Costa está nervoso, mas Nuno Melo promete perdoá-lo por “caridade cristã”

Plcoelho / Wikimedia

O cabeça de lista do CDS às europeias atribuiu esta quarta-feira a “nervosismo” os ataques do PS contra a direita, por a campanha socialista está a correr mal, mas promete perdoar a António Costa por “caridade cristã”.

Nuno Melo começou o terceiro dia de campanha oficial para as europeias com uma visita ao mercado de Cascais, Lisboa, uma freguesia presidida pelo CDS, onde teve o apoio do ex-ministro Pires de Lima e respondeu ao discurso da véspera de António Costa, secretário-geral do PS e primeiro-ministro, e do candidato socialista Pedro Marques.

“Nervosismo”, disse por duas vezes, para explicar a atitude do chefe do executivo sobre quem, nos últimos dias, tem dito que é “o verdadeiro” candidato ao Parlamento Europeu do PS e não Pedro Marques.

“Nervosismo. Eu percebo que quem parte alavancado em sondagens achando que as sondagens são urnas e percebe que as coisas não estão a correr bem fique nervoso”, afirmou Melo, junto a uma banca de peixe, com robalos, rubinas, salmonetes e carapaus.

No CDS, por que é de direita e está, disse, habituado às dificuldades, já tem “uma carapaça” por causa de sondagens que dão resultados baixos que depois não se confirmam no dia das eleições.

Ainda assim, “há expressões escusadas, despropositadas”, porque se pode fazer uma campanha “sem violência verbal”, admitindo que o CDS pode ser duro nos seus argumentos, “sem depreciar ninguém pessoalmente”. E, por fim, formulou um desejo a Costa: “Que tenha uma campanha tranquila, que perceba que há mais vida além da política. Nós perdoamos ao dr. António Costa”, conclui.

Na terça-feira, António Costa fez a defesa do “número um” europeu dos socialistas, Pedro Marques, e atacou o CDS-PP e o PSD, sobretudo os cabeças de listas europeus destes partidos. “Há uma diferença entre aqueles que escolhem bons candidatos para aparecer na televisão e aqueles que escolhem bons deputados para representar toda a nação. Por isso, Pedro sê igual a ti próprio, nós somos iguais a nós próprios”, disse. De acordo com o líder socialista, o PS não vai “entrar num concurso de piadinhas nem em campanha suja”.

Numa manhã que começou cedo, no mercado, Nuno Melo “jogou em casa”, ao lado de Pedro Mota Soares, número dois da lista, que também é autarca em Cascais, e Pedro Morais Soares, secretário-geral do partido e presidente da junta de freguesia de Estoril-Cascais, além de Antonio Pires de Lima, ex-ministro do Governo anterior, PSD/CDS.

Pires de Lima “enterrou” divergências com a direção nacional dos centristas, por causa da posição do partido no “dossier” da contagem do tempo dos professores, dado que a líder, Assunção Cristas, “clarificou logo” o assunto, elogiou Melo e Pedro Mota Soares e atacou “a falta de vergonha” dos socialistas nas nomeações governamentais.

“Nunca se viu”, disse, “nem em democracia nem no tempo da ditadura”, pai e filha, marido e mulher juntos no conselho de ministros, como acontece neste executivo socialista liderado por António Costa, assim como “amigos e amiguetes” escolhidos para cargos governamentais. E pediu aos eleitores, que nas eleições de 26 de maio, mostrem um “cartão amarelo” aos socialistas.

“Armados” de canetas e panfletos, a comitiva centrista avançou para as bancadas, entre legumes, frutas e peixe, para tentar convencer eleitores a votar em 26 de maio no CDS. Nuno Melo e Mota Soares receberam mais sorrisos e promessas de voto, embora algumas pessoas tenham recusado o “papelinho” e um deles, à distância, tenha comentado “são todos uns fingidos”.

De resto, uma apoiante, que disse estar farta “desses talibãs”, adversários do CDS, que não identificou, promete o seu voto e espantou-se com a “beleza” dos “homens do CDS”, enquanto falava com Nuno Melo. “O CDS tem homens tão bonitos”, comentou. Melo e Mota Soares não escaparam à moda das selfies e distribuíram beijos e abraços.

Ainda perto da banca do peixe, um jornalista pediu ao eurodeputado para eleger um “carapau de corrida” nesta campanha, mas Melo não respondeu pelo respeito que os adversários lhe merecem.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A serio MELO??? a invocar a caridade cristã???
    É que ainda no outro dia te ouvi a mandar um bom vernáculo Português, quem tem telhados de vidro….

RESPONDER

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …