Dois especialistas defendem: o cappuccino não foi inventado pelos italianos

1

O cappuccino, ao contrário da crença popular, não foi inventado em Itália. A bebida tem as suas origens nas cafetarias vienenses do século XVII.

O cappuccino não foi inventado pelos italianos, mas sim pelos seus vizinhos austríacos. Pelo menos é o que dizem dois importantes especialistas italianos em café.

“Parece que ‘cappuccino’, tanto a palavra como a bebida, deriva de de ‘Kapuziner’, o termo alemão para um monge capuchinho“, explicou Gianni Tratzi, proprietário da Mezzatazza, uma empresa de consultoria especializada em café, à VICE.

Segundo Tratzi, o cappuccino era originário das cafetarias “chiques” de Viena, onde o café era misturado com açúcar, natas e especiarias. “Atualmente, a bebida é conhecida como Wiener kaffee, enquanto que o termo cappuccino é internacional e se refere à bebida feita com leite batido com espuma.”

É quase impossível saber exatamente quem inventou esta bebida, mas alguns livros atribuem a sua génese a um monge capuchinho chamado Marco d’Aviano.

“Aparentemente, uma vez foi-lhe servido um café muito amargo em Viena, que ‘remediou’ com açúcar e natas”, contou Gianni Tratzi. “O empregado notou estas mudanças e a bebida começou a ser servida com este nome como uma homenagem ao irmão Marco.”

No entanto, para Manuel Terzi, proprietário do Caffè Terzi em Bolonha, a lenda é bastante diferente e a invenção da bebida data de 1683, a data do segundo cerco de Viena pelo Império Otomano.

“Um soldado polaco, Jerzy Franciszek Kulczycki, atravessou o campo inimigo fingindo ser turco e foi pedir reforços”, contou o especialista. “Como recompensa, recebeu sacos de café abandonados pelos turcos e abriu a primeira cafetaria em Viena, onde adoçou o café com leite e mel.”

Seja qual for a lenda, a verdade é que os italianos são considerados os grandes mestres do cappuccino.

A Specialty Coffee Association, uma organização de profissionais da indústria do café, estabeleceu as regras para fazer a bebida perfeita: uma dose de café expresso, dois quartos de leite e um litro de espuma.

A espuma não deve ter mais de 1,5 centímetros de espessura e a bebida deve idealmente parecer-se com uma “coroa de café com um círculo branco no centro”.

Ainda assim, Terzi avisa que o latte art não é necessariamente uma garantia de qualidade. “Os cappuccinos devem ser homogéneos. Quanto mais complexo for o desenho, mais longe está do tradicional cappuccino italiano”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.