Físicos descobrem novo material bidimensional

Genevieve Martin / Oak Ridge National Laboratory

Uma equipa internacional de cientistas descobriu um material ferroelétrico bidimensional com apenas dois átomos de espessura.

Os materiais bidimensionais são membranas ultrafinas que prometem novas aplicações optoeletrónicas, térmicas e mecânicas, incluindo dispositivos ultrafinos de armazenamento de dados. Já os materiais ferroelétricos são os que possuem um momento dipolar intrínseco, uma medida da separação das cargas positivas e negativas, que podem ser trocadas por um campo elétrico.

“Uma única molécula de água também tem um momento de dipolo intrínseco de eletrões, mas o movimento térmico de moléculas de água individuais em condições normais (por exemplo, numa garrafa de água) impede a criação de um momento de dipolo intrínseco em distâncias macroscópicas”, explicou Salvador Barraza-López, em comunicado.

De acordo com o Europa Press, o novo material descoberto pela equipa trata-se de uma monocamada de seleneto de estanho e é apenas o terceiro ferroelétrico bidimensional pertencente à família química dos monocalcogenetos do grupo IV cultivado experimentalmente até agora.

O artigo científico com a descoberta foi publicado na Nano Letters.

Com a ajuda de um microscópio de tunelamento, os cientistas alteraram o momento dipolar dos eletrões das monocamadas de seleneto de estanho cultivadas num substrato de grafite. Os cálculos feitos por Brandon Miller indicaram um crescimento altamente orientado do material no substrato.

Esta experiência ajuda a corroborar as previsões teóricas que fundamentam este comportamento físico: estes materiais ferroelétricos semicondutores passam por transições de fase induzidas pela temperatura, nas quais o dipolo elétrico intrínseco é desligado. Além disso, também abrigam efeitos óticos não lineares que podem ser úteis para aplicações optoeletrónicas ultracompactas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …