Cientistas descobrem novo parente do velociraptor nos Estados Unidos

(dr) Steven Jasinski

Fósseis do Dineobellator notohesperus encontrados no Novo México, nos EUA

Cientistas descobriram no Novo México, nos Estados Unidos, fósseis do chamado primo sul-americano do Velociraptor.

De acordo com o site IFLScience, o Dineobellator notohesperus viveu durante o Cretáceo Superior, há cerca de 67 milhões de anos, tornando-o numa das últimas espécies sobreviventes de dromeossaurídeos já conhecidas.

Os fósseis desta nova espécie foram descobertos, em 2008, na bacia de San Juan, no estado norte-americano do Novo México, tendo sido o primeiro fóssil dromeossaurídeo significativo encontrado nesta parte do globo.

“Embora os dromeossaurídeos sejam mais conhecidos em lugares como o norte dos Estados Unidos, o Canadá e a Ásia, pouco se sabe sobre o grupo mais a sul da América do Norte”, explica num comunicado Steven Jasinski, curador de paleontologia e geologia do Museu Estadual da Pensilvânia.

Pensa-se que os ancestrais do D. notohesperus migraram da Ásia para a América do Norte, antes de evoluir para várias linhagens de dromeossaurídeos, incluindo o descoberto por Jasinski e a sua equipa, cujo estudo foi publicado agora na revista Scientific Reports.

Este dinossauro tinha apenas um metro de altura, mas, graças à sua cauda (parecida com a de grandes predadores como as chitas), tinha uma grande agilidade.

“Basta pensar no que acontece com a cauda de um gato enquanto está a correr. Enquanto a cauda em si permanece reta, também gira constantemente enquanto o animal está a mudar de direção. Uma cauda rígida, que é altamente móvel na sua base, permite uma maior agilidade e mudanças de direção, além de ter ajudado o Dineobellator a perseguir presas, especialmente em habitats mais abertos”, explica Jasinski.

Os investigadores também encontraram pequenos inchaços na superfície dos seus ossos, o que sugere que esta espécie de dinossauro tinha penas, semelhantes às do Velociraptor.

No caso deste D. notohesperus, uma marca numa das garras parece sugerir uma briga com outro dinossauro da sua espécie, ou talvez até com um T-rex, embora seja apenas uma especulação dos autores do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …