/

Nuno Crato alerta novo Governo. “Atenção aos professores que vamos ter daqui a dez anos”

2

Walter Branco / portugal.gov.pt

“Atenção aos professores que vamos ter daqui a dez anos”. Este é o alerta que Nuno Crato, antigo ministro da Educação do Governo de Pedro Passos Coelho (2011-2015), deixa ao novo Governo que será empossado este sábado. 

Em entrevista ao Público, esta quinta-feira publicada, o antigo governante reconhece que Portugal tem uma classe docente muito envelhecida, defendendo por isso que os próximos anos terão como questões centrais a formação, seleção e as carreiras dos professores.

“A maioria dos professores que temos foi formada noutra geração, noutra base.​ A formação de professores é a questão central da política [educativa] do país a médio prazo”.

“Todo o processo de formação inicial de professores, de seleção de professores e de acompanhamento da carreira é um problema central. Sabemos que uma percentagem muito grande [47%, segundo a OCDE] dos professores portugueses tem mais de 50 anos, que uma percentagem muito grande está perto da reforma e que a larga maioria vai ser substituída nos próximos dez, 15 anos. E terá de ser substituída por novos professores. Quem são os novos professores que vão chegar? É um problema que o país devia enfrentar de frente”, defendeu Nuno Crato, que é também professor e divulgador científico.

Questionado sobre se gostaria de deixar algum conselho ao novo Governo na área da educação, Nuno Crato apontou para os professores que estarão nas escolas na próxima década. “Atenção aos professores que vamos ter daqui a dez anos! Que sejam pelo menos tão bons como os que hoje temos“.

Nuno Crato fala ao Público depois de esta semana ter sido anunciado que o antigo governante vai liderar um novo projeto que pretende apoiar a educação em Portugal, o Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação.

O projeto, apresentado na passada terça-feira, é iniciativa da família Soares dos Santos e visa investir nos próximos dez anos 20 milhões de euros na educação, oriundos de fundos pessoais da empresa, noticiou o mesmo diário.

Explica o Público que o programa é dividido em dois ramos: o A a Z e o Ser Pro. O A a Z – Ler Melhor, Saber Mais é destinado a alunos do primeiro e segundo ano do ensino básico que tenham tenham dificuldades de aprendizagem. Por sua vez, o Ser Pro destina-se aos alunos do ensino profissional, tentando aproximar estudantes e empresas.

O projeto, que está já a ser aplicada em 33 escolas, segundo a SIC Notícias, terá ainda um site – o Ed_On – que permite o acesso a todos os interessados a estatísticas e artigos científicos sobre Educação.

Na mesma entrevista, Nuno Crato explica que o programa prevê a existência de professores-tutores que poderão ser selecionados de várias formas. “Temos várias situações. Situações em que as autarquias ajudam a escolher os professores-tutores. Temos professores-tutores que nós próprios contactamos para serem professores tutores. E nos Açores o governo regional ajuda a selecionar professores para esse trabalho”.

Dando conta que qualquer escola pode entrar em contacto com o projeto, Nuno Crato frisa que o “principal objetivo é que escolas e autarquias se apropriem dos melhores métodos para ajudar a resolver os problemas que os estudantes possam ter”.

ZAP //

2 Comments

  1. Os professores têm sido massacrados pelas últimas governações socialistas. Hoje já poucos estudantes querem ser professores. Daqui a 5 anos começará uma crise grave pela falta de professores. Aí, não sei onde iremos parar.

  2. A lata deste senhor é escabrosa!
    Se tivermos que responsabilizar alguém pelo estado de coisas em que está o corpo docente, é este senhor que se deve responsabilizar. Ele e o patrão dele, Passos Coelho.
    Uma pouca vergonha…Este senhor é um doutor em hipocrisia!
    Não há palavras suficientes nem existentes capazes de caracterizar a hipócrita preocupação deste homem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.