Nunca tantos norte-coreanos fugiram do país desde que Kim Jong-un é líder

kim-jong-un-wave1

As deserções de norte-coreanos para a Coreia do Sul cresceram 16% em termos anuais nos primeiros cinco meses deste ano – o maio crescimento registado após a chegada ao poder do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, segundo as autoridades de Seul.

O número de norte-coreanos que pediu asilo na vizinha Coreia do Sul, entre janeiro e maio, ascendeu a 590, segundo dados do Ministério da Unificação.

É a primeira vez que as entradas de desertores aumentam a este ritmo desde que, em 2011, Kim Jong-un chegou à liderança do regime de Pyongyang, após a morte do seu pai.

Os funcionários daquele ministério estimam que o aumento possa estar relacionado com o endurecimento das sanções pela ONU, em março, em retaliação pelo teste nuclear e lançamento de um míssil realizados pelo exército norte-coreano em janeiro e fevereiro.

As deserções em grupo, como as que protagonizaram em abril os 13 norte-coreanos que trabalhavam num dos restaurantes do regime na China, são uma raridade e têm contribuído para aumentar o número, segundo o Ministério da Unificação.

No ano de 2009 contabilizaram-se 2.914 deserções, um recorde que foi descendo de forma gradual, aparentemente pela melhoria da economia norte-coreana e pela maior vigilância aplicada na fronteira com a China, a principal rota de fuga.

O Ministério da Unificação considera que ao ritmo atual, o número vai crescer este ano, podendo atingir 1.500, o que representaria um aumento de 17,5% em relação a 2015.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que que o conflito ocorrido entre 1950 e 1953 acabou com um cessar-fogo em vez de um tratado de paz.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …