Nuvens da Madeira escolhidas para fotografia do dia da NASA

NASA

Esta quinta-feira, as nuvens da Madeira foram elegidas como a fotografia do dia para a NASA. O satélite captou o serpenteado das nuvens no arquipélago e a agência explicou as razões para o fenómeno.

Na fotografia, capturada pelo satélite Terra no dia 16 de julho, é possível observar o arquipélago rodeado por nuvens a serpentear as ilhas, refere o Público.

Este fenómeno natural, visto a milhares de metros de altitude, “é uma parte observável de um padrão de vento chamado ‘vórtices de von Kármán’”. Segundo a NASA, os elevados picos da ilha da Madeira interferiram com a formação das nuvens empurradas pelo vento no Atântico, conferindo-lhes o serpenteado captado pelo satélite.

“A massa de ar, e as nuvens que com ela se movem, são colocadas em torno da ilha – em vez de sobre a ilha. Este movimento cria um padrão giratório no ar por detrás da ilha, com um lado a soprar no sentido dos ponteiros do relógio e outro no sentido oposto. Neste caso, a velocidade relativamente baixa do vento providencia uma perturbação moderada do vento e nuvens atrás da ilha, deixando um rasto de serpente nas nuvens sobre as águas azuis do Norte do Atlântico”, lê-se na publicação da agência espacial.

A NASA batizou a Madeira como “a ilha da eterna primavera“, explicando que a alcunha é motivada pela localização da ilha, que garante um clima primaveril e ameno complementado pelas brisas de vento e céus nublados provocados pelos ventos de Nordeste.

Em 2014, um tornado de mosquitos no Ribatejo foi escolhido pela página da agência como fotografia do dia. Dois anos depois, a NASA escolheu uma fotografia captada pelo astrofotógrafo Miguel Claro que mostrou o Eclipse Penumbral da Lua no Castelo de Sesimbra.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …