Nuvem de poeira do norte de África vai atingir o país. Onda de calor pode chegar a máximos históricos

Malton Dibra / EPA

A partir desta quarta-feira, Portugal vai enfrentar uma onda de calor que pode atingir “máximos históricos”. Face a isto, há 9 distritos com avisos vermelhos e 4 concelhos em risco máximo de incêndio. A estes fatores junta-se ainda uma nuvem de poeira oriunda do norte de África.

Pelo menos até ao próximo domingo, uma nuvem de poeira vai atingir todo o país. Pessoas com problemas respiratórios, crianças, idosos e grávidas são os grupos de maior risco que podem ser afetados com as partículas que vão pairar no ar.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, esta nuvem de areias finas será arrastada por uma massa de ar quente e seco vindo do norte de África e vai deixar o céu num tom amarelado. A Universidade de Atenas faz uma previsão do percurso desta nuvem de poeiras, que pode ser acompanhado em direto no seu site.

(dr) Foecast / Universidade de Atenas

Previsão da dispersão da nuvem de poeiras no próximo domingo pelas 00h

O país vai começar a sentir os efeitos das poeiras a partir desta quarta-feira, mas a nuvem poderá espalhar-se por todo o país até ao próximo domingo, dia 5 de agosto, de acordo com a previsão da Universidade de Atenas.

A presença de pequenas partículas no ar pode afetar toda a população, especialmente os que já sofrem com problemas respiratórios. Crianças, idosos e grávidas são os grupos que apresentam de maior risco. A poeira poderá causar tosse e irritação nos olhos, nariz e garganta.

Para evitar estes problemas, as autoridades aconselham a população a fechar as janelas, beber bastante água e evitar atividades ao ar livre. Além disso, devemos ainda evitar a exposição a outros fatores de risco – como o tabaco ou outros produtos irritantes.

Avisos vermelhos e risco máximo de incêndio

Portugal está, nesta terça-feira, com nove distritos com avisos vermelhos. Segundo o IPMA, a temperatura vai subir de forma acentuada a partir desta quarta-feira, mantendo-se muito elevada até ao fim de semana, com os avisos laranja a passarem a vermelhos – o nível mais grave.

Os distritos abrangidos pelo aviso vermelho por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima são Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Guarda.

O IPMA adverte que as temperaturas máximas vão estar “muito acima dos valores normais para a época”, próximas dos 40ºC, com exceção da costa sul do Algarve, onde serão entre os 30 e os 35ºC.

No interior do Alentejo, Vale do Douro e do Tejo e Beira Baixa, a temperatura máxima deverá atingir valores da ordem dos 45°C, “podendo ser alcançados máximos absolutos em vários locais”.

Face à subida das temperaturas, há quatro concelhos em risco máximo de incêndio, nomeadamente os concelhos algarvios de Alcoutim, Tavira e Castro Marim e o município de Marvão, em Portalegre.

Perante à onda de calor que vai assolar o país, a Marinha e o Exército vão reforçar, com mais 19 patrulhas e 76 militares, o apoio à Proteção Civil entre hoje e domingo.

“Este reforço surge no seguimento do pedido de apoio da Autoridade Nacional da Proteção Civil às Forças Armadas, tendo como objetivo o incremento das ações de patrulhamento dissuasor no período referido, podendo estas ações ser prolongadas no tempo caso a previsão meteorológica assim o justifique”, lê-se no comunicado do Estado Maior General das Forças Armadas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …

Casa Branca confirma morte de um dos filhos de Osama Bin Laden

Hamza Bin Laden, que teria cerca de 30 anos, era um dirigente destacado da al-Qaeda. “A morte de Hamza Bin Laden priva a al-Qaeda das suas relevantes capacidades de liderança e da ligação simbólica ao …

Portugal perde na Taça Davis frente à Bielorrússia

Pedro Sousa, colocado em 123.º no 'ranking' ATP, perdeu por 3-2 contra a Bielorrússia, na eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis. Este sábado, o tenista Pedro Sousa foi derrotado no último encontro …

Governo abre mais de 2000 vagas para estágios na Administração Local

Há mais de 2000 estágios para atribuir em todo o país e as candidaturas estão abertas até 11 de outubro. Norte e Centro lideram o número de vagas. Na quarta-feira, foi divulgado, em Diário da República, …