O ADN pode ser apanhado do ar

Os cientistas conseguiram, pela primeira vez, recolher ADN ambiental (eDNA) do ar. A prática, ainda nos estágios iniciais, pode revolucionar a ciência forense, a antropologia e até a medicina.

O ADN ambiental (eDNA) é um material genético depositado no meio ambiente por organismos vivos, frequentemente encontrado de modo fragmentado: cabelos, pele, urina e outros tipos de resíduos.

Neste estudo, conta o Interesting Engineering, os investigadores exploraram se o eDNA poderia ser recolhido de amostras de ar e usado para identificar espécies animais.



Os cientistas recolheram amostras de ar de uma sala que abrigava ratos-toupeira-nus e mostraram que a amostragem poderia detetar com sucesso o ADN do animal. Além disso, identificaram ADN humano nas amostras de ar.

Com algumas pesquisas adicionais, a equipa chegou à conclusão de que o material genético humano estava a afastar-se da fonte original e a espalhar-se pelo ar, seguindo várias direções no meio ambiente.

“O uso de eDNA tornou-se um tópico de interesse crescente dentro da comunidade científica, especialmente para ecologistas ou conservacionistas em busca de formas eficientes e não invasivas para monitorizar ambientes biológicos”, começou por dizer Elizabeth Clare, da Queen Mary University de Londres, em comunicado.

“Nós fornecemos a primeira evidência publicada para mostrar que o eDNA animal pode ser recolhido do ar, abrindo novas oportunidades para investigar comunidades de animais em ambientes de difícil acesso, como cavernas e tocas”, completou.

A investigadora acrescentou que a técnica pode ajudar os cientistas a entender melhor a transmissão de doenças pelo ar, como a covid-19.

“Atualmente, as diretrizes de distanciamento social são baseadas na física e estimativas, mas com esta técnica poderíamos realmente recolher amostras do ar e evidências do mundo real para apoiar essas diretrizes”, explicou Clare.

O artigo científico foi publicado no dia 31 de março na PeerJ.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Escola japonesa verifica a roupa interior dos alunos - e quem não cumprir as regras é punido

Uma escola japonesa ficou no centro de uma polémica depois de ter vindo a público que obrigava os seus alunos a mostrar a roupa íntima. O diretor já fez um pedido de desculpas. Os alunos do …

José Eduardo dos Santos regressa a Luanda após dois anos em Barcelona

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, regressa esta terça-feira à tarde a Luanda, depois de estar desde 2019 a viver em Barcelona, Espanha, confirmou à agência Lusa fonte do Executivo. Segundo a mesma fonte, …

Recusou lutar contra israelita nos Jogos Olímpicos: judoca suspenso até 2031

Fethi Nourine rejeitou defrontar um judoca israelita em Tóquio. Está proibido de voltar aos combates durante os próximos 10 anos. 26 de Julho de 2021. O foco dos portugueses nos Jogos Olímpicos, no judo, estava em …

"Não é altura para conjeturas nem debates internos", avisa direção de Rio

"Não é a altura para conjeturas, nem para debates internos sobre o futuro do PSD", afirmou a comissão permanente do PSD esta segunda-feira, num comunicado aos militantes sobre as eleições autárquicas. De acordo com o Público, …

Khalid, a "amostra de Cantona", expulso depois de ser substituído

Avançado do Le Havre protagonizou um momento pouco visto no futebol atual. Foi encontrar-se com um adepto, ao sair do relvado. O momento invulgar foi este: L’embrouille de Boutaïb avec un supporter du HAC 🙃 pic.twitter.com/WOEKLGA5Ew — Petit …

A fazer contas com o regresso às aulas? Saiba como conseguir poupar algum dinheiro

A pandemia trouxe uma crise económica que deixou as famílias em situações financeiras ainda mais difíceis. O ZAP deixa algumas dicas sobre como poupar algum dinheiro com o regresso às aulas Todos sabemos que o regresso …

EuroVolley: Portugal perdeu mas a surpresa "irrespirável" foi a França

Selecção lusa esteve muito perto de marcar presença nos quartos-de-final, pela primeira vez. França, campeã olímpica no mês passado, não passou dos oitavos, num último parcial que terminou com... 34-32. Portugal não vai estar entre as …

Parlamento gastou 124 mil euros na prevenção da covid-19

O Parlamento gastou 124.370,59 euros em 2020 na prevenção da covid-19, segundo o relatório e conta de gerência da Assembleia da República, que será votado em plenário na próxima sexta-feira. Segundo avançou o Público, que cita …

Mais 1.058 infeções, seis mortes e menos doentes internados nas últimas 24 horas

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.058 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, seis mortes atribuídas à covid-19 e uma redução significativa nos internamentos em enfermaria. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da …

Merkel. Adesão dos Estados dos Balcãs à União Europeia é de "interesse estratégico" mútuo

A chanceler alemã Angela Merkel defendeu esta segunda-feira que é do interesse estratégico da União Europeia integrar os Estados dos Balcãs e que a Sérvia e outros países da região devem fazer mais reformas democráticas …