Um novo estudo garante que, antes da agricultura intensiva e da domesticação de plantas e animais, o Homem já tinha começado a modificar o meio ambiente há dez mil anos e o primeiro impacto global deu-se sete mil anos depois.
O estudo publicado esta quinta-feira na revista científica Science provou que a atividade humana na pré-história não era tão inofensiva quanto se achava, através de uma avaliação arqueológica global do uso antigo da terra.
Assim, os primeiros caçadores-recoletores, agricultores e pastores tiveram um efeito muito maior na paisagem da Terra, muito mais cedo e amplo do que o que se pensava. Segundo autores do trabalho, os seres humanos começaram a desflorestar terras para fazer agricultura e criação intensiva de animais.
A investigação contraria a ideia de que as mudanças ambientais em larga escala causadas pelo Homem são um fenómeno recente — ideia assumida por causa do foco atual que se dá às alterações climáticas, ao aquecimento global e às energias renováveis.
Segundo Gary Feinman, curador do Museu de História Nacional de Chicago, nos EUA e, um dos 250 autores do estudo, o Homem começou a modificar o meio ambiente há dez mil anos e, o primeiro impacto global tem pelo menos três mil anos.
De acordo com o investigador, para se entender a atual crise climática é necessário primeiro entender a história dos humanos que têm vindo a alterar o meio ambiente.
O estudo, liderado por Lucas Stephens, da Universidade da Pensilvânia, faz parte do projeto ArchaeoGLOBE, que reúne informações online de especialistas regionais sobre como o uso da terra mudou ao longo do tempo, em 146 diferentes áreas do mundo.
Essas informações mostram que a pegada ecológica não era tão pequena quanto se imaginava, disse Feinman. O autor afirma que há três mil anos o Homem fazia agricultura bastante invasiva em diversas partes do mundo.
“Embora a taxa em que o ambiente está a mudar seja muito mais drástica, vemos os efeitos que o impacto humano teve na Terra há milhares de anos”, revelou Ryan Williams, um dos autores do estudo.
O estudo permite conhecer o início dos impactos ambientais, o que pode ajudar a perceber que soluções as civilizações antigas usaram para mitigar os efeitos negativos da mudança do ambiente provocada pelo Homem.
E provas disso?
Estão no artigo, vai lê-lo e depois comenta.