NSA fez mais de 300 relatórios sobre Merkel

Medvedev / Wikimedia

A chanceler alemã, Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel

A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos fez mais de 300 relatórios sobre a chanceler alemã Angela Merkel, divulgou hoje a revista Der Spiegel, citando informações do antigo consultor norte-americano Edward Snowden.

O nome da chanceler aparece entre os 122 chefes de Estado e de Governo sobre os quais a NSA recolhia informações em maio de 2009, escreve a revista na sua página na internet.

A Agência norte-americana “fez mais de 300 relatórios sobre Angela Merkel”, segundo os documentos consultados pela Der Spiegel e nos quais figuram também os nomes dos presidentes do Peru, da Somália e mesmo da Bielorrússia.

Os arquivos foram armazenados numa base de dados da NSA que “poderá ser um elemento de prova importante” aos olhos da justiça alemã, que “vai decidir nos próximos dias se abre um inquérito judicial por suspeita de espionagem”, diz a revista.

A NSA está no centro de um vasto escândalo desde as revelações do verão passado do antigo colaborador da Agência Edward Snowden, sobre práticas de espionagem em larga escala de dirigentes estrangeiros, nomeadamente de Angela Merkel.

Documentos tornados públicos por Snowden em outubro passado mostraram que a NSA tinha feito escutas telefónicas do telemóvel da chanceler durante vários anos.

As revelações provocaram protestos na Alemanha, país onde o respeito pela vida privada é uma questão muito sensível, e afetaram as relações entre os dois países.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco desconhece "avanços" no novo apoio social (e sugere que Rio seja dispensado das negociações)

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse este domingo que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado …

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …