O design de veículos chegou aos tratores — capazes de trabalhar nas vinhas sem as danificar

Ideia foi apresentada pela New Holland, empresa com tradição no fabrico de veículos agrícolas.

A cultura da vinha é uma das mais tradicionais e conhecidas o mundo, movimentando milhões anualmente, no entanto, há hábitos difíceis de perder e novidades — sobretudo mecânicas — também difíceis de introduzir face ao grau de sensibilidade das uvas. Ainda assim, a New Holland, uma produtora de maquinaria para agricultura, em parceria com a Pininfarina, desenvolveu um novo conceito de trator — Straddle Tractor Concept —, com uma ideia otimizada precisamente para trabalhar nas vinhas.

De facto, a sua estrutura foi pensada precisamente para que o veículo conseguisse navegar pelas filas estreitas e por terrenos íngremes e acidentados nas encostas. Apesar de esta não ser a primeira proposta apresentada pela empresa para veículos agrícolas destinados ao uso em vinhas, talvez esteja perto de ser, segundo o New Atlas, um dos mais interessantes.

A empresa afirmou ainda, na informação divulgada, que o Straddle Tractor foi projetado para circular nas vinhas das regiões de Champagne ou de Borgonha, onde os espaços entre as fileiras não ultrapassa o metro e meio — juntando um design atraente com uma tecnologia de ponta. Estes territórios são também conhecidos pelas irregularidades nos terrenos, o que obriga a que muito do trabalho tenha de ser feito apenas por mãos humanas.

No que respeita ao design, os autores do veículo incorporaram influências da própria indústria do vinho, sendo visível, por exemplo, a forma de uma garrafa, mas também referências (melhoradas) de edições anteriores de tratores agrícolas da New Holland. Existe ainda uma porção de vidro que abre para possibilitar a entrada do condutor, descreve o News Atlas.

Para já, a empresa não avança com muitas informações sobre os detalhes mecânicos do veículo, preferindo defender-se com uma ideia conceptual. Ainda assim, ressalva que este trator, a existir, seria compatível com a energia elétrica, dando, assim, continuidade aos outros veículos da gama que, em linha com a filosofia da empresa, pretendem mudar o paradigma da agricultura para uma atividade não dependente dos combustíveis fósseis e que recorre mais a energias sustentáveis.

A New Holland também não são se compromete com um plano — com datas — para proceder à construção do trator, pelo que os produtores de vinho interessados na ideia terão que se contentar com a versão anterior do modelo recentemente divulgado, o Braud High-Capacity Grape Harvester.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.