As plantas “falam”. Cientistas descobrem novo mecanismo de comunicação

Col-0_UT,T; 2ox7_UT,T

Arabidopsis thaliana, a planta utilizada nesta investigação

Uma equipa de cientistas descobriu que as células das plantas comunicam a partir de proteínas que existem nas células cerebrais dos animais.

Um estudo realizado por uma equipa internacional de cientistas, incluindo o português José Feijó, descobriu que as células das plantas comunicam usando proteínas que existem nas células cerebrais dos animais mas que desempenham funções distintas.

A erva-estrelada (Arabidopsis thaliana) foi a primeira planta a ter o genoma completamente sequenciado, mas para esta equipa tem um simbolismo especial: é a segunda vez que a investigação com esta planta lhes garante a capa da Science, uma das mais exigentes revistas científicas.

Nesta segunda capa, os investigadores presenteiam-nos com um novo modelo para a comunicação entre as células das plantas, uma investigação que é o culminar de quase oito anos de investigação.

Ao Observador, Meagan Phelan, diretora executiva Science Press Package, esclarece que este artigo científico “destacou-se por ter um interesse visual claro, com base nas imagens que os autores forneceram”. Segundo a responsável, o objetivo é que as capas reflitam a diversidade de disciplinas cujos trabalhos são publicados na revista, mas a imagem deve também ser apelativa em termos gráficos.

(dr) Pedro Lima E José Feijó

Imagem de microscopia de fluorescência de uma flor de Arabidopsis

“A competição é feroz, porque a visibilidade que a capa de uma revista destas acarreta é ridícula, e muitas vezes desproporcionada em relação ao peso da ciência que lhe está associada. Quando se consegue duas, como é até agora o nosso caso na Science, é jackpot”, afirma José Feijó, um dos autores do artigo, ao jornal.

O estudo em causa permite compreender melhor a defesa das plantas contra infeções, a sua reprodução e a sua resposta ao stress ambiental.

Para esta investigação, os cientistas usaram células de pólen da Arabidopsis thaliana, uma pequena planta herbácea com flor nativa da Europa e da Ásia habitualmente utilizada nos laboratórios como modelo para estudos de biologia de plantas.

A equipa descobriu que os recetores de glutamato, que são proteínas, “têm um papel essencial na comunicação nas células das plantas”, ao regularem os “níveis de iões de cálcio que existem dentro da célula”, refere o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) em comunicado.

Os iões de cálcio são fundamentais para “a resposta a stress ambiental, como o provocado por alterações climáticas, e para a imunidade a infeções causadas por insetos ou fungos”.

Os recetores de glutamato também existem nos animais, mas desempenham uma função diferente dos das plantas, apesar de, em ambos os organismos, estas proteínas deixarem entrar cálcio para dentro da célula e, assim, permitirem “transmitir informação entre células”, explica José Feijó à Lusa.

Nos animais, os recetores interferem apenas na comunicação entre neurónios “ajudando na transmissão dos sinais nervosos de um neurónio para outro”.

Já nas plantas, que não têm sistema nervoso, os recetores, sinalizados em vários compartimentos da célula e cuja atividade é regulada por outras proteínas, têm um papel ao nível da reprodução, do crescimento e da imunidade contra doenças e pragas, além de permitir a propagação de estímulos elétricos.

“Quase todas as plantas têm mais tipos de recetores de glutamato que todo o nosso sistema nervoso, e esse facto sugere que sejam importantes para muitas funções”, explica o investigador.

Este resultado permite compreender melhor as respostas imunitárias das plantas, permitindo desenvolver “melhores estratégias de defender as plantas de infeções e de adaptação às alterações climáticas“.

O estudo foi coordenado por José Feijó, investigador da universidade norte-americana de Maryland, que começou a pesquisa quando ainda trabalhava no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É lógica básica que um organismo interaja consigo próprio. O coração recebe ordens para bater, as feridas saram, etc. Acho bem que se investiguem as plantas e se descubram formas naturais de controlar as invasoras.

  2. Pois,.. e andamos nós a comer as plantas ? Há que formar urgentemente uma associação protetora das plantas. Ha que considerar que andamos afinal a proteger os touros para eles comerem as plantas, e isto é indecente. A ministra já sabe disso?

    • Lol eu percebi o teor sarcástico do post mas, como é habitual, vão surgir comentários “animalescos” a este tipo de notícia por isso, só para esclarecer os possíveis interessados:

      1. Como o ruimvp diz noutro comentário, é óbvio que as plantas têm que ter alguma forma das suas próprias células comunicarem entre si. É isso que distingue um ser vivo. Não quero rebaixar o valioso trabalho dos investigadores mas, como o título indica, eles descobriram o mecanismo de comunicação intracelular, não que as células afinal comunicam, isso acho que já era sabido há muito.

      2. O facto das células das plantas comunicarem entre si não significa que a planta tenha sentimentos, consciência ou senciência. Não têm sistema nervoso nem cérebro para processar os possíveis estímulos.

      3. MESMO que o ponto 2 não se verificasse, ainda seria mais lógico, numa perspectiva de redução de sofrimento, adoptar uma dieta à base de plantas, pois dessa forma poupar-se-ia um elo de sofrimento na cadeia alimentar e reduzir-se-ia largamento o consumo de plantas cuja maioria é dedicada à alimentação dos animais que os humanos consomem.

      Just saying =]

RESPONDER

Nova lei de registo dos animais vai levar freguesias a perderem receita

O objetivo da nova lei é criar uma base única de dados nacional de registo dos animais e acaba com a obrigatoriedade da licença para os cães. O presidente da maior freguesia do distrito de Bragança, …

Vem aí um novo ecoponto (e vai ser castanho)

A partir de janeiro de 2024, todos os Estados-membros da União Europeia vão ser obrigados a ter um quarto contentor para a recolha seletiva do lixo. Desta vez, será castanho e passará a estar nas ilhas …

Federação Portuguesa de Futebol condena jogadores por viciação de resultados

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou dois futebolistas e dois treinadores por manipulação de resultados no âmbito do caso "Jogo Duplo". O Público chama-lhe "uma decisão histórica". No âmbito do caso "Jogo …

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …