O Inverno (não) está a chegar

Qualquer fã da série Game Of Thrones sabe que os seres mais temidos em toda Westeros são os famigerados White Walkers.

No ambiente sobrenatural da série, os White Walkers estão associados a um inverno extremo, que está a chegar e reserva terríveis ameaças. A sua pele é tão branca como a Lua, e os seus olhos são como estrelas azuis. Reanimam os mortos, que juntam à sua fúria destruidora.

E trazem o Inverno com eles.

Sem grande surpresa, a frase The Winter is Coming tornou-se já um clássico, que todos os fãs da série conhecem – e usam incessantemente em trocadilhos durante o Outono.

No enredo da série, o aviso é frequentemente usado pela família Stark para alertar para os perigos que acompanham o inverno das Crónicas de Gelo e Fogo.

Aproveitando a enorme popularidade da série, a secção francesa da organização de defesa do ambiente Greenpeace usou a figura dos White Wlakers e o mítico inverno que está a chegar, para alertar sobre o aquecimento global e consequente fusão das calotes polares.

Assinada pela agência 84.Paris, a paródia mostra o líder dos White Wlakers a andar sobre um lago gelado, no que parece ser um ameaçador teaser da próxima season da série.

De repente, no entanto, White Wlaker é engolido pelo gelo, que derrete sob o peso da criatura.

O título da campanha da Greenpeace, “The winter is not coming“, recorda-nos que a Terra está ameaçada – mas ao contrário do que acontece em Westeros, não por criaturas sobrenaturais e por um Inverno que chega, mas por causas climáticas e pelo aquecimento global.

EcoD

PARTILHAR

RESPONDER

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …