Novo sensor na orelha mede açucar no sangue e envia dados para tablet

DR Mediwise

-

Um grupo de investigadores, que inclui um português, descobriu uma forma de os diabéticos medirem o açúcar no sangue, através de pequenos sensores instalados na orelha, dispositivo que transmite os resultados para um smartphone ou tablet.

O projeto GlucoWise, desenvolvido por uma startup (empresas que estão a iniciar atividade com base num produto inovador) sedeada no Reino Unido, é um dos quatro finalistas no concurso Building Global Innovators, ou BGI, uma iniciativa do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, que tem a colaboração do programa MIT Portugal e da Caixa Capital.

Esta tecnologia inovadora na área da saúde foi hoje escolhida como exemplo para apresentar num encontro com jornalistas para anunciar a cerimónia que vai dar a conhecer o vencedor da edição deste ano.

O responsável pela GlucoWise, Quinton Fivelman, de origem sul-africana, que falava a partir de Londres, avançou que procuram financiamento para produzir um protótipo mais pequeno e entrar no mercado, o que deverá acontecer “dentro de poucos anos”.

A diabetes é uma doença sem cura, mas que pode ser controlada, o que exige a medição precisa dos níveis de glicose no sangue.

O dispositivo GlucoWise é de pequenas dimensões, não invasivo, e mede os níveis de açúcar a partir de sensores que podem estar no lóbulo da orelha, na mão, entre os dedos polegar e indicador, ou no pé, explicou Quinton Fivelman.

A monitorização dos níveis de glicose pode ser contínua e os resultados das medições são exibidos no próprio dispositivo ou transmitidos para um smartphone ou tablet.

Quenton Fivelmen disse que também é possível enviar os dados para um sistema de cloud (nuvem), que poderá estar disponível para o médico que segue o diabético.

Além deste projeto, entre os finalistas, que receberam já 100 mil euros cada, estão a Watgrid, na área das cidades inteligentes, a Cucco, na área da web, e a MeshApp, do setor de produtos e serviços de consumo.

O concurso BGI, que vai na sua quarta edição, atribui anualmente apoios até um milhão de euros, distribuídos pelas startups, à medida que o processo de operacionalização e comercialização dos produtos se desenvolve.

 

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Media Capital. Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra a Cofina

O empresário, acionista da Media Capital, entregou, esta segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina pelo ataque de que considera ser vítima. De acordo com Mário Ferreira, nos …

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …

Ordenados "não podem ser cortados", diz comissário. Proposta sobre salário mínimo apresentada em outubro

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, reconheceu as limitações da Comissão Europeia quanto a salários, defendendo que o sistema que no qual está a trabalhar permitirá que os rendimentos aumentem na Europa. Em …

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …

Jornal Washington Post declara apoio a Biden e quer afastar "o pior presidente dos tempos modernos"

O jornal de referência Washington Post declarou esta segunda-feira o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”. No …

Portugal não recorrerá aos empréstimos do fundo de recuperação da UE

O primeiro-ministro António Costa salientou esta terça-feira que Portugal "recorrerá integralmente" aos cerca de 15,3 mil milhões de euros em subvenções que poderá receber do fundo de recuperação europeu, mas adiantou que não utilizará a …