Começa esta sexta-feira e decorre até domingo, em Moscovo, o torneio Legends Cup, que junta antigos craques do futebol como William Gallas, Maicon, Florent Malouda, Georgios Karagounis. Nuno Gomes também ia… mas foi criticado.
Nuno Gomes chegou a ser um dos nomes confirmados no torneio Legens Cup na capital da Rússia, que vai reunir antigas lendas do futebol mundial.
O cartaz da competição tem nomes sonantes do passado recente como os franceses William Gallas e Florent Malouda, o antigo lateral brasileiro Maicon e ainda o grego bem conhecido dos benfiquistas Georgios Karagounis.
Quem também é bem conhecido dos benfiquistas e um dos “cabeça de cartaz” do torneio é Nuno Gomes. Só que, entretanto, o antigo capitão da seleção nacional portuguesa voltou atrás na decisão.
Na sequência de várias críticas – especificamente por parte da embaixada ucraniana em Portugal – por se associar a um “torneio de propaganda” da Rússia, Nuno Gomes comunicou que, afinal, não marcaria presença no torneio.
“Já tinha comunicado a organização que não iria estar presente”, disse o ex-avançado do Benfica, numa mensagem enviada à agência Lusa.
A par de Nuno Gomes, também o antigo internacional português e campeão europeu pelo FC Porto em 2004 Pedro Mendes tinha já a sua presença confirmada.
“A Embaixada da Ucrânia lamenta profundamente a decisão de Nuno Gomes – Embaixador da Liga Portugal e ex-jogador do Benfica – e Pedro Mendes de participarem no torneio Legends Cup na Rússia”, escreveu a embaixada ucraniana em Portugal, na rede social X (antigo Twitter), esta quinta-feira.
“Eles jogam do lado do agressor, que faz do desporto uma ferramenta de guerra híbrida”, remataram.
Embaixada da 🇺🇦 lamenta profundamente a decisão de @21nunogomes Embaixador da @ligaportugal e ex-jogador do @slbenfica e Pedro Mendes de participarem no Legends Cup na 🇷🇺
Eles jogam do lado do agressor que faz do desporto uma ferramenta de guerra híbrida #BoycottRussianSport pic.twitter.com/GJvJapfKeY
— UKR Embassy in PRT (@UKRinPRT) February 8, 2024