Nuno Santos pode levar a guerra jurídica entre FC Porto e Benfica

(dr) Rio Ave FC

Nuno Santos num jogo treino entre o Rio Ave FC e o SC Espinho.

Nuno Santos, atualmente ao serviço do Rio Ave, tem sido associado ao FC Porto. Os ‘dragões’ preparam-se para fazer uma proposta pelo extremo, mas enfrentam um pequeno percalço contratual.

Isto porque quando Nuno Santos se transferiu do SL Benfica para o Rio Ave, em 2017, os encarnados inseriram uma cláusula anti-rivais no valor de 5 milhões de euros no seu contrato. O jogador de 25 anos transferiu-se a custo zero como contrapartida pelos 30% que os vilacondenses detinham do passe de Ederson.

No entanto, ao que o jornal Record apurou, o FC Porto não reconhece a validade jurídica destas cláusulas, que ainda recentemente geraram polémica no caso de Luquinhas, do Desportivo das Aves. Caso o atleta assinasse pelo FC Porto ou pelo Sporting CP, o Aves teria de pagar 5 milhões de euros ao Benfica.

As ‘águias’ tinham ainda preferência de compra dos direitos desportivos do brasileiro, caso contrário o emblema da Vila das Aves teria também de pagar 5 milhões. Os direitos económicos de Luquinhas poderiam ser readquiridos “pelo valor de 100 mil euros”.

“Estas cláusulas não limitam, de que forma seja, a liberdade de trabalho do jogador”, justificou o emblema da Luz depois de estalar a polémica dos acordos secretos com o Desportivo das Aves.

No entanto, há um precedente que pode jogar a favor dos portistas. Isto porque, em julho, a FIFA multou o Arsenal por ter incluídos cláusulas nos contratos de Joel Campbell e Akpom que penalizavam os clubes caso os atletas fossem vendidos a emblemas ingleses. A FIFA considerou irregulares as cláusulas.

“A cláusula anti-rivais é um pouco penalizadora para quem pensa em vender ativos no futuro. Na altura foi o acordo possível, mas, neste momento, é um entrave. Apesar disso, tendo em conta a relação que há entre o Rio Ave e os três grandes, penso que iremos ultrapassar essa cláusula. Para além do FC Porto, há interesse de outros clubes. No entanto, o segredo é a alma do negócio e vamos analisar as melhores propostas que tivermos em cima da mesa”, disse o presidente do Rio Ave, António Silva Campos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.