O centro da Terra é 2,49 anos mais jovem do que a crosta

O famoso cientista Richard Feynman, nas suas famosas aulas, costumava dizer que “o centro da Terra deve ser um dia ou dois mais jovem que a superfície”. A afirmação foi finalmente verificada – e corrigida para 2,49 anos.

A dilatação do tempo em campos gravitacionais mais fortes é um dos efeitos previstos pela teoria da relatividade: quanto mais forte for o campo gravitacional onde nos encontramos, mais lentamente o tempo anda. Os satélites do sistema GPS, por exemplo, precisam ter esta diferença em conta, além de outros efeitos, para manter os seus próprios relógios acertados.

Um dos resultados interessantes deste efeito é que o centro da Terra, devido ao facto de estar num campo gravitacional mais forte do que a crosta, deve ser mais jovem que esta, tal como Feynman previa. O valor exato desta diferença, no entanto, nunca tinha sido calculado.

O físico Ulrik Uggerhøj, da Universidade Aarhus, da Dinamarca, deu pela falta destes cálculos quando decidiu incluir esta famosa afirmação de Feynman num livro de Física.

O dinamarquês e os seus colegas usaram duas abordagens – uma bastante simples, outra mais sofisticada – e chegaram a um número bastante diferente do que o apontado por Feynman: o de 2,49 anos. Os resultados foram publicados no site arXiv.

A equipa fez o cálculo duas vezes. Primeiro, supôs-se que a Terra era uma esfera homogénea e perfeita. As equações utilizadas, que foram baseadas na relatividade geral, são simples o suficiente para qualquer aluno dinamarquês do ensino secundário conseguir acompanhar, e o valor da diferença encontrada neste caso é de 1,58 anos.

Em seguida, os investigadores adotaram um modelo mais preciso da distribuição de densidade da Terra, onde a Terra é mais densa perto do centro, mas a densidade não cresce de forma linear. O cálculo também é mais sofisticado, mas a resposta é quase direta.

Depois de fazer o cálculo com a Terra, a equipa utilizou o mesmo método para estimar a diferença de idade entre o núcleo e a superfície do Sol, chegando à notável conclusão de que o núcleo do sol é 39 mil anos mais jovem do que a sua superfície.

Ninguém sabe porque é que a diferença entre os valores calculados e o valor que Feynman costumava citar é tão grande. Talvez este tenha dito “anos” em vez de dias, e a gravação fosse tão má que na transcrição ficou registado “dias”.

De qualquer forma, o físico Uggerhøj aponta que não há como conferir com total precisão o quanto o centro da Terra é mais jovem do que a sua crosta.

Quanto ao suposto erro de Feynman, o dinamarquês sublinhou que é sempre importante verificar os números fornecidos por outras pessoas – por mais célebres que sejam.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PCP diz que pandemia é usada como pretexto para intensificar exploração dos trabalhadores

O secretário-geral do PCP consideraque a pandemia de covid-19 está a ser utilizada como pretexto para se tentar fazer regredir décadas em conquistas de direitos, através do que apelidou de "teorias do 'novo normal'". Jerónimo de …

Morreu o bailarino e coreógrafo Jorge Salavisa

O bailarino e coreógrafo Jorge Salavisa, que dirigiu o Ballet Gulbenkian e a Companhia Nacional de Bailado (CNB), morreu esta segunda-feira, aos 81 anos, confirmou à agência Lusa fonte oficial da CNB. A notícia da morte …

Suíça chumbou restrições à entrada de estrangeiros proposta por nacionalistas

Os suíços votaram em referendo, este domingo, contra a imposição de restrições à imigração para cidadãos da União Europeia. Os eleitores rejeitaram por 61,7% a iniciativa popular lançada pela direita populista do SVP, maior partido do …

Portugal com 425 novas infeções e 4 óbitos. Há mais 24 pessoas internadas

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais quatro mortos relacionados com a covid-19 e 425 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal …

Biden critica escolha de Amy Coney Barrett para o Supremo (e acusa Trump de querer eliminar Obamacare)

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, acusou hoje o Presidente Donald Trump de querer colocar no Supremo Tribunal dos Estados Unidos uma juíza conservadora para poder eliminar o seguro de saúde Obamacare em …

Ventura ataca Costa: é um "tipo desagradável" com "ar de pai Natal indiano"

Este sábado, em Coimbra, num comício como candidato presidencial, o líder do Chega dedicou várias críticas ao primeiro-ministro, António Costa. André Ventura chegou a Coimbra, pisou o púlpito e, munido de um microfone, criticou duramente o …

Se OE não for aprovado à esquerda, será a "certidão de óbito" do Governo (e o país "vai bater palmas" a Rio)

No seu habitual espaço de comentário na SIC este domingo, Luís Marques Mendes disse acreditar que o Orçamento de Estado para 2021 será aprovado mas, se não for aprovado à esquerda, será a "certidão de …

"Não estamos a salvar o Governo, mas o país". Ana Catarina Mendes pressiona esquerda para aprovar OE2021

A líder parlamentar do Partido Socialista (PS), Ana Catarina Mendes, disse, em entrevista à TSF, que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) traduz uma "agenda progressista e de esquerda" e que não há razões para …

Merkel visitou Navalny no hospital em Berlim. Opositor russo está "inesperadamente melhor"

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou Alexei Navalny no hospital de Charité, em Berlim, onde o opositor russo recebeu tratamento após ser envenenado com um agente nervoso do grupo Novichok, segundo o semanário alemão Der …

Nota artística. Derby de valsa bem ensaiada contra rumba dos inadaptados

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/boavista-0-5-porto-o-musical Deixa cá preparar o musical da segunda jornada... Hoje vou ao Boavista-Porto. Cinco golos para os forasteiros, não foi? Não. Isso foi na semana passada, o Famalicão-Benfica. Começo cedo a misturar tudo. Deixa cá ver, …