Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas.

Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses 2.281, menos 368 do que no ano anterior. Trata-se de uma tendência que tem vindo a ser registada nos últimos anos, depois de em 2019 ter entrado em vigor a lei que proíbe a morte de animais errantes para controlo da população.

Os números são avançados pela edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, que ouviu Ricardo Lobo, presidente da Associação Nacional dos Médicos Veterinários dos Municípios, sobre a problemática. Segundo o especialista, depois da queda abrupta registada em 2019, como resultado da entrada em vigor da legislação, é agora expectável que os números estabilizem e não aconteçam quedas tão abruptas — com os números a cifrarem-se nos dois mil abates por ano.

Jorge Cid, bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, garantiu à mesma fonte que “nenhum centro de recolha oficial abate um animal por excesso de população”. Segundo a legislação em causa, os animais só podem ser eutanasiados em “casos comprovados de doença manifestamente incurável e quando se demonstre ser a única via e indispensável para eliminar a dor e o sofrimento irrecuperável do animal”.

No que respeita aos abates por concelhos, Torres Vedras, com 204, e Marco de Canaveses, com 122, são os que mais ocorrências registaram. Já na análise por regiões, o Norte encabeça, com 828 abates, a lista. No espectro oposto, foi também no Norte que se registou o maior valor nos animais adotados, recolhidos e vacinados. Já Lisboa foi a região onde mais animais foram adotados, 1488 no total.

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos libaneses ajudam a retirar pessoas depois dos confrontos durante uma manifestação em Beirute

Líbano decreta dia de luto nacional depois de tiroteio durante manifestação causar seis mortos

Confrontos durante uma manifestação convocada pelo Hezbollah na manhã de ontem causaram seis vítimas mortais. O protesto era contra o juiz que lidera o inquérito à explosão no porto de Beirute no ano passado. O Líbano …

Argentina ganhou: os números de Emiliano e a crítica de Messi

Resultado positivo diante do Peru não impediu uma "boca" do número 10 ao árbitro. Mais um jogo em que Emiliano Martínez não sofreu golos. A Argentina está cada vez mais perto de assegurar a presença na …

Leão promete "boa notícia" para as empresas sobre o preço da electricidade

Com as negociações em torno do Orçamento do Estado para 2022 ao rubro, o ministro das Finanças, João Leão, acredita num entendimento à esquerda e revela que o próximo ano vai trazer "uma boa notícia" …

"Não tenho problema em ir para casa" - e foi mesmo, no dia seguinte

Eduardo Berizzo, seleccionador do Paraguai, disse que não teria que receber qualquer indemnização, se fosse demitido. E foi. O percurso de qualificação para a fase final do Mundial 2022 não está propriamente famoso para os lados …

Revolta contra os preços dos combustíveis. Greves, ameaças de bloqueio e transporte escolar em risco

A contínua subida dos preços dos combustíveis está a gerar uma onda de contestação, com cidadãos a apelarem à greve ao abastecimento, os camionistas a ameaçarem com protestos, alertas de aumento de bens essenciais, como …

Supercomputador prevê classificação final da Premier League — com Brentford à frente do United

Um supercomputador previu a classificação final da Premier League deste ano e pode-se dizer que a tabela classificativa está recheada de surpresas. O atual campeão europeu Chelsea é apontado como o futuro vencedor da Premier League, …

Gary Neville identificou o ponto fraco de Cristiano Ronaldo

Gary Neville diz que Cristiano Ronaldo "não trabalha o suficiente nos grandes jogos". O ex-futebolista alerta o treinador do United para tomar medidas para precaver isto. Apesar dos seus feitos extraordinários, Cristiano Ronaldo é um ser …

Infarmed aprovou financiamento público para o medicamento mais caro do mundo

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal tipo 1. "Foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma, uma nova opção …

Explosão em mesquita no Afeganistão faz vários mortos

Uma forte explosão atingiu, esta sexta-feira, uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no Afeganistão, tendo feito vários mortos e feridos. De acordo com a BBC, pelo menos 16 pessoas morreram e 32 ficaram feridas, na …

PCP diz ser "lamentável ver ministros a falar de eleições antecipadas"

O líder parlamentar do PCP respondeu aos ministros do Governo socialista que, nos últimos dias, têm acenado com os problemas de um eventual cenário de eleições antecipadas. Nos últimos dias foram vários os ministros que têm …