Nuno Santos pode levar a guerra jurídica entre FC Porto e Benfica

(dr) Rio Ave FC

Nuno Santos num jogo treino entre o Rio Ave FC e o SC Espinho.

Nuno Santos, atualmente ao serviço do Rio Ave, tem sido associado ao FC Porto. Os ‘dragões’ preparam-se para fazer uma proposta pelo extremo, mas enfrentam um pequeno percalço contratual.

Isto porque quando Nuno Santos se transferiu do SL Benfica para o Rio Ave, em 2017, os encarnados inseriram uma cláusula anti-rivais no valor de 5 milhões de euros no seu contrato. O jogador de 25 anos transferiu-se a custo zero como contrapartida pelos 30% que os vilacondenses detinham do passe de Ederson.

No entanto, ao que o jornal Record apurou, o FC Porto não reconhece a validade jurídica destas cláusulas, que ainda recentemente geraram polémica no caso de Luquinhas, do Desportivo das Aves. Caso o atleta assinasse pelo FC Porto ou pelo Sporting CP, o Aves teria de pagar 5 milhões de euros ao Benfica.

As ‘águias’ tinham ainda preferência de compra dos direitos desportivos do brasileiro, caso contrário o emblema da Vila das Aves teria também de pagar 5 milhões. Os direitos económicos de Luquinhas poderiam ser readquiridos “pelo valor de 100 mil euros”.

“Estas cláusulas não limitam, de que forma seja, a liberdade de trabalho do jogador”, justificou o emblema da Luz depois de estalar a polémica dos acordos secretos com o Desportivo das Aves.

No entanto, há um precedente que pode jogar a favor dos portistas. Isto porque, em julho, a FIFA multou o Arsenal por ter incluídos cláusulas nos contratos de Joel Campbell e Akpom que penalizavam os clubes caso os atletas fossem vendidos a emblemas ingleses. A FIFA considerou irregulares as cláusulas.

“A cláusula anti-rivais é um pouco penalizadora para quem pensa em vender ativos no futuro. Na altura foi o acordo possível, mas, neste momento, é um entrave. Apesar disso, tendo em conta a relação que há entre o Rio Ave e os três grandes, penso que iremos ultrapassar essa cláusula. Para além do FC Porto, há interesse de outros clubes. No entanto, o segredo é a alma do negócio e vamos analisar as melhores propostas que tivermos em cima da mesa”, disse o presidente do Rio Ave, António Silva Campos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se para diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de …

Trincão pode rumar ao Wolverhampton

O jovem internacional português poderá ser o próximo futebolista luso a integrar o projeto do Wolverhampton, servindo como "moeda de troca" por Adama Traoré. De acordo com o diário catalão Sport, Francisco Trincão poderá servir como …

"Da Rússia com amor". Operação de espionagem russa em Itália permitiu recolher dados essenciais à Sputnik V

Em março de 2020, o cenário era negro em Itália, e uma equipa humanitária russa foi enviada para apoiar o país nos piores dias da primeira vaga de covid-19. Contudo, a operação escondeu uma missão …

Gil Dias e Rúben Vinagre estão na rota do Benfica

Gil Dias e Rúben Vinagre podem ser reforços do SL Benfica para a próxima temporada. Os dois jogadores estiveram cedidos ao Famalicão esta época. O interesse do SL Benfica em Rúben Vinagre não é recente. O …

Tribunal declara inútil ação do Chega porque proibição à circulação na AML terminou

O Supremo Tribunal Administrativo (STA) considerou inútil, esta segunda-feira,  apreciar a intimação do Chega contra a proibição de entradas e saídas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) no fim-de-semana, uma vez que esta medida temporária …