/

Sem maioria, nem coligações. O Governo de Costa é caso raro na Europa

Mário Cruz / EPA

Vinte e seis dos 33 países europeus (80%) são governados por coligações. O Governo português, liderado por António Costa, é um dos poucos governos unipartidários e sem maioria absoluta no Parlamento.

A conclusão é do Jornal de Negócios que partiu de números recolhidos pelo jornal El Pais, aos quais adicionou novos dados da agência Lusa.

Portugal, que na passada legislatura criou e deu a conhecer ao resto da Europa a geringonça – que entretanto foi “copiada” na vizinha Espanha – é um caso raro: é dos poucos países que não é governando por coligações e não tem maioria parlamentar.

Na Europa, apenas sete países são governados por um único partido. Este número é ainda menor se pensarmos em Executivos com uma só cor política e sem maioria absoluta no Parlamento – este é o caso de Portugal, Irlanda, Dinamarca e Roménia.

Tal como recorda o Negócios, os Governos de coligação não são novidade na Europa. Aliás, em alguns países, como a Alemanha, esta tem sido a regra das últimas décadas.

Atualmente, 80% dos países são governados por coligações. Em 1998, e de acordo com números do El País, eram 69% os Governos nesta situação.

O PS venceu as eleições legislativas de 6 de outubro com 1.903.687 votos, correspondentes a 36,35% do total. As eleições, que não deram aos socialistas maioria no Parlamento, marcaram também o fim da geringonça.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.