As plantas “falam”. Cientistas descobrem novo mecanismo de comunicação

Col-0_UT,T; 2ox7_UT,T

Arabidopsis thaliana, a planta utilizada nesta investigação

Uma equipa de cientistas descobriu que as células das plantas comunicam a partir de proteínas que existem nas células cerebrais dos animais.

Um estudo realizado por uma equipa internacional de cientistas, incluindo o português José Feijó, descobriu que as células das plantas comunicam usando proteínas que existem nas células cerebrais dos animais mas que desempenham funções distintas.

A erva-estrelada (Arabidopsis thaliana) foi a primeira planta a ter o genoma completamente sequenciado, mas para esta equipa tem um simbolismo especial: é a segunda vez que a investigação com esta planta lhes garante a capa da Science, uma das mais exigentes revistas científicas.

Nesta segunda capa, os investigadores presenteiam-nos com um novo modelo para a comunicação entre as células das plantas, uma investigação que é o culminar de quase oito anos de investigação.

Ao Observador, Meagan Phelan, diretora executiva Science Press Package, esclarece que este artigo científico “destacou-se por ter um interesse visual claro, com base nas imagens que os autores forneceram”. Segundo a responsável, o objetivo é que as capas reflitam a diversidade de disciplinas cujos trabalhos são publicados na revista, mas a imagem deve também ser apelativa em termos gráficos.

(dr) Pedro Lima E José Feijó

Imagem de microscopia de fluorescência de uma flor de Arabidopsis

“A competição é feroz, porque a visibilidade que a capa de uma revista destas acarreta é ridícula, e muitas vezes desproporcionada em relação ao peso da ciência que lhe está associada. Quando se consegue duas, como é até agora o nosso caso na Science, é jackpot”, afirma José Feijó, um dos autores do artigo, ao jornal.

O estudo em causa permite compreender melhor a defesa das plantas contra infeções, a sua reprodução e a sua resposta ao stress ambiental.

Para esta investigação, os cientistas usaram células de pólen da Arabidopsis thaliana, uma pequena planta herbácea com flor nativa da Europa e da Ásia habitualmente utilizada nos laboratórios como modelo para estudos de biologia de plantas.

A equipa descobriu que os recetores de glutamato, que são proteínas, “têm um papel essencial na comunicação nas células das plantas”, ao regularem os “níveis de iões de cálcio que existem dentro da célula”, refere o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) em comunicado.

Os iões de cálcio são fundamentais para “a resposta a stress ambiental, como o provocado por alterações climáticas, e para a imunidade a infeções causadas por insetos ou fungos”.

Os recetores de glutamato também existem nos animais, mas desempenham uma função diferente dos das plantas, apesar de, em ambos os organismos, estas proteínas deixarem entrar cálcio para dentro da célula e, assim, permitirem “transmitir informação entre células”, explica José Feijó à Lusa.

Nos animais, os recetores interferem apenas na comunicação entre neurónios “ajudando na transmissão dos sinais nervosos de um neurónio para outro”.

Já nas plantas, que não têm sistema nervoso, os recetores, sinalizados em vários compartimentos da célula e cuja atividade é regulada por outras proteínas, têm um papel ao nível da reprodução, do crescimento e da imunidade contra doenças e pragas, além de permitir a propagação de estímulos elétricos.

“Quase todas as plantas têm mais tipos de recetores de glutamato que todo o nosso sistema nervoso, e esse facto sugere que sejam importantes para muitas funções”, explica o investigador.

Este resultado permite compreender melhor as respostas imunitárias das plantas, permitindo desenvolver “melhores estratégias de defender as plantas de infeções e de adaptação às alterações climáticas“.

O estudo foi coordenado por José Feijó, investigador da universidade norte-americana de Maryland, que começou a pesquisa quando ainda trabalhava no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É lógica básica que um organismo interaja consigo próprio. O coração recebe ordens para bater, as feridas saram, etc. Acho bem que se investiguem as plantas e se descubram formas naturais de controlar as invasoras.

  2. Pois,.. e andamos nós a comer as plantas ? Há que formar urgentemente uma associação protetora das plantas. Ha que considerar que andamos afinal a proteger os touros para eles comerem as plantas, e isto é indecente. A ministra já sabe disso?

    • Lol eu percebi o teor sarcástico do post mas, como é habitual, vão surgir comentários “animalescos” a este tipo de notícia por isso, só para esclarecer os possíveis interessados:

      1. Como o ruimvp diz noutro comentário, é óbvio que as plantas têm que ter alguma forma das suas próprias células comunicarem entre si. É isso que distingue um ser vivo. Não quero rebaixar o valioso trabalho dos investigadores mas, como o título indica, eles descobriram o mecanismo de comunicação intracelular, não que as células afinal comunicam, isso acho que já era sabido há muito.

      2. O facto das células das plantas comunicarem entre si não significa que a planta tenha sentimentos, consciência ou senciência. Não têm sistema nervoso nem cérebro para processar os possíveis estímulos.

      3. MESMO que o ponto 2 não se verificasse, ainda seria mais lógico, numa perspectiva de redução de sofrimento, adoptar uma dieta à base de plantas, pois dessa forma poupar-se-ia um elo de sofrimento na cadeia alimentar e reduzir-se-ia largamento o consumo de plantas cuja maioria é dedicada à alimentação dos animais que os humanos consomem.

      Just saying =]

RESPONDER

Encontradas sete bombas da 2ª Guerra Mundial no espaço da futura fábrica da Tesla

A polícia alemã informou no domingo que técnicos em explosivos desativaram sete bombas da 2ª Guerra Mundial encontradas num terreno onde irá funcionar a fábrica da Tesla, nas proximidades de Berlim. A Tesla decidiu na última …

Estado compra coleção de arte do BPN por 5 milhões de euros

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou esta segunda-feira que o Estado comprou a coleção de arte do ex-BPN por 5 milhões de euros. Esta irá ser fixada em Coimbra. Em entrevista ao Observador, a ministra …

Para alívio do Governo, Salvini saiu derrotado das eleições em Emília-Romanha

Nas eleições regionais na Emília-Romanha, no norte de Itália, o partido do antigo vice-primeiro-ministro saiu derrotado com quase oito pontos de diferença. O Partido Democrático (PD) manteve o poder no bastião da esquerda da Emília-Romanha, na sequência …

PJ intercepta veleiro com 1820 quilos de cocaína. Dois estrangeiros detidos na operação

A Polícia Judiciária (PJ) interceptou um veleiro com 1820 quilos de cocaína, no âmbito de uma "complexa operação de combate ao tráfico transcontinental de estupefacientes por via marítima", anunciou a Polícia, chamada Operação Glória. Esta operação …

A "pior gata do mundo" está para adoção. "Pensávamos que estava doente, mas é só mesmo parva"

Responsáveis do abrigo de animais do condado de Mitchell, na Carolina do Norte, colocaram um anúncio no Facebook para a adoção da "pior gata do mundo". "Conheçam Perdita, a gata que não é para os fracos …

Offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi montado em Portugal

Um offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi criado com o apoio de uma sociedade de advogados portuguesa. A informação foi encontrada nos documentos revelados pelo Luanda Leaks. Em 2014, a Andco Corporate …

Gage Skidmore

Livro de John Bolton revela como Trump fez depender ajuda à Ucrânia de investigação a Biden

O rascunho de um livro do antigo conselheiro de segurança nacional John Bolton revela como o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe falou da sua determinação em reter a ajuda militar à Ucrânia até …

Billie Eilish foi a grande vencedora dos Grammy em noite de homenagem a Kobe

A cantora norte-americana venceu as quatro categorias principais dos Prémios Grammy: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação. Aquela que deveria ser uma noite de festa, no Staples Center, em Los Angeles, …

Kobe Bryant. Revelado o áudio entre o helicóptero e a torre de controlo

Ainda antes da queda do helicóptero em que viajava Kobe Bryant, ouve-se o controlador aéreo avisar que a aeronave viajava a uma altitude abaixo do recomendado para aquela zona. Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de …

Arménio Carlos: Governo frustrou trabalhadores e foi penalizado

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou o Governo socialista de ter frustrado as expectativas dos trabalhadores, não resolvendo os seus principais problemas, e, em resposta, foi penalizado nas últimas eleições legislativas, não alcançando a …