NSA “invadiu” Yahoo e Google e até o Papa espiou

Val Gempis / USAF

foto: Val Gempis / USAF

foto: Val Gempis / USAF

A NSA, Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, invadiu os principais links de comunicação que ligam os centros de dados de Yahoo e Google em todo o mundo, noticiou esta quarta-feira o jornal The Washington Post. A denúncia cita documentos obtidos por Edward Snowden e entrevistas com funcionários.

De acordo com dados secretos de 9 de janeiro deste ano, a NSA enviou todos os dias milhões de gravações a partir de redes internas do Yahoo e do Google para o centro de armazenamento de dados em Fort Mead, Maryland, sede da agência.

Nos últimos 30 dias, foram processados e enviados mais de 180 milhões de novas gravações de metadados, que incluem quando e quem enviou ou recebeu e-mails, além de textos, ficheiros áudio e vídeos.

A Google afirmou estar preocupada com as suspeitas de que o governo teria interceptado o tráfego de dados da empresa, mas que não tinha conhecimento da invasão.

Um porta-voz da Yahoo declarou que a empresa tem “controles rigorosos para proteger a segurança dos centros de dados” e que não dá acesso aos seus bancos de dados “à NSA ou a qualquer outro órgão do governo”.

Funcionários da Casa Branca e do Escritório do Director de Inteligência Nacional, que supervisiona a NSA, recusaram-se a comentar a denúncia.

O Washington Post afirma que as duas agências copiaram os fluxos de dados através de cabos de fibra ótica que transmitem as informações entre os centros de dados das duas gigantes de Silicon Valley.

 

NSA espiou até o papa, afirma revista italiana Panorama

A espionagem norte-americana não teria poupado nem os cardeais da Igreja Católica, segundo a revista italiana Panorama. De acordo com o semanário, a NSA interceptou telefonemas de diversos cardeais, entre eles o argentino Jorge Mario Bergoglio, pouco antes de ser eleito papa.

A revelação da Panorama vem à tona depois de o site Cryptome ter noticiado que a espionagem dos EUA interceptou 46 milhões de telefonemas em Itália entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. “Aparentemente há também ligações do e para o Vaticano” e a NSA “espiou o papa”, enfatiza a semanário.

“Há receios de que os norte-americanos tenham continuado a escutar as conversas dos prelados até a véspera do conclave”, inclusivé algumas envolvendo o futuro papa Francisco, prossegue a revista.

O conclave papal é um acontecimento historicamente cercado de segredo. Quando os cardeais católicos se fecham na Capela Sistina para escolher o novo líder para a Igreja, um moderno sistema é instalado com os objectivos de impedir qualquer comunicação dos prelados com o mundo exterior e que o local seja alvo de escutas clandestinas.

Citado pela emissora Al Jazeera, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que não é do conhecimento da Santa Sé a informação de que os cardeais teriam sido espiados. “Não estamos preocupados com isso“, declarou.

A Panorama lembra que Bergoglio é considerado uma “pessoa de interesse” pelos serviços de espionagem norte-americana pelo menos desde 2005, segundo revelações feitas pela WikiLeaks.

 

MA /Agência Estado /Associated Press

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …

Mulheres ganham 9% das câmaras, menos do que em 2017

Das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017, segundo o portal de dados estatísticos …

Turismo só usou um terço das linhas de crédito criadas para o setor

A utilização das linhas de crédito destinadas especificamente ao turismo ficou aquém do esperado. Até agora, as empresas só utilizaram cerca de 30% destas linhas, que disponibilizam um valor conjunto de 400 milhões de euros. Rita …

Carla Tavares reeleita na Amadora. Suzana Garcia assume responsabilidade da derrota

 A socialista Carla Tavares foi reeleita, este domingo, com maioria absoluta, como presidente da Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa. Os resultados da noite eleitoral deram o triunfo à candidatura liderada pela socialista Carla …

Corrida aos combustíveis. A antecipar um "inverno difícil", Reino Unido vai dar vistos temporários a camionistas

A falta de camionistas tem levado a filas nas bombas de combustíveis e entre 50% e 90% já estão vazias em algumas zonas do país. O governo vai dar vistos temporários a camionistas e está …

Vencedores e vencidos, numa noite eleitoral de perder o fôlego

A noite eleitoral foi longa e de perder o fôlego até ao último minuto. Entre alguns imprevistos, surpresas e validações, Lisboa foi o palco dos maiores holofotes: Carlos Moedas foi o grande e surpreendente vencedor …

Isaltino Morais reeleito em Oeiras. CDU perdeu vereador

O candidato independente Isaltino Morais foi reeleito presidente da Câmara de Oeiras nas eleições autárquicas deste domingo, tendo dedicado a vitória à juventude. “Não importa a percentagem. O que importa é que crescemos muito, aumentámos a …