Cientistas descobrem novo parente do velociraptor nos Estados Unidos

(dr) Steven Jasinski

Fósseis do Dineobellator notohesperus encontrados no Novo México, nos EUA

Cientistas descobriram no Novo México, nos Estados Unidos, fósseis do chamado primo sul-americano do Velociraptor.

De acordo com o site IFLScience, o Dineobellator notohesperus viveu durante o Cretáceo Superior, há cerca de 67 milhões de anos, tornando-o numa das últimas espécies sobreviventes de dromeossaurídeos já conhecidas.

Os fósseis desta nova espécie foram descobertos, em 2008, na bacia de San Juan, no estado norte-americano do Novo México, tendo sido o primeiro fóssil dromeossaurídeo significativo encontrado nesta parte do globo.

“Embora os dromeossaurídeos sejam mais conhecidos em lugares como o norte dos Estados Unidos, o Canadá e a Ásia, pouco se sabe sobre o grupo mais a sul da América do Norte”, explica num comunicado Steven Jasinski, curador de paleontologia e geologia do Museu Estadual da Pensilvânia.

Pensa-se que os ancestrais do D. notohesperus migraram da Ásia para a América do Norte, antes de evoluir para várias linhagens de dromeossaurídeos, incluindo o descoberto por Jasinski e a sua equipa, cujo estudo foi publicado agora na revista Scientific Reports.

Este dinossauro tinha apenas um metro de altura, mas, graças à sua cauda (parecida com a de grandes predadores como as chitas), tinha uma grande agilidade.

“Basta pensar no que acontece com a cauda de um gato enquanto está a correr. Enquanto a cauda em si permanece reta, também gira constantemente enquanto o animal está a mudar de direção. Uma cauda rígida, que é altamente móvel na sua base, permite uma maior agilidade e mudanças de direção, além de ter ajudado o Dineobellator a perseguir presas, especialmente em habitats mais abertos”, explica Jasinski.

Os investigadores também encontraram pequenos inchaços na superfície dos seus ossos, o que sugere que esta espécie de dinossauro tinha penas, semelhantes às do Velociraptor.

No caso deste D. notohesperus, uma marca numa das garras parece sugerir uma briga com outro dinossauro da sua espécie, ou talvez até com um T-rex, embora seja apenas uma especulação dos autores do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aumento dos custos de produção. Depois da Unilever, Nestlé anuncia que vai subir os preços

A maior produtora de comida e bebidas do mundo vai aumentar os preços. A Nestlé justifica a decisão com a subida dos custos de produção das mercadorias e dos transportes. A empresa suíça revelou na Quinta-Feira …

Primeiro-ministro da Bélgica considera desnecessário certificado sanitário no país

O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, considera desnecessária a exigência de um certificado sanitário no país para ter acesso à maioria dos estabelecimentos públicos, semelhante ao que é exigido em França. “A solução nunca pode …

Filha mais velha de Boris fala sobre aceitação do corpo na nova edição da Tatler

A filha mais velha de Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, abordou na revista Tatler a aceitação do corpo e a utilização de shapewear. Lara Johnson-Wheeler escreveu um artigo na mais recente edição da Tatler …

Mural de azulejos "Quem és, Porto" terá de ser removido por falta de consenso

A Câmara do Porto afirmou esta sexta-feira que o mural de azulejos “Quem és, Porto?”, situado na Rua da Madeira, “não poderá permanecer naquele local”, por se tratar de propriedade privada e por não existir …

Portugal com 17 mortes, 2.590 casos e redução nos internados nas últimas 24 horas

Portugal regista este sábado 17 mortes atribuídas à covid-19, a maioria em Lisboa, 2.590 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nova descida nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo os dados oficiais. De …

Portugal proíbe caça à rola de forma temporária

A caça à rola está proibida de forma temporária na época de 2021/22 em Portugal, depois de se revelar um "decréscimo significativo" das populações daquela espécie protegida, divulgou esta sexta-feira o Instituto da Conservação da …

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …