Descoberto novo medicamento que pode pôr fim à transmissão de VIH

abiodork / Flickr

Cientistas descobriram um novo medicamento capaz de evitar a transmissão do vírus VIH, causador de SIDA. Os pacientes que tomaram os medicamentos antirretrovirais não conseguiam infetar os parceiros.

Caso o novo medicamento tenha o sucesso esperado, isto significa que todos os pacientes infetados com VIH não seriam capazes de transmitir o vírus a mais ninguém. Em 2018, Portugal era o segundo país da União Europeia onde a SIDA mais matava.

O medicamento foi testado em quase mil casais masculinos, em qual um dos parceiros estava infetado com VIH e outro não. O que se verificou foi que, mesmo fazendo relações sexuais sem preservativo, o vírus não era transmitido para o parceiro. O estudo durou mais de oito anos e foi publicado, esta quinta-feira, no The Lancet.

Contudo, 15 homens foram infetados com VIH, mas os testes de ADN provaram que foi através de sexo com outra pessoa que não o seu parceiro que estava envolvido no tratamento — explica o The Guardian.

É brilhante. Isto basicamente resolve o problema”, disse a professora Alison Rodgers, da University College London e uma das principais responsáveis pelo estudo. “As nossas descobertas dão provas conclusivas para homens homossexuais de que o risco de transmissão do VIH com terapia antirretroviral supressora é zero”, acrescentou.

Rodgers ambiciona ainda que a nova terapia possa ajudar a acabar com pandemia de VIH, prevenindo a sua transmissão e combatendo o estigma e a discriminação. O próximo passo, segundo a cientista, será garantir que o tratamento esteja disponível a todos.

A opinião é partilhada por Myron S. Cohen, da UNC Institute for Global Health and Infectious Diseases, nos Estados Unidos. O cientista diz que o novo medicamento deve fazer parte de uma estratégia para testar e tratar todos os infetados com VIH.

“O diagnóstico do VIH é difícil nos estágios iniciais da infeção, quando a transmissão é muito eficiente, e essa limitação também compromete o tratamento como estratégia de prevenção”, admitiu Cohen.

Derivado a isso, a importância das pessoas fazerem testes de VIH com frequência é também de extrema importância para ajudar a acabar com a transmissão do vírus no futuro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Quem escreve estes artigos??? Não é nenhum medicamento novo! É a terapia “standard” utilizada todos os dias para o tratamento do VIH, incluindo em Portugal. O que o estudo conclui é que quem está sobre o tratamento não consegue transmitir o vírus por via sexual.

RESPONDER

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …