No entanto, ainda não se sabe se esta ilha vai ser permanente, visto que a sua duração depende do que é composta. Cinzas e outros fragmentos têm fraca resistência à erosão causada pelas ondas, mas a actividade vulcânica pode causar mais fluxos de lava, que podem eventualmente tornar a ilha mais resistente.

A erupção começou na semana passada e a agência de meteorologia japonesa acredita que vai continuar, tendo já emitido avisos devido ao fumo e às cinzas nas águas próximas da nova ilha.

Esta não é a primeira vez que se formam ilhas desta forma no Japão. Em 1904, 1914 e 1986, formaram-se outros territórios de forma semelhante que acabaram por desaparecer devido à erosão.

Em 2013, surgiu uma outra ilha depois de semanas de actividade vulcânica que se fundiu com uma já existente – Nishinoshima – e criou um território que deu que falar pela sua parecença com o Snoopy, o cão da série de desenhos animados.

O surgimento de novas ilhas no Japão pode potencialmente ter implicações geopolíticas, caso a sua localização permita ao governo estender o seu território e, consequentemente as suas águas territoriais ou zona económica exclusiva. No entanto, a localização desta nova ilha ainda não confirma essas previsões.

AP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.