abiodork / Flickr

Cientistas descobriram um novo medicamento capaz de evitar a transmissão do vírus VIH, causador de SIDA. Os pacientes que tomaram os medicamentos antirretrovirais não conseguiam infetar os parceiros.
Caso o novo medicamento tenha o sucesso esperado, isto significa que todos os pacientes infetados com VIH não seriam capazes de transmitir o vírus a mais ninguém. Em 2018, Portugal era o segundo país da União Europeia onde a SIDA mais matava.
O medicamento foi testado em quase mil casais masculinos, em qual um dos parceiros estava infetado com VIH e outro não. O que se verificou foi que, mesmo fazendo relações sexuais sem preservativo, o vírus não era transmitido para o parceiro. O estudo durou mais de oito anos e foi publicado, esta quinta-feira, no The Lancet.
Contudo, 15 homens foram infetados com VIH, mas os testes de ADN provaram que foi através de sexo com outra pessoa que não o seu parceiro que estava envolvido no tratamento — explica o The Guardian.
“É brilhante. Isto basicamente resolve o problema”, disse a professora Alison Rodgers, da University College London e uma das principais responsáveis pelo estudo. “As nossas descobertas dão provas conclusivas para homens homossexuais de que o risco de transmissão do VIH com terapia antirretroviral supressora é zero”, acrescentou.
Rodgers ambiciona ainda que a nova terapia possa ajudar a acabar com pandemia de VIH, prevenindo a sua transmissão e combatendo o estigma e a discriminação. O próximo passo, segundo a cientista, será garantir que o tratamento esteja disponível a todos.
A opinião é partilhada por Myron S. Cohen, da UNC Institute for Global Health and Infectious Diseases, nos Estados Unidos. O cientista diz que o novo medicamento deve fazer parte de uma estratégia para testar e tratar todos os infetados com VIH.
“O diagnóstico do VIH é difícil nos estágios iniciais da infeção, quando a transmissão é muito eficiente, e essa limitação também compromete o tratamento como estratégia de prevenção”, admitiu Cohen.
Derivado a isso, a importância das pessoas fazerem testes de VIH com frequência é também de extrema importância para ajudar a acabar com a transmissão do vírus no futuro.
Se todos os infectados do mundo forem vacinados, quando morrerem acaba a SIDA? Será assim tão simples?
Não porque os “pretos” vão continuar a comer macaco portador da vírus…
Do virus. Virus é masculino.
Experimenta a escrever com um filho de dois anos no colo a ver se não dás uns erros também 😉
Resposta racista sem necessidade…
Nada racista…. Desculpe se ofendi os sentimentos por pessoas de cor sem juízo como comer macaco cru que sabem serem portadores da vírus da sida mas fazem no a mesma por ser uma iguaria antiga. Apenas não me lembro de país no continente africano são. Esta melhor?
Nesse caso, há que vacinar também os macacos
Quem escreve estes artigos??? Não é nenhum medicamento novo! É a terapia “standard” utilizada todos os dias para o tratamento do VIH, incluindo em Portugal. O que o estudo conclui é que quem está sobre o tratamento não consegue transmitir o vírus por via sexual.