Paulo Rangel acusou “Governo grisalho” de Costa de “esquecer completamente os jovens”, sublinhando que nunca saiu tanta gente qualificada em Portugal como nos Governos de António Costa.
O primeiro vice-presidente do PSD, Paulo Rangel, acusou hoje o “Governo grisalho” de António Costa de “esquecer completamente os jovens nas suas políticas”, em áreas como educação, habitação e ambiente.
Numa intervenção na Universidade de Verão do PSD, num debate sobre se a idade mínima legal de voto deve baixar dos 18 para os 16 anos, Paulo Rangel defendeu o lado do ‘sim’ e aproveitou para deixar críticas ao executivo.
“Hoje precisamos de jovens a votar porque se há um Governo que se esqueceu os jovens, é o Governo de António Costa (…) Vocês são o lado lunar das políticas de Costa, por isso há tantos jovens a emigrar”, afirmou, dizendo que “nunca saiu tanta gente qualificada em Portugal como nos Governos de António Costa”.
O dirigente social-democrata desafiou alguém a “dar um exemplo de uma reforma que o Governo António Costa tenha feito a pensar nos jovens”, dizendo que o primeiro-ministro está sempre “a pensar como é que vai ter apoio eleitoral”.
“As gerações jovens precisam de ter voz contra um Governo que é claramente um Governo grisalho. António Costa esquece-se, quando procura agradar apenas às gerações mais velhas, que muitos dos mais velhos são pais e também avós”, afirmou.
No caso concreto da educação, Rangel acusou Costa de “nada fazer”, a não ser extinguir exames, e questionou “onde está a recuperação de aprendizagens” prometida depois da pandemia de covid-19.
“Na habitação, há uma crise brutal dos quartos: ninguém encontra um quarto por um preço acessível para arrendar em nenhuma cidade do país, em particular nos grandes centros. É um falhanço global”, disse.
Também na área do ambiente, o vice do PSD questionou o que o Governo de António Costa fez por este setor que interessa particularmente aos jovens “além de cortar sobreiros”.
“O que é que o Governo António Costa fez pelos jovens em Portugal, que medidas, que programas, que reformas trouxeram para os jovens em Portugal? Se alguém for capaz de identificar uma que verdadeiramente mude a vida dos jovens em Portugal, até admito mudar de posição e dizer que podem votar não aos 16 mas aos 17”, ironizou.
“É preciso mudar este Governo, mudar estas políticas, para isso é necessário que os jovens estejam empenhados na política”, defendeu.
// Lusa
Que triste.
Bem …se bem me lembro o P.M Passos Coelho incentivou publicamente e com insistência , Portugueses a Imigrarem . Agora vem este alucinado atirar a pedra ao charco sem ver que o PSD fica também enlodado ! …. enfim , são os Políticos que temos !
Os tempos não se comparam, estavamos em plena bancarrota que teve um criminoso como responsável Socrates e um governo irresponsavel do PS, um antro de criminosos. É má fé só ver as coisas no plano inclinado.
Está desatento. Numa altura de crise como estava Portugal, e parte da Europa, o PM na altura simplesmente disse que na impossibilidade de conseguirem emprego/trabalho dentro de portas, as pessoas teriam de colocar a hipótese de emigrar. Actualmente o que se passa é, mesmo tendo havido uma altura económica excepcional, até inícios de 2020, o Governo o que fez foi o desincentivo económico, penalizando quem trabalha e quer trabalhar, incentivando a dependência do Estado, para capturar votantes.
Governo do qual o Costa fez parte. Aliás, muitos dos actuais que compõem o Governo. Há gente desatenta.
Este atento é o atento mais distraído que conheço… Nem percebe que a realidade do país que Passos Coelho herdou era a de um país que nem para salários dos funcionários públicos tinha dinheiro …enfim, tristeza…
Bem ………..è com todo o respeito , que tomo en consideração os comentários dos Comentadores que se sentem incomodados por a atitude do ex. P.M Passos Coelho e da sua Politica de Imigração para Trabalhadores Portugueses qualificados ou não , convidados a Imigrar ! . O P.S e o Governo Socrates , deixou o País numa situação desastrosa , certo ! …. Mas é bom recordar “então” a austeridade necessária e a austeridade exagerada bem para além das exigências do FMI , das Privatizações de Sectores estratégicos en roda livre , dos cortes orçamentais das Familias modestas , de um Governo de Coa ligação PSD-CDS que acabou por fracassar “irrevogavelmente” . Desde o 25 Abril , sucessivos Governos e “Desgovernos” com mais ou menos mandatos , levaram o País ao ponto que está . Isto Sim é a realidade que demonstra a qualidade de Políticos , que querem o Poder a todo custo , não para Governarem mas para Se Governarem . Se hoje , qualquer que seja a força Politica , viesse a ser Eleita para Governar , nada mudaria , ao abrigo do péssimo legado do Poder anterior , da Pandemia, da Guerra as portas da U.E e porque não da alteração climática ! …Pobres cada vez mais Pobres e Abastados cada vez mais Ricos . Após estas respeitosas palavras , un Ben Haja a todos !