/

Novo mineral descoberto em rocha extraída há 220 anos em Inglaterra

Dakota Minerals

Investigadores descobriram um novo mineral numa rocha que foi extraída na Cornualha, região litorânea no oeste da Inglaterra, há cerca de 220 anos.

O grupo, liderado pelo mineralogista do Museu de História Natural (NHM) Mike Rumsey, descobriu o mineral – que designaram “kernowite” em homenagem a Kernow, a palavra do idioma córnico original da Cornualha – enquanto estudava uma rocha retirada da mina Wheal Gorland no vilarejo de St Day, noticiou a BBC esta quarta-feira.

“É incrível que em 2020 estejamos conhecendo um novo mineral”, disse Rumsey.

Durante séculos, mineralogistas acreditaram que os cristais verdes seriam uma variação de outro mineral, o liroconito, mas a equipa constatou que este tem composição química diferente.

A maior parte do liroconito azul vem da mina Wheal Gorland.

“Muitas dessas descobertas aconteceram há mais de 100 anos, quando as minas ainda estavam ativas, por isso a descoberta de um novo mineral da Cornualha, particularmente um relacionado ao mineral mais famoso da região, é realmente incrível”, frisou Rumsey.

E acrescentou: “Considerando quantos geólogos, mineiros e coletores vasculharam a área ao longo dos séculos em busca de tesouros minerais, é incrível que em 2020 estejamos a identificar um novo mineral”.

“A mina foi usada entre 1790 e 1909, mas foi demolida agora. Há um conjunto habitacional ali e não sobrou nada. É uma localidade extinta, não podemos voltar mais”, indicou o investigador, frisando: “O que temos é um pouco como uma pequena cápsula do tempo”.

A descoberta já foi aprovada pela Associação Internacional de Mineralogia. “O facto de esta amostra ter sido preservada num museu significa que nos permitiu fazer este tipo de pesquisa, porque nunca seríamos capazes de voltar e recolher mais”, concluiu Rumsey.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.