/

Novo submarino da Coreia do Sul entra em ação em 2024 – e desvia as atenções de Pyongyang

As principais potências do mundo estão cada vez mais preocupadas com os assuntos de defesa. Como tal, tem sido grande a aposta em armamento. É o caso da Coreia do Sul.

O país lançou um novo submarino que pode disparar mísseis balísticos. Esta é a terceira grande aquisição da potência, de acordo com o Korea Times.

A cerimónia de lançamento do novo submarino ocorreu no estaleiro da Hyundai Heavy Industries Co., na cidade de Ulsan, no sudeste da Coreia do Sul.

Em homenagem a um ativista envolvido na independência coreana, o veículo foi batizado de Shin Chae-ho, sendo que representa o terceiro e último dos três submarinos Changbogo-III Batch-I que o país desenvolveu sem terceirizar tecnologias. O projeto custou cerca de 2,77 mil milhões de dólares.

De acordo com o comunicado, os três novos barcos têm capacidade para disparar mísseis balísticos lançados por submarino (SLBMs).

O primeiro da sua categoria foi lançado em 2018 e começou a operar em agosto. O segundo, denominado Ahn Mu, deixou o porto em novembro de 2020 para testes e será recebido pela marinha coreana no próximo ano, de acordo com autoridades, noticia o Korea Times.

O novo submarino tem 9,6 metros de largura e 83,5 metros de comprimento, e pode transportar 50 tripulantes ao longo de 20 dias sem emergir, de acordo com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) do país, que também informou que o veículo será entregue à Marinha em 2024, após operações de teste.

“O submarino tem uma forte capacidade de dissuadir provocações, pois pode ser equipado com SLBMs testados no início deste mês”, referiu a Marinha, citada pelo Korea Times.

Um ponto curioso é o facto de cerca de 76% das peças do submarino serem “produzidas localmente, o que permite uma garantia de “manutenção e melhor suporte tecnológico em tempo hábil”.

No início de setembro, a Coreia do Sul revelou o seu primeiro SLBM auto-construído ao declarar o lançamento de teste do seu submarino Dosan Ahn Chang-ho, que tem seis tubos de pouso verticais que podem disparar SLBMs.

A vizinha, Coreia do Norte, também está a desenvolver as suas capacidades de produzir armamento e revelou um conjunto de novos SLBMs nos últimos meses.

O país também está a construir um novo submarino que, segundo os especialistas, pode transportar mísseis. No entanto, as autoridades frisam que a Coreia do Norte ainda não fez um teste bem-sucedido de ejeção subaquática desses sistemas.

De recordar que o Governo de Pyongyang tentou pressionar a Coreia do Sul a cessar o seu desenvolvimento e aquisição de armas avançadas, alegando que estas movimentações constituem uma expressão de intenção hostil.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.