Novo sistema mecânico torna mais fácil virar doentes acamados

Uma equipa de investigadores do EPFL, na Suíça, desenvolveu um sistema mecânico inovador que ajuda a virar pacientes acamados. O dispositivo também reduz para metade a equipa necessária para o fazer. 

Para virar um paciente intubado numa cama de hospital são necessárias entre cinco e seis pessoas. No caso dos pacientes em coma induzido, o procedimento é realizado pelo menos duas vezes por dia, com o objetivo de melhorar a sua respiração e prevenir úlceras de pressão.

Recentemente, uma equipa do Instant-Lab da EPFL, na Suíça, desenvolveu um sistema simples, mas inovador, que permite reduzir para apenas três pessoas a equipa necessária para virar um paciente numa cama de hospital.

O dispositivo foi testado na Escola de Enfermagem La Source, em Lausanne, e na unidade de terapia intensiva do Hospital da Universidade de Genebra (HUG) e já está pronto para produção em larga escala.

Normalmente, para virar um paciente acamado, a equipa médica coloca um lençol limpo sobre o doente – de modo a que os lençóis possam ser trocados ao mesmo tempo – e rola suavemente o paciente usando a força dos braços.

De acordo com o comunicado da EPFL, o sistema, batizado de Décubitus, usa uma espécie de braçadeira de metal para unir as partes superior e inferior dos lençóis à volta do paciente em quatro sítios: por cada ombro e por cada joelho.

Nas braçadeiras, as duas camadas de tecido são enroladas em torno de uma minúscula haste que se encaixa numa cavidade para as prender. Desta forma, o paciente fica firmemente preso entre os lençóis.

Estas peças de metal contam também com orifícios para prender cabos, que estão presos a uma espécie de elevador – o sistema de elevação normalmente usado em hospitais para transferir pacientes, que permite que o paciente seja inclinado graduadamente sem esforço físico da equipa de enfermagem.

O paciente, inicialmente em decúbito ventral, é elevado até atingir a posição lateral, sendo suavemente apoiado nas costas. O processo reverso é feito da mesma maneira.

“Este sistema muito suave permite que os cuidadores se concentrem exclusivamente na técnica de viragem correta”, disse Dominique Truchot-Cardot, médico e chefe do laboratório de inovação da Haute École de la Santé La Source, citado no comunicado.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …

Estar com cães de terapia pode trazer benefícios que duram semanas

Um novo estudo mostra que os efeitos positivos associados a passar tempo com cães de terapia podem durar até seis semanas. Em muitas universidades norte-americanas, os alunos têm a possibilidade de frequentar programas específicos para reduzir …