Núcleo da Terra pode ter uma “fuga” de ferro pesado (e chegar até à superfície)

Uma equipa de geólogos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu, depois de analisar as camadas internas da Terra, que o núcleo líquido do nosso planeta pode estar a libertar isótopos de ferro pesado.

Os cientistas sugerem que uma queda significativa da temperatura do núcleo de ferro líquido da Terra para o manto de rocha exterior empurra os isótopos de ferro mais pesados para a superfície do planeta, enquanto que os mais leves permanecem no interior do núcleo terrestre, explica o portal Science Daily.

A “fronteira” entre o núcleo de ferro líquido e o manto rochoso terrestre fica a cerca de 2.900 quilómetros abaixo da superfície da Terra, explicam os cientistas no novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista especializada Nature Geoscience, dando conta que é nesta transição que a temperatura cai mais de 1.000 graus do núcelo mais quente para o manto mais frio.

“Os resultados sugerem que o ferro do núcleo tem estado a infiltrar-se no manto há mil milhões de anos”, disse o autor principal do estudo, Charles Lesher.

Os procedimentos, levados a cabo a altas temperaturas e pressões, poderiam também explicar porque é que existem mais isótopos pesados de ferro nas rochas do do mando do que nos meteoritos de condritos, o principal material do início do Sistema Solar.

Simulações computorizadas realizadas pelo geólogos mostram ainda que o ferro do núcelo pode mesmo chegar à superfície, afirmando os cientistas que este fenómeno poderia explicar os altos níveis de depósitos de ferro encontrados em erupções vulcânicas nas costas de Samoa e do Havai.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Leiam o apocalipse.

      Está lá tudo, as vezes apanho a rádio de Deus e sei o futuro

      Sangue, é ferrugem, oxido de ferro..

      O homem tem que mudar a sua maneira de estar e respeitar a natureza e o proximo. O egocentrismo vai ser punido por Deus. A sociedade sos e torna perfeita quando a diferença de ordenados entre todos nao ultrapassar os 10%.

      assim já nao existem senhores inchados…, seres hediondos.

  1. E ainda andaram os tontos dos Russos, entre 1970 e 1989, a fazer um furo de mais de 12 km (Poço Superprofundo de Kola), na tentativa de perfurar a crosta terrestre! Mais uma experiência estúpida, a colocar em risco a segurança do planeta.

    • 12 km para 2.900 km ainda falta muito km ….e se todos tivéssemos a mesma ideia ainda vivíamos na idade da pedra

    • Escute uma coisa. Sabe que os vulcões estão em contacto com o manto? Portanto os russos não fizeram mais do que furar a crosta e o manto superior constituído principalmente por Si e Al e não Ni e Fe! Além do mais a crosta tem em média uma profundidade de 18 km. E pararam porque entretanto a Urss caiu. Mas era numa zona sem falhas sísmicas. Quiçá não teriam feito um bom trabalho com bom senso? uma vez que aliviava a pressão geológica e evitavam o despoletar de sismos e vulcões ativos na zona da placa euro-asiática e Indiana. Nunca saberemos. Abraços e saúde

  2. Um vem com umas tretas sobre deus e “respeitar a natureza” e o raio. O outro vem com uma treta sobre os russos fazerem um buraco no chão, como se isso fosse alguma coisa de especial.

    Vocês acham que o ser humano tem alguma coisa que ver com o que está reportado na notícia??? Vocês leram a notícia??? Isto está a acontecer há 1000 milhões de anos, o que é que tem a ver com o respeito com a natureza ou com os russos?

    Cambada de gente louca e alucinada que comenta as notícias, sonham com papões em todo o lado!

    • Lol… Sentem-se bem com as suas crenças.
      São do tipo dos que vem a esposa toda despenteada a sair de um hotel com outro tipo e acreditam que nada aconteceu, apenas conversaram…
      Dissonância cognitiva. 🙂

    • Na volta há gente que responde e é licenciada em Eng. Geológica pela FCT-UNL de 91/96. Mas talvez sejam crentes em julgar os outros. Qual “alegoria da Caverna” de Platão. Também vê sombras?…
      Abraços e saúde

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …