As plantas “falam”. Cientistas descobrem novo mecanismo de comunicação

Col-0_UT,T; 2ox7_UT,T

Arabidopsis thaliana, a planta utilizada nesta investigação

Uma equipa de cientistas descobriu que as células das plantas comunicam a partir de proteínas que existem nas células cerebrais dos animais.

Um estudo realizado por uma equipa internacional de cientistas, incluindo o português José Feijó, descobriu que as células das plantas comunicam usando proteínas que existem nas células cerebrais dos animais mas que desempenham funções distintas.

A erva-estrelada (Arabidopsis thaliana) foi a primeira planta a ter o genoma completamente sequenciado, mas para esta equipa tem um simbolismo especial: é a segunda vez que a investigação com esta planta lhes garante a capa da Science, uma das mais exigentes revistas científicas.

Nesta segunda capa, os investigadores presenteiam-nos com um novo modelo para a comunicação entre as células das plantas, uma investigação que é o culminar de quase oito anos de investigação.

Ao Observador, Meagan Phelan, diretora executiva Science Press Package, esclarece que este artigo científico “destacou-se por ter um interesse visual claro, com base nas imagens que os autores forneceram”. Segundo a responsável, o objetivo é que as capas reflitam a diversidade de disciplinas cujos trabalhos são publicados na revista, mas a imagem deve também ser apelativa em termos gráficos.

(dr) Pedro Lima E José Feijó

Imagem de microscopia de fluorescência de uma flor de Arabidopsis

“A competição é feroz, porque a visibilidade que a capa de uma revista destas acarreta é ridícula, e muitas vezes desproporcionada em relação ao peso da ciência que lhe está associada. Quando se consegue duas, como é até agora o nosso caso na Science, é jackpot”, afirma José Feijó, um dos autores do artigo, ao jornal.

O estudo em causa permite compreender melhor a defesa das plantas contra infeções, a sua reprodução e a sua resposta ao stress ambiental.

Para esta investigação, os cientistas usaram células de pólen da Arabidopsis thaliana, uma pequena planta herbácea com flor nativa da Europa e da Ásia habitualmente utilizada nos laboratórios como modelo para estudos de biologia de plantas.

A equipa descobriu que os recetores de glutamato, que são proteínas, “têm um papel essencial na comunicação nas células das plantas”, ao regularem os “níveis de iões de cálcio que existem dentro da célula”, refere o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) em comunicado.

Os iões de cálcio são fundamentais para “a resposta a stress ambiental, como o provocado por alterações climáticas, e para a imunidade a infeções causadas por insetos ou fungos”.

Os recetores de glutamato também existem nos animais, mas desempenham uma função diferente dos das plantas, apesar de, em ambos os organismos, estas proteínas deixarem entrar cálcio para dentro da célula e, assim, permitirem “transmitir informação entre células”, explica José Feijó à Lusa.

Nos animais, os recetores interferem apenas na comunicação entre neurónios “ajudando na transmissão dos sinais nervosos de um neurónio para outro”.

Já nas plantas, que não têm sistema nervoso, os recetores, sinalizados em vários compartimentos da célula e cuja atividade é regulada por outras proteínas, têm um papel ao nível da reprodução, do crescimento e da imunidade contra doenças e pragas, além de permitir a propagação de estímulos elétricos.

“Quase todas as plantas têm mais tipos de recetores de glutamato que todo o nosso sistema nervoso, e esse facto sugere que sejam importantes para muitas funções”, explica o investigador.

Este resultado permite compreender melhor as respostas imunitárias das plantas, permitindo desenvolver “melhores estratégias de defender as plantas de infeções e de adaptação às alterações climáticas“.

O estudo foi coordenado por José Feijó, investigador da universidade norte-americana de Maryland, que começou a pesquisa quando ainda trabalhava no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É lógica básica que um organismo interaja consigo próprio. O coração recebe ordens para bater, as feridas saram, etc. Acho bem que se investiguem as plantas e se descubram formas naturais de controlar as invasoras.

  2. Pois,.. e andamos nós a comer as plantas ? Há que formar urgentemente uma associação protetora das plantas. Ha que considerar que andamos afinal a proteger os touros para eles comerem as plantas, e isto é indecente. A ministra já sabe disso?

    • Lol eu percebi o teor sarcástico do post mas, como é habitual, vão surgir comentários “animalescos” a este tipo de notícia por isso, só para esclarecer os possíveis interessados:

      1. Como o ruimvp diz noutro comentário, é óbvio que as plantas têm que ter alguma forma das suas próprias células comunicarem entre si. É isso que distingue um ser vivo. Não quero rebaixar o valioso trabalho dos investigadores mas, como o título indica, eles descobriram o mecanismo de comunicação intracelular, não que as células afinal comunicam, isso acho que já era sabido há muito.

      2. O facto das células das plantas comunicarem entre si não significa que a planta tenha sentimentos, consciência ou senciência. Não têm sistema nervoso nem cérebro para processar os possíveis estímulos.

      3. MESMO que o ponto 2 não se verificasse, ainda seria mais lógico, numa perspectiva de redução de sofrimento, adoptar uma dieta à base de plantas, pois dessa forma poupar-se-ia um elo de sofrimento na cadeia alimentar e reduzir-se-ia largamento o consumo de plantas cuja maioria é dedicada à alimentação dos animais que os humanos consomem.

      Just saying =]

RESPONDER

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …

Postal enviado de Hong Kong em 1993 chegou aos Estados Unidos esta semana

Uma norte-americano recebeu, esta semana, um postal oriundo de Hong Kong e datado de 1993 em perfeitas condições de preservação. Agora, falta encontrar os verdadeiros destinatários. Tal como conta a emissora norte-americana CNN, a mulher, Kim …

Além de programas e subscritores, Netflix está a perder (sobretudo) confiança

A Netflix apresentou, neste segundo semestre do ano, um crescimento global aquém das expectativas e, pela primeira vez, assistiu a uma perda de subscritores naquele que é o seu principal mercado. Estes resultados não agradaram …

Criança descobre fóssil de crocodilo gigante pré-histórico que habitou Amazónia

O rapaz de onze anos estava a pescar com o pai, nas margens brasileiras do rio Acre, quando descobriu a mandíbula de um crocodilo gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos. Uma …

Protestos, detidos e estado de emergência. Um super-telescópio está a agitar o Havai

Centenas de manifestantes estão reunidos, na base da montanha Mauna Kea, no Havai, para contestar a construção no seu pico de um super-telescópio, avaliado em mil milhões de dólares. Segundo o Washington Post, os anciãos havaianos, conhecidos …

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …

Espiões nos recreios das escolas para ver se as crianças falavam Catalão

O Governo regional da Catalunha autorizou que elementos de uma organização não governamental se introduzissem nos recreios das escolas para aferirem se as crianças e os professores falavam Catalão ou Espanhol. A iniciativa foi levada a …

Bill Gates já não é o segundo homem mais rico do mundo

O fundador da Microsoft, Bill Gates, já não é o segundo homem mais rico do mundo. Segundo o ranking elaborado pela Bloomberg, o empresário foi destronado pelo francês Bernard Arnaut, dono da empresa de artigos …

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …