Novo mineral descoberto em rocha extraída há 220 anos em Inglaterra

Investigadores descobriram um novo mineral numa rocha que foi extraída na Cornualha, região litorânea no oeste da Inglaterra, há cerca de 220 anos.

O grupo, liderado pelo mineralogista do Museu de História Natural (NHM) Mike Rumsey, descobriu o mineral – que designaram “kernowite” em homenagem a Kernow, a palavra do idioma córnico original da Cornualha – enquanto estudava uma rocha retirada da mina Wheal Gorland no vilarejo de St Day, noticiou a BBC esta quarta-feira.

“É incrível que em 2020 estejamos conhecendo um novo mineral”, disse Rumsey.

Durante séculos, mineralogistas acreditaram que os cristais verdes seriam uma variação de outro mineral, o liroconito, mas a equipa constatou que este tem composição química diferente.

A maior parte do liroconito azul vem da mina Wheal Gorland.

“Muitas dessas descobertas aconteceram há mais de 100 anos, quando as minas ainda estavam ativas, por isso a descoberta de um novo mineral da Cornualha, particularmente um relacionado ao mineral mais famoso da região, é realmente incrível”, frisou Rumsey.

E acrescentou: “Considerando quantos geólogos, mineiros e coletores vasculharam a área ao longo dos séculos em busca de tesouros minerais, é incrível que em 2020 estejamos a identificar um novo mineral”.

“A mina foi usada entre 1790 e 1909, mas foi demolida agora. Há um conjunto habitacional ali e não sobrou nada. É uma localidade extinta, não podemos voltar mais”, indicou o investigador, frisando: “O que temos é um pouco como uma pequena cápsula do tempo”.

A descoberta já foi aprovada pela Associação Internacional de Mineralogia. “O facto de esta amostra ter sido preservada num museu significa que nos permitiu fazer este tipo de pesquisa, porque nunca seríamos capazes de voltar e recolher mais”, concluiu Rumsey.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …