Número de mortos por saques e violência na Venezuela sobe para 13

Miguel Gutierrez / EPA

Protestos de 6 de Abril de 2017 em Caracas, Venezuela

Protestos de 6 de Abril de 2017 em Caracas, Venezuela

Pelo menos 12 pessoas morreram, esta sexta-feira, em saques num bairro popular de Caracas, na Venezuela, e uma em protestos da oposição, além de se registarem danos materiais, com Governo e oposição a responsabilizarem-se mutuamente.

Mais de uma dezena de espaços comerciais foram alvo de saque na madrugada de sexta-feira, depois de um protesto contra o Governo em El Valle, incluindo uma padaria onde morreram eletrocutadas nove pessoas que participavam no roubo.

O Governo elevou o número de vítimas mortais em El Valle para 12, três com arma de fogo, e indicou que seis pessoas ficaram feridas por disparos.

O autarca do município Libertador de Caracas, o ‘chavista’ Jorge Rodríguez, afirmou que os dirigentes da oposição “queriam queimar crianças” durante os distúrbios em El Valle, já que as autoridades tiveram de evacuar o hospital infantil da zona, afetados pelos distúrbios.

Bandos de delinquentes foram ativados para atacar o centro de saúde”, afirmou o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas, explicando que “28 crianças, seis delas recém-nascidos” tiveram de ser retiradas.

O vice-presidente venezuelano, Tareck el Aissami, responsabilizou o deputado da oposição José Guerra e acusou-o de promover “atos terroristas”.

Por seu lado, Guerra garantiu em conferência de imprensa que a violência na zona foi iniciada pela Guarda Nacional, que disparou contra edifícios e lançou gás lacrimogéneo para dispersar o protesto da oposição.

Disse também que há grupos de civis “armados pelo Governo” que promoveram a violência em El Valle.

O autarca de Sucre, Carlos Ocariz, da oposição, deu conta da morte de um homem no bairro de Petare, no leste da capital, durante os protestos contra o Governo, e pediu que a sua morte seja investigada.

“É com muita dor que informo da morte, por impacto de bala, de Melvin Guaitan, humilde trabalhador, morador do bairro Sucre, Petare”, disse Ocariz através da sua conta de Twitter.

Esta morte junta-se a outras nove de pessoas que, nas últimas três semanas, perderam a vida nos protestos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda pelas …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …