Nunca tantos norte-coreanos fugiram do país desde que Kim Jong-un é líder

kim-jong-un-wave1

As deserções de norte-coreanos para a Coreia do Sul cresceram 16% em termos anuais nos primeiros cinco meses deste ano – o maio crescimento registado após a chegada ao poder do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, segundo as autoridades de Seul.

O número de norte-coreanos que pediu asilo na vizinha Coreia do Sul, entre janeiro e maio, ascendeu a 590, segundo dados do Ministério da Unificação.

É a primeira vez que as entradas de desertores aumentam a este ritmo desde que, em 2011, Kim Jong-un chegou à liderança do regime de Pyongyang, após a morte do seu pai.

Os funcionários daquele ministério estimam que o aumento possa estar relacionado com o endurecimento das sanções pela ONU, em março, em retaliação pelo teste nuclear e lançamento de um míssil realizados pelo exército norte-coreano em janeiro e fevereiro.

As deserções em grupo, como as que protagonizaram em abril os 13 norte-coreanos que trabalhavam num dos restaurantes do regime na China, são uma raridade e têm contribuído para aumentar o número, segundo o Ministério da Unificação.

No ano de 2009 contabilizaram-se 2.914 deserções, um recorde que foi descendo de forma gradual, aparentemente pela melhoria da economia norte-coreana e pela maior vigilância aplicada na fronteira com a China, a principal rota de fuga.

O Ministério da Unificação considera que ao ritmo atual, o número vai crescer este ano, podendo atingir 1.500, o que representaria um aumento de 17,5% em relação a 2015.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que que o conflito ocorrido entre 1950 e 1953 acabou com um cessar-fogo em vez de um tratado de paz.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Em Itália, todos os alunos vão passar de ano. Mas serão avaliados

A Itália decidiu que que todos os alunos vão passar de anos, mas que serão avaliados, avançou na segunda-feira o Governo daquele país, que esteve reunido em Conselho de Ministros. "Pensamos em duas opções que possibilitarão …

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …