NSA “invadiu” Yahoo e Google e até o Papa espiou

Val Gempis / USAF

foto: Val Gempis / USAF

foto: Val Gempis / USAF

A NSA, Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, invadiu os principais links de comunicação que ligam os centros de dados de Yahoo e Google em todo o mundo, noticiou esta quarta-feira o jornal The Washington Post. A denúncia cita documentos obtidos por Edward Snowden e entrevistas com funcionários.

De acordo com dados secretos de 9 de janeiro deste ano, a NSA enviou todos os dias milhões de gravações a partir de redes internas do Yahoo e do Google para o centro de armazenamento de dados em Fort Mead, Maryland, sede da agência.

Nos últimos 30 dias, foram processados e enviados mais de 180 milhões de novas gravações de metadados, que incluem quando e quem enviou ou recebeu e-mails, além de textos, ficheiros áudio e vídeos.

A Google afirmou estar preocupada com as suspeitas de que o governo teria interceptado o tráfego de dados da empresa, mas que não tinha conhecimento da invasão.

Um porta-voz da Yahoo declarou que a empresa tem “controles rigorosos para proteger a segurança dos centros de dados” e que não dá acesso aos seus bancos de dados “à NSA ou a qualquer outro órgão do governo”.

Funcionários da Casa Branca e do Escritório do Director de Inteligência Nacional, que supervisiona a NSA, recusaram-se a comentar a denúncia.

O Washington Post afirma que as duas agências copiaram os fluxos de dados através de cabos de fibra ótica que transmitem as informações entre os centros de dados das duas gigantes de Silicon Valley.

 

NSA espiou até o papa, afirma revista italiana Panorama

A espionagem norte-americana não teria poupado nem os cardeais da Igreja Católica, segundo a revista italiana Panorama. De acordo com o semanário, a NSA interceptou telefonemas de diversos cardeais, entre eles o argentino Jorge Mario Bergoglio, pouco antes de ser eleito papa.

A revelação da Panorama vem à tona depois de o site Cryptome ter noticiado que a espionagem dos EUA interceptou 46 milhões de telefonemas em Itália entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. “Aparentemente há também ligações do e para o Vaticano” e a NSA “espiou o papa”, enfatiza a semanário.

“Há receios de que os norte-americanos tenham continuado a escutar as conversas dos prelados até a véspera do conclave”, inclusivé algumas envolvendo o futuro papa Francisco, prossegue a revista.

O conclave papal é um acontecimento historicamente cercado de segredo. Quando os cardeais católicos se fecham na Capela Sistina para escolher o novo líder para a Igreja, um moderno sistema é instalado com os objectivos de impedir qualquer comunicação dos prelados com o mundo exterior e que o local seja alvo de escutas clandestinas.

Citado pela emissora Al Jazeera, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que não é do conhecimento da Santa Sé a informação de que os cardeais teriam sido espiados. “Não estamos preocupados com isso“, declarou.

A Panorama lembra que Bergoglio é considerado uma “pessoa de interesse” pelos serviços de espionagem norte-americana pelo menos desde 2005, segundo revelações feitas pela WikiLeaks.

 

MA /Agência Estado /Associated Press

PARTILHAR

RESPONDER

Matteo Salvini considera que pode ser candidato à Comissão Europeia

Matteo Salvini, líder da extrema-direita italiana disse que deveria ser candidato à presidência da Comissão Europeia caso se verifique a vitória de "uma coligação soberanista" nas próximas eleições europeias. “É verdade. Amigos de diferentes países europeus …

Ryanair revela vídeo. Fotografia de tripulantes a dormir no chão foi encenada

Um vídeo divulgado pela Ryanair confirmou que a fotografia dos tripulantes portugueses a dormir no chão foi encenada. A imagem foi denunciada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC). De acordo com …

Jornalista saudita. Arábia transferiu 100 milhões para os Estados Unidos

A Arábia Saudita transferiu 100 milhões de dólares para os EUA nesta terça-feira, no mesmo dia em que o secretário de estado norte-americano Mike Pompeo chegou à capital Riade para discutir os contornos da morte …

Benfica contratou russos para investigar e-mails

O Benfica contratou uma empresa de cibersegurança e um escritório de advogados russos para identificar os responsáveis das empresas onde estão alojados os e-mails confidenciais divulgados pelos blogues anónimos. De acordo com a página de jornal …

Demissão de Rovisco Duarte terá sido imposta por novo ministro da Defesa

Rovisco Duarte apresentou a sua demissão ao ministro da Defesa, tendo sido João Gomes Cravinho quem o "empurrou" para a saída, avança o Observador. Esta quarta-feira de manhã, o Chefe de Estado Maior do Exército, Rovisco …

Centeno pode ter mais 150 milhões para aumentos na função pública

O ministro das Finanças já disse e repetiu que só tem 50 milhões de euros para aumentar os salários da função pública em 2019. No entanto, esta verba faz plano de um plano mais generoso, …

Governo muda as regras do jogo. Reforma antecipada só para quem aos 60 tem 40 anos de descontos

O Governo quer limitar, a partir de outubro do próximo ano, o acesso à reforma antecipada aos trabalhadores que começaram a descontar para a Segurança Social antes dos 20 anos. O Governo vai alterar o regime …

Vistos Gold representam um "sério risco de segurança" para a União Europeia

A comissária europeia da Justiça, Vera Jourova, criticou esta terça-feira os Estados-membros que têm a prática de atribuir 'vistos gold' a cidadãos extracomunitários ricos, instando-os a assegurar que a cidadania europeia não é concedida a …

Espanha em alerta vermelho por uma das piores tempestades da última década

Espanha está em alerta vermelho por causa da aproximação de duas tempestades, uma oriunda do Mediterrâneo e outra do Atlântico. O instituto de meteorologia espanhol prevê acumulação de chuva que pode ultrapassar os 100 litros …

Governo quer substituir manuais gratuitos depois de três utilizações

Os manuais escolares gratuitos, que no próximo ano serão distribuídos a um 1,2 milhões de alunos do 1.º ao 12.º ano, deverão ser utilizados três vezes e depois substituídos por novos, afirmou o secretário de …