Há um novo método para ajudar a salvar elefantes (e envolve o Espaço)

Conservacionistas começaram a usar imagens de satélite para contar elefantes, uma técnica que esperam que possa ajudar a proteger as populações ameaçadas em África.

Investigadores da Universidade de Oxford e da Universidade de Bath, no Reino Unido, afirmam que o uso de algoritmos, machine learning e tecnologia de satélite podem substituir as atuais técnicas usadas para contar elefantes, avança a agência France-Presse, citada pelo site Science Alert.

Atualmente, a técnica mais comum para fazer o levantamento das populações de elefantes em ambientes de savana é a contagem aérea em aeronaves tripuladas. Mas os académicos dizem que este é um método que se revela cansativo e que pode ser prejudicado pela falta de visibilidade.

“A monitorização por satélite é uma técnica discreta que não requer presença no solo, eliminando assim o risco de perturbar as espécies ou a preocupação com a segurança dos funcionários durante a recolha de dados”, explicam em comunicado, acrescentando que “um processo que, geralmente, levaria meses pode ser concluído em poucas horas”.

Os cientistas começaram a utilizar estas técnicas no Parque Nacional dos Elefantes de Addo, na África do Sul. Segundo a agência noticiosa, as imagens provenientes de um satélite a 600 quilómetros da Terra podem incluir mais de cinco mil quilómetros quadrados de terra em apenas uma passagem, capturada numa questão de minutos.

A equipa treinou o algoritmo para reconhecer apenas elefantes adultos num conjunto de dados de mil animais deste parque sul-africano, mas descobriu que este também era capaz de identificar crias.

Os investigadores esperam, assim, que estas tecnologias de conservação sejam adotadas com urgência para ser possível proteger a biodiversidade mundial.

ZAP ZAP //

 

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …

GNR deteve nove pessoas em Vilar Formoso por situações de emigração ilegal

A GNR deteve sete homens estrangeiros por permanência ilegal no país e dois homens, também estrangeiros, por suspeita de auxílio à emigração ilegal, com idades entre 30 e 40 anos, na fronteira de Vilar Formoso, …

Norte-americana ganhou 26 milhões na lotaria (mas destruiu bilhete durante lavagem de roupa)

A mulher garante que é a premiada da Loteria da Califórnia e, como tal, a dona dos 26 milhões de dólares. Contudo, segundo revela a imprensa americana, o bilhete ficou esquecido no bolso das suas …

Metrobus vai circular no Porto no final de 2023. Terá sete paragens da Boavista à Praça do Império

Ao que tudo indica, os autocarros 100% elétricos devem começar a circular no final de 2023. A ligação de metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto, terá sete paragens …

Homem de 95 anos tornou-se o mais velho dador de órgãos na história dos EUA

Uma norte-americana que se encontra a recuperar de um transplante de fígado não só tem um novo órgão que provavelmente lhe salvou a vida, como também um que fez história. Segundo a cadeia televisiva CNN, esta …

PAN acusa partidos de boicotarem ida de Rui Pinto à comissão do Novo Banco

André Silva fala em sucessivos adiamentos do agendamento da audição ao hacker, pedida pelo PAN, o que leva o deputado a referir “manobras e expedientes dilatórios”. Como recorda o Público, o PAN foi o único partido …