//

O Google veio às compras a Portugal

Washington Post

A foto panorâmica interactiva de tomada de posse do presidente Barack Obama desenvolvida pela Digisfera para o Washington Post.

Detalhe da foto panorâmica interactiva de tomada de posse do presidente Barack Obama desenvolvida pela Digisfera para o Washington Post.

A gigante tecnológica Google veio às compras pela primeira vez em Portugal e adquiriu a startup nacional Digisfera, uma empresa especializada em fotografia panorâmica.

“We’re excited to share that Digisfera is joining Google”. Esta é a mensagem que se pode ler no site da empresa portuguesa.

A Digisfera nasceu em Belém, em 2011, fundada por António Cabral, fotógrafo, e Manuel Cabral, engenheiro do IST, pai e filho. O foco da empresa foi, desde o início, a fotografia panorâmica 360º.

Desde muito cedo a Digisfera deu nas vistas, tendo sido responsável por alguns projectos internacionais notáveis – entre os quais uma fotografia panorâmica do Estádio do Maracanã durante o Mundial 2016, um gigapíxel dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi na Rússia, ou um roteiro turístico digital de Lisboa.

Porventura o mais famoso dos projectos da empresa, correu pelo mundo a foto panorâmica interactiva da tomada de posse de Barack Obama, desenvolvida para o Washington Post.

A Digisfera desenvolveu duas plataformas sistemas inovadoras, o Panotag, sistema de identificação de fotografias, e a Marzipano, uma tecnologia responsiva para fotografia em 360º.

O sucesso alcançado valeu à empresa o interesse da gigante da tecnologia Google, que irá agora descontinuar o Panotag e integrar a Digisfera na equipa do Google Street View.

A tecnologia Marzipano, por seu turno, deverá estar disponível dentro de semanas em código aberto e o seu desenvolvimento fica entregue à comunidade open source.

ZAP / TCP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE