Nuvem de poeira do norte de África vai atingir o país. Onda de calor pode chegar a máximos históricos

Malton Dibra / EPA

A partir desta quarta-feira, Portugal vai enfrentar uma onda de calor que pode atingir “máximos históricos”. Face a isto, há 9 distritos com avisos vermelhos e 4 concelhos em risco máximo de incêndio. A estes fatores junta-se ainda uma nuvem de poeira oriunda do norte de África.

Pelo menos até ao próximo domingo, uma nuvem de poeira vai atingir todo o país. Pessoas com problemas respiratórios, crianças, idosos e grávidas são os grupos de maior risco que podem ser afetados com as partículas que vão pairar no ar.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, esta nuvem de areias finas será arrastada por uma massa de ar quente e seco vindo do norte de África e vai deixar o céu num tom amarelado. A Universidade de Atenas faz uma previsão do percurso desta nuvem de poeiras, que pode ser acompanhado em direto no seu site.

(dr) Foecast / Universidade de Atenas

Previsão da dispersão da nuvem de poeiras no próximo domingo pelas 00h

O país vai começar a sentir os efeitos das poeiras a partir desta quarta-feira, mas a nuvem poderá espalhar-se por todo o país até ao próximo domingo, dia 5 de agosto, de acordo com a previsão da Universidade de Atenas.

A presença de pequenas partículas no ar pode afetar toda a população, especialmente os que já sofrem com problemas respiratórios. Crianças, idosos e grávidas são os grupos que apresentam de maior risco. A poeira poderá causar tosse e irritação nos olhos, nariz e garganta.

Para evitar estes problemas, as autoridades aconselham a população a fechar as janelas, beber bastante água e evitar atividades ao ar livre. Além disso, devemos ainda evitar a exposição a outros fatores de risco – como o tabaco ou outros produtos irritantes.

Avisos vermelhos e risco máximo de incêndio

Portugal está, nesta terça-feira, com nove distritos com avisos vermelhos. Segundo o IPMA, a temperatura vai subir de forma acentuada a partir desta quarta-feira, mantendo-se muito elevada até ao fim de semana, com os avisos laranja a passarem a vermelhos – o nível mais grave.

Os distritos abrangidos pelo aviso vermelho por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima são Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Guarda.

O IPMA adverte que as temperaturas máximas vão estar “muito acima dos valores normais para a época”, próximas dos 40ºC, com exceção da costa sul do Algarve, onde serão entre os 30 e os 35ºC.

No interior do Alentejo, Vale do Douro e do Tejo e Beira Baixa, a temperatura máxima deverá atingir valores da ordem dos 45°C, “podendo ser alcançados máximos absolutos em vários locais”.

Face à subida das temperaturas, há quatro concelhos em risco máximo de incêndio, nomeadamente os concelhos algarvios de Alcoutim, Tavira e Castro Marim e o município de Marvão, em Portalegre.

Perante à onda de calor que vai assolar o país, a Marinha e o Exército vão reforçar, com mais 19 patrulhas e 76 militares, o apoio à Proteção Civil entre hoje e domingo.

“Este reforço surge no seguimento do pedido de apoio da Autoridade Nacional da Proteção Civil às Forças Armadas, tendo como objetivo o incremento das ações de patrulhamento dissuasor no período referido, podendo estas ações ser prolongadas no tempo caso a previsão meteorológica assim o justifique”, lê-se no comunicado do Estado Maior General das Forças Armadas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …