É a segunda empresa mais valiosa do mundo. Está a beneficiar muito do crescimento da Inteligência Artificial – e a Apple volta a cair.
A Nvidia aparece nos últimos tempos com um extra inegável: o crescimento da Inteligência Artificial (IA).
Aliás, a empresa que fabrica chips será mesmo a que beneficia mais com o aumento de aplicações ligadas à IA.
Muito à “boleia” desse crescimento, a Nvidia passou a ser a segunda empresa mais valiosa do mundo. Ultrapassou a Apple, que desceu para o terceiro posto.
Aconteceu nesta quarta-feira, quando a empresa atingiu pela primeira vez uma valorização de 3 biliões de dólares, quase 2.8 biliões de euros.
À frente da Nvidia e da Apple só está a Microsoft, que continua a liderar a lista das empresas mais valiosas do mundo, com um valor de 2.9 biliões de euros.
A Nvidia tem conseguido manter-se “atraente”: eram os jogos, depois criptografia e agora IA. Combina inovação com procura e tem assim um crescimento considerável e constante.
Tem havido uma grande procura pelos chips, essenciais em praticamente todas as aplicações IA (como o ChatGPT, por exemplo).
Os chips de última geração ajudaram as acções a quase triplicar de valor no ano passado, destaca a agência Reuters.
Ainda recentemente, houve uma série de vários dias seguidos em que foram compradas mais de um milhão de acções da Nvidia… por dia. Um recorde.
Ainda nos números, a Nvidia conseguiu neste ano ser a empresa mais rápida a passar de uma valorização de 1 bilião de dólares para 2 biliões. Superou a Amazon nesse aspecto.
Esta troca de posições também reforça outro aspecto: a Apple continua a ser muito poderosa mas foi novamente ultrapassada – é que já tinha perdido a liderança desta lista para a Microsoft, já em 2024. Em poucos meses passou de primeira para terceira empresa mais valiosa.