O Speedtail da McLaren esconde incríveis mistérios da velocidade

A excelente aerodinâmica e o baixo peso do automóvel – além de outras inovações surpreendentes – permitem que este veículo da McLaren voe.

O McLaren Speedtail é o carro mais rápido de sempre da marca. Depois de vários testes atestarem a velocidade máxima de 403 km/h por mais de 30 vezes, a fabricante britânica decidiu agora fazer algumas revelações sobre os segredos que fazem com que este automóvel consiga (praticamente) voar.

De acordo com a Forbes, a aerodinâmica e a construção de baixo peso deste veículo são uma combinação quase perfeita que têm expoente “fundamental” no “sistema de motorização elétrica criado para corrida”, avança a marca.

O sistema incorpora tecnologia pioneira nas baterias que estabelecem um novo marco na eficiência hibridizada traduzida quer na velocidade máxima de 403 km/h, quer num poder de aceleração: dos 0 aos 300 km/h em apenas 13 segundos.

O grupo propulsor M840TQ compreende um motor de combustão interna de 4,0 litros V8 e um motor elétrico. Juntos, geram uma potência conjunta de 1.070 cv e um binário máximo de 1.150 Nm. O motor V8 apresenta uma tecnologia que evoluiu a partir do primeiro hipercarro híbrido desta marca, o McLaren P1.

O motor elétrico recorre a tecnologia da Fórmula E que gera mais de 230 kW (308 cv) “proporcionando ao Speedtail a melhor performance – incluindo arrefecimento e integração – de um motor elétrico atualmente em uso num carro de produção”, revela a McLaren.

O sistema de armazenamento de energia é “onde o Speedtail inova”, uma vez que recorre a uma célula cilíndrica de alta potência, disposta num único conjunto, que é “extremamente compacta e entrega a melhor relação peso-potência de qualquer bateria de alta voltagem”.

Por último, o design do automóvel e a integração da bateria “permite ao Speedtail atingir a sua velocidade máxima através de uma distribuição inteligente da energia” conseguindo que as células tenham um rendimento maior e mais duradouro devido ao processo de arrefecimento dielétrico.

Este automóvel tem uma produção limitada de apenas 106 unidades, que já estão reservadas. O preço ronda os dois milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …