/

Descoberto novo medicamento que pode pôr fim à transmissão de VIH

8

abiodork / Flickr

Cientistas descobriram um novo medicamento capaz de evitar a transmissão do vírus VIH, causador de SIDA. Os pacientes que tomaram os medicamentos antirretrovirais não conseguiam infetar os parceiros.

Caso o novo medicamento tenha o sucesso esperado, isto significa que todos os pacientes infetados com VIH não seriam capazes de transmitir o vírus a mais ninguém. Em 2018, Portugal era o segundo país da União Europeia onde a SIDA mais matava.

O medicamento foi testado em quase mil casais masculinos, em qual um dos parceiros estava infetado com VIH e outro não. O que se verificou foi que, mesmo fazendo relações sexuais sem preservativo, o vírus não era transmitido para o parceiro. O estudo durou mais de oito anos e foi publicado, esta quinta-feira, no The Lancet.

Contudo, 15 homens foram infetados com VIH, mas os testes de ADN provaram que foi através de sexo com outra pessoa que não o seu parceiro que estava envolvido no tratamento — explica o The Guardian.

É brilhante. Isto basicamente resolve o problema”, disse a professora Alison Rodgers, da University College London e uma das principais responsáveis pelo estudo. “As nossas descobertas dão provas conclusivas para homens homossexuais de que o risco de transmissão do VIH com terapia antirretroviral supressora é zero”, acrescentou.

Rodgers ambiciona ainda que a nova terapia possa ajudar a acabar com pandemia de VIH, prevenindo a sua transmissão e combatendo o estigma e a discriminação. O próximo passo, segundo a cientista, será garantir que o tratamento esteja disponível a todos.

A opinião é partilhada por Myron S. Cohen, da UNC Institute for Global Health and Infectious Diseases, nos Estados Unidos. O cientista diz que o novo medicamento deve fazer parte de uma estratégia para testar e tratar todos os infetados com VIH.

“O diagnóstico do VIH é difícil nos estágios iniciais da infeção, quando a transmissão é muito eficiente, e essa limitação também compromete o tratamento como estratégia de prevenção”, admitiu Cohen.

Derivado a isso, a importância das pessoas fazerem testes de VIH com frequência é também de extrema importância para ajudar a acabar com a transmissão do vírus no futuro.

ZAP //

8 Comments

      • Experimenta a escrever com um filho de dois anos no colo a ver se não dás uns erros também 😉

      • Nada racista…. Desculpe se ofendi os sentimentos por pessoas de cor sem juízo como comer macaco cru que sabem serem portadores da vírus da sida mas fazem no a mesma por ser uma iguaria antiga. Apenas não me lembro de país no continente africano são. Esta melhor?

  1. Quem escreve estes artigos??? Não é nenhum medicamento novo! É a terapia “standard” utilizada todos os dias para o tratamento do VIH, incluindo em Portugal. O que o estudo conclui é que quem está sobre o tratamento não consegue transmitir o vírus por via sexual.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.