NSA “invadiu” Yahoo e Google e até o Papa espiou

Val Gempis / USAF

foto: Val Gempis / USAF

foto: Val Gempis / USAF

A NSA, Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, invadiu os principais links de comunicação que ligam os centros de dados de Yahoo e Google em todo o mundo, noticiou esta quarta-feira o jornal The Washington Post. A denúncia cita documentos obtidos por Edward Snowden e entrevistas com funcionários.

De acordo com dados secretos de 9 de janeiro deste ano, a NSA enviou todos os dias milhões de gravações a partir de redes internas do Yahoo e do Google para o centro de armazenamento de dados em Fort Mead, Maryland, sede da agência.

Nos últimos 30 dias, foram processados e enviados mais de 180 milhões de novas gravações de metadados, que incluem quando e quem enviou ou recebeu e-mails, além de textos, ficheiros áudio e vídeos.

A Google afirmou estar preocupada com as suspeitas de que o governo teria interceptado o tráfego de dados da empresa, mas que não tinha conhecimento da invasão.

Um porta-voz da Yahoo declarou que a empresa tem “controles rigorosos para proteger a segurança dos centros de dados” e que não dá acesso aos seus bancos de dados “à NSA ou a qualquer outro órgão do governo”.

Funcionários da Casa Branca e do Escritório do Director de Inteligência Nacional, que supervisiona a NSA, recusaram-se a comentar a denúncia.

O Washington Post afirma que as duas agências copiaram os fluxos de dados através de cabos de fibra ótica que transmitem as informações entre os centros de dados das duas gigantes de Silicon Valley.

 

NSA espiou até o papa, afirma revista italiana Panorama

A espionagem norte-americana não teria poupado nem os cardeais da Igreja Católica, segundo a revista italiana Panorama. De acordo com o semanário, a NSA interceptou telefonemas de diversos cardeais, entre eles o argentino Jorge Mario Bergoglio, pouco antes de ser eleito papa.

A revelação da Panorama vem à tona depois de o site Cryptome ter noticiado que a espionagem dos EUA interceptou 46 milhões de telefonemas em Itália entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. “Aparentemente há também ligações do e para o Vaticano” e a NSA “espiou o papa”, enfatiza a semanário.

“Há receios de que os norte-americanos tenham continuado a escutar as conversas dos prelados até a véspera do conclave”, inclusivé algumas envolvendo o futuro papa Francisco, prossegue a revista.

O conclave papal é um acontecimento historicamente cercado de segredo. Quando os cardeais católicos se fecham na Capela Sistina para escolher o novo líder para a Igreja, um moderno sistema é instalado com os objectivos de impedir qualquer comunicação dos prelados com o mundo exterior e que o local seja alvo de escutas clandestinas.

Citado pela emissora Al Jazeera, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que não é do conhecimento da Santa Sé a informação de que os cardeais teriam sido espiados. “Não estamos preocupados com isso“, declarou.

A Panorama lembra que Bergoglio é considerado uma “pessoa de interesse” pelos serviços de espionagem norte-americana pelo menos desde 2005, segundo revelações feitas pela WikiLeaks.

 

MA /Agência Estado /Associated Press

PARTILHAR

RESPONDER

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …

Maduro prepara reestruturação do Governo venezuelano

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu aos ministros do seu Governo que ponham os seus cargos à disposição, a fim de impulsionar uma "reestruturação profunda" do Executivo. O anúncio foi feito este domingo através do …