/

Cientistas descobrem novo parente do velociraptor nos Estados Unidos

(dr) Steven Jasinski

Fósseis do Dineobellator notohesperus encontrados no Novo México, nos EUA

Cientistas descobriram no Novo México, nos Estados Unidos, fósseis do chamado primo sul-americano do Velociraptor.

De acordo com o site IFLScience, o Dineobellator notohesperus viveu durante o Cretáceo Superior, há cerca de 67 milhões de anos, tornando-o numa das últimas espécies sobreviventes de dromeossaurídeos já conhecidas.

Os fósseis desta nova espécie foram descobertos, em 2008, na bacia de San Juan, no estado norte-americano do Novo México, tendo sido o primeiro fóssil dromeossaurídeo significativo encontrado nesta parte do globo.

“Embora os dromeossaurídeos sejam mais conhecidos em lugares como o norte dos Estados Unidos, o Canadá e a Ásia, pouco se sabe sobre o grupo mais a sul da América do Norte”, explica num comunicado Steven Jasinski, curador de paleontologia e geologia do Museu Estadual da Pensilvânia.

Pensa-se que os ancestrais do D. notohesperus migraram da Ásia para a América do Norte, antes de evoluir para várias linhagens de dromeossaurídeos, incluindo o descoberto por Jasinski e a sua equipa, cujo estudo foi publicado agora na revista Scientific Reports.

Este dinossauro tinha apenas um metro de altura, mas, graças à sua cauda (parecida com a de grandes predadores como as chitas), tinha uma grande agilidade.

“Basta pensar no que acontece com a cauda de um gato enquanto está a correr. Enquanto a cauda em si permanece reta, também gira constantemente enquanto o animal está a mudar de direção. Uma cauda rígida, que é altamente móvel na sua base, permite uma maior agilidade e mudanças de direção, além de ter ajudado o Dineobellator a perseguir presas, especialmente em habitats mais abertos”, explica Jasinski.

Os investigadores também encontraram pequenos inchaços na superfície dos seus ossos, o que sugere que esta espécie de dinossauro tinha penas, semelhantes às do Velociraptor.

No caso deste D. notohesperus, uma marca numa das garras parece sugerir uma briga com outro dinossauro da sua espécie, ou talvez até com um T-rex, embora seja apenas uma especulação dos autores do estudo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.