A gigante tecnológica Google veio às compras pela primeira vez em Portugal e adquiriu a startup nacional Digisfera, uma empresa especializada em fotografia panorâmica.
“We’re excited to share that Digisfera is joining Google”. Esta é a mensagem que se pode ler no site da empresa portuguesa.
A Digisfera nasceu em Belém, em 2011, fundada por António Cabral, fotógrafo, e Manuel Cabral, engenheiro do IST, pai e filho. O foco da empresa foi, desde o início, a fotografia panorâmica 360º.
Desde muito cedo a Digisfera deu nas vistas, tendo sido responsável por alguns projectos internacionais notáveis – entre os quais uma fotografia panorâmica do Estádio do Maracanã durante o Mundial 2016, um gigapíxel dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi na Rússia, ou um roteiro turístico digital de Lisboa.
Porventura o mais famoso dos projectos da empresa, correu pelo mundo a foto panorâmica interactiva da tomada de posse de Barack Obama, desenvolvida para o Washington Post.
A Digisfera desenvolveu duas plataformas sistemas inovadoras, o Panotag, sistema de identificação de fotografias, e a Marzipano, uma tecnologia responsiva para fotografia em 360º.
O sucesso alcançado valeu à empresa o interesse da gigante da tecnologia Google, que irá agora descontinuar o Panotag e integrar a Digisfera na equipa do Google Street View.
A tecnologia Marzipano, por seu turno, deverá estar disponível dentro de semanas em código aberto e o seu desenvolvimento fica entregue à comunidade open source.
ZAP / TCP