O hip hop chegou a Vénus

A NASA decidiu enviar uma mensagem ao planeta Vénus e escolheu uma música de hip hop da cantora Missy Elliott.

O hip hop foi oficialmente transmitido para o Espaço profundo. A canção “The Rain (Supa Dupa Fly)”, da rapper Missy Elliot, de 1997, foi transmitida a partir do complexo Goldstone da Deep Space Network (DSN), no estado da Califórnia, para Vénus, a cerca de 254 milhões de quilómetros de distância.

“As estrelas da Terra alinharam-se para transmitir a Vénus uma mensagem inspiradora e a letra da música The Rain (Supa Dupa Fly), da artista de hip-hop Missy Elliott, através da DSN (Deep Space Network) da NASA”, lê-se no comunicado da NASA.

A DSN é o maior e mais sensível serviço de telecomunicações do programa Space Communications and Navigation (SCaN) da NASA. Tem um conjunto de antenas de rádio gigantes que permitem às missões rastrear, enviar comandos e receber dados científicos de naves espaciais que se aventuram em direção à Lua.

O sistema já transmitiu uma outra música para o Espaço – “Across the Universe”, dos The Beatles – mas esta é a primeira do estilo hip hop. 

“Tanto a exploração espacial quanto a arte de Missy Elliott têm como objetivo ultrapassar limites“, começou por explicar Brittany Brown, diretora da Divisão Digital e Tecnologia do Escritório de Comunicações da sede da NASA. “Missy tem um histórico de infundir narrativas centradas no Espaço e visuais futuristas nos seus videoclipes, logo, a oportunidade de colaborar em algo fora deste mundo é realmente adequada.”

Nos últimos anos, a agência espacial norte-americana integrou a cultura pop e a exploração espacial para atrair as massas e tornar o Espaço acessível para todos. Ramificar-se e alcançar um público maior também é o reflexo da diversidade do nosso planeta.

“Ainda não consigo acreditar que vou sair deste mundo com a NASA através da Deep Space Network quando ‘The Rain (Supa Dupa Fly)’ se tornar a primeira música de hip hop a ser transmitida para o Espaço!”, reagiu Missy Elliott, citada pela The Debrief

“Escolhi Vénus porque simboliza força, beleza e empoderamento e estou muito honrada por ter a oportunidade de partilhar a minha arte e a minha mensagem com o Universo!”, completou.

Duas missões da NASA, selecionadas em 2021, vão explorar o planeta Vénus e enviar dados de volta à Terra, usando a DSN: a missão DAVINCI, liderada pelo Goddard Space Flight Center, que não deverá ser lançada antes de 2029, e a VERITAS, liderada pelo Laboratório de Propulsão a Jato, com lançamento previsto para 2031.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.