Nuvem de poeira do norte de África vai atingir o país. Onda de calor pode chegar a máximos históricos

Malton Dibra / EPA

A partir desta quarta-feira, Portugal vai enfrentar uma onda de calor que pode atingir “máximos históricos”. Face a isto, há 9 distritos com avisos vermelhos e 4 concelhos em risco máximo de incêndio. A estes fatores junta-se ainda uma nuvem de poeira oriunda do norte de África.

Pelo menos até ao próximo domingo, uma nuvem de poeira vai atingir todo o país. Pessoas com problemas respiratórios, crianças, idosos e grávidas são os grupos de maior risco que podem ser afetados com as partículas que vão pairar no ar.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, esta nuvem de areias finas será arrastada por uma massa de ar quente e seco vindo do norte de África e vai deixar o céu num tom amarelado. A Universidade de Atenas faz uma previsão do percurso desta nuvem de poeiras, que pode ser acompanhado em direto no seu site.

(dr) Foecast / Universidade de Atenas

Previsão da dispersão da nuvem de poeiras no próximo domingo pelas 00h

O país vai começar a sentir os efeitos das poeiras a partir desta quarta-feira, mas a nuvem poderá espalhar-se por todo o país até ao próximo domingo, dia 5 de agosto, de acordo com a previsão da Universidade de Atenas.

A presença de pequenas partículas no ar pode afetar toda a população, especialmente os que já sofrem com problemas respiratórios. Crianças, idosos e grávidas são os grupos que apresentam de maior risco. A poeira poderá causar tosse e irritação nos olhos, nariz e garganta.

Para evitar estes problemas, as autoridades aconselham a população a fechar as janelas, beber bastante água e evitar atividades ao ar livre. Além disso, devemos ainda evitar a exposição a outros fatores de risco – como o tabaco ou outros produtos irritantes.

Avisos vermelhos e risco máximo de incêndio

Portugal está, nesta terça-feira, com nove distritos com avisos vermelhos. Segundo o IPMA, a temperatura vai subir de forma acentuada a partir desta quarta-feira, mantendo-se muito elevada até ao fim de semana, com os avisos laranja a passarem a vermelhos – o nível mais grave.

Os distritos abrangidos pelo aviso vermelho por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima são Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Guarda.

O IPMA adverte que as temperaturas máximas vão estar “muito acima dos valores normais para a época”, próximas dos 40ºC, com exceção da costa sul do Algarve, onde serão entre os 30 e os 35ºC.

No interior do Alentejo, Vale do Douro e do Tejo e Beira Baixa, a temperatura máxima deverá atingir valores da ordem dos 45°C, “podendo ser alcançados máximos absolutos em vários locais”.

Face à subida das temperaturas, há quatro concelhos em risco máximo de incêndio, nomeadamente os concelhos algarvios de Alcoutim, Tavira e Castro Marim e o município de Marvão, em Portalegre.

Perante à onda de calor que vai assolar o país, a Marinha e o Exército vão reforçar, com mais 19 patrulhas e 76 militares, o apoio à Proteção Civil entre hoje e domingo.

“Este reforço surge no seguimento do pedido de apoio da Autoridade Nacional da Proteção Civil às Forças Armadas, tendo como objetivo o incremento das ações de patrulhamento dissuasor no período referido, podendo estas ações ser prolongadas no tempo caso a previsão meteorológica assim o justifique”, lê-se no comunicado do Estado Maior General das Forças Armadas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Álbum póstumo com novas canções de Leonard Cohen lançado hoje

O álbum "Thanks for the Dance", de novas canções do músico Leonard Cohen, vai ser lançado esta sexta-feira a nível mundial, três anos depois da morte do artista canadiano. Com nove faixas, o disco resulta do …

Tesouro viking que poderia reescrever a História foi roubado

Dois homens encontraram um tesouro viking avaliado em três milhões de libras (cerca de 3,5 milhões de euros) que podia fornecer novas informações sobre a criação de Inglaterra como um único reino. George Powell e Layton …

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …