“Eu nunca disse que a Rússia não interferiu nas eleições”, afirma Trump

Kevin Dietsch / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Depois de 13 cidadãos russos terem sido formalmente acusados pela justiça norte-americana de terem interferido nas eleições de 2016, Donald Trump afirma que os russos estão “a rir à gargalhada” dos americanos.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma série de publicações no Twitter, este domingo, depois das acusações apresentadas na passada sexta-feira pelo procurador Robert Mueller contra 13 cidadãos russos por terem interferido nas eleições presidenciais americanas de 2016.

Trump voltou a garantir que não houve conluio nenhum entre a sua campanha e o governo russo e atacou os democratas, lembrando que “o único conluio” existente foi entre a Rússia, Hillary Clinton e o Comité Nacional Democrata, escreve o Observador.

Barack Obama também foi um dos alvos do atual Presidente norte-americano. “Obama era presidente, sabia da ameaça e não fez nada”, escreveu no Twitter, agradecendo ao congressista democrata Adam Schiff por ter feito esta crítica em público.

Eu nunca disse que a Rússia não interferiu nas eleições, eu disse que ‘pode ser a Rússia, ou a China ou outro país ou grupo, ou pode ser um génio de 180 kg sentado na cama a brincar com o computador’. A mentira russa foi que a campanha Trump conspirou com a Rússia. Nunca o fez”, escreveu o Presidente.

Além disso, Trump referiu que o objetivo da Rússia era “criar discórdia, disrupção e caos nos EUA”, afirmando que conseguiram o que queriam. “Eles estão a rir à gargalhada em Moscovo. Torna-te esperta, América“, escreveu noutra publicação.

Este domingo, o antigo procurador especial Kenneth Starr afirmou, em declarações à Fox, que a Rússia não tem necessidade de conspirar com ninguém. Já o senador democrata Chris Coon, à CBS, questionou “porque é que o presidente Trump não está a agir para proteger” a democracia “quando há agora provas indisputáveis de que a Rússia interferiu”.

Por sua vez, Donald Trump criticou o FBI por estar a “desperdiçar tempo” a investigar as ligações à Rússia, tempo esse que poderia ser investido na investigação da denúncia que recebeu sobre o atirador que matou 17 pessoas numa escola na Florida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …