O já extinto crocodilo com chifres ganhou um novo lugar na árvore da vida

(dr) M. Ellison / AMNH

Crânio de um crocodilo da espécie Voay robustus

Uma espécie de crocodilo com chifres, que outrora viveu onde hoje se encontra Madagáscar, finalmente encontrou o seu lugar na árvore da vida.

De acordo com o site Science Alert, isto só foi possível graças ao estudo de dois crânios que se encontram no Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque. Os cientistas perceberam que este crocodilo “cornudo” (Voay robustus) está intimamente relacionado com os crocodilos dos dias de hoje que vivem nos trópicos, mas, digamos, num galho separado da árvore genealógica dos crocodilos.

Embora o crocodilo-do-Nilo (Crocodylus niloticus) ainda viva em Madagáscar atualmente, e seja o maior e mais comum em toda a África, estes crocodilos com chifres foram extintos depois de os humanos terem chegado à ilha, há cerca de nove mil anos.

“Eles desapareceram um pouco antes de termos ferramentas genómicas modernas para dar sentido às relações entre os seres vivos. E, ainda assim, foram a chave para entender a história de todos os crocodilos vivos ainda hoje”, disse a investigadora Evon Hekkala, autora do estudo publicado, a 27 de abril, na revista científica Communications Biology.

Apesar de quase 150 anos de investigação, a posição do crocodilo com chifres na árvore da vida sempre foi controversa. Inicialmente, estes animais foram descritos como sendo uma nova espécie dos chamados “crocodilos verdadeiros” (da família Crocodylidae). Mas depois, a comunidade científica pensou que, afinal, tinham mais em comum com os crocodilos anões (Osteolaemus tetraspis).

Desta vez, a equipa mapeou o ADN mitocondrial extraído dos dentes dos dois espécimes do museu e comparou-o com alguns genomas de referência de crocodilo. As comparações genéticas sugeriram que o V. robustus representa uma “linhagem irmã” dos crocodilos verdadeiros, colocando-o mesmo ao lado dos Crocodylus modernos (o principal género da família Crocodylidae) na árvore evolucionária.

O estudo sugere ainda que o ancestral dos crocodilos modernos provavelmente teve origem no continente africano.

“A localização deste espécime sugere que os crocodilos verdadeiros se originaram em África e, a partir de lá, alguns foram para a Ásia e alguns para as Caraíbas e o Novo Mundo”, acrescenta George Amato, outro dos autores do artigo científico.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …