/

Novo método de reprodução assistida pode aumentar taxa de sucesso de gestação

Uma equipa de investigadores espanhóis desenvolveu uma estratégia para melhorar a seleção de espermatozóides para as técnicas de reprodução assistida que “pode aumentar em 20% a taxa de gestação obtida atualmente através da injeção intracitoplasmática”.

A Universidade do País Basco (UPV/EHU), à qual pertencem os cientistas, explicou em comunicado que o sistema de selecção está baseado na presença de biomarcadores moleculares – indicadores de um estado biológico – nos espermatozóides.

Denominado “SpermSelect”, o método ainda está em fase de registo da patente e pode começar a ser utilizado como técnica complementar às atuais em “dois ou três anos”, altura em que vai passar a ser comercializado através de “um kit de seleção rápida e fácil de usar” em clínicas de reprodução assistida.

Calcula-se que 186 milhões de pessoas no mundo todo sofram de problemas de infertilidade e que entre 30% e 50% dos casos se devam ao factor masculino. Além disso, segundo a universidade, entre 20% e 30% dos homens com parâmetros seminais normais têm dificuldades para conseguir a fecundação.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.