Físicos descobrem novo material bidimensional

Genevieve Martin / Oak Ridge National Laboratory

Uma equipa internacional de cientistas descobriu um material ferroelétrico bidimensional com apenas dois átomos de espessura.

Os materiais bidimensionais são membranas ultrafinas que prometem novas aplicações optoeletrónicas, térmicas e mecânicas, incluindo dispositivos ultrafinos de armazenamento de dados. Já os materiais ferroelétricos são os que possuem um momento dipolar intrínseco, uma medida da separação das cargas positivas e negativas, que podem ser trocadas por um campo elétrico.

“Uma única molécula de água também tem um momento de dipolo intrínseco de eletrões, mas o movimento térmico de moléculas de água individuais em condições normais (por exemplo, numa garrafa de água) impede a criação de um momento de dipolo intrínseco em distâncias macroscópicas”, explicou Salvador Barraza-López, em comunicado.

De acordo com o Europa Press, o novo material descoberto pela equipa trata-se de uma monocamada de seleneto de estanho e é apenas o terceiro ferroelétrico bidimensional pertencente à família química dos monocalcogenetos do grupo IV cultivado experimentalmente até agora.

O artigo científico com a descoberta foi publicado na Nano Letters.

Com a ajuda de um microscópio de tunelamento, os cientistas alteraram o momento dipolar dos eletrões das monocamadas de seleneto de estanho cultivadas num substrato de grafite. Os cálculos feitos por Brandon Miller indicaram um crescimento altamente orientado do material no substrato.

Esta experiência ajuda a corroborar as previsões teóricas que fundamentam este comportamento físico: estes materiais ferroelétricos semicondutores passam por transições de fase induzidas pela temperatura, nas quais o dipolo elétrico intrínseco é desligado. Além disso, também abrigam efeitos óticos não lineares que podem ser úteis para aplicações optoeletrónicas ultracompactas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …

Mulheres ganham 9% das câmaras, menos do que em 2017

Das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017, segundo o portal de dados estatísticos …

Turismo só usou um terço das linhas de crédito criadas para o setor

A utilização das linhas de crédito destinadas especificamente ao turismo ficou aquém do esperado. Até agora, as empresas só utilizaram cerca de 30% destas linhas, que disponibilizam um valor conjunto de 400 milhões de euros. Rita …

Carla Tavares reeleita na Amadora. Suzana Garcia assume responsabilidade da derrota

 A socialista Carla Tavares foi reeleita, este domingo, com maioria absoluta, como presidente da Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa. Os resultados da noite eleitoral deram o triunfo à candidatura liderada pela socialista Carla …

Corrida aos combustíveis. A antecipar um "inverno difícil", Reino Unido vai dar vistos temporários a camionistas

A falta de camionistas tem levado a filas nas bombas de combustíveis e entre 50% e 90% já estão vazias em algumas zonas do país. O governo vai dar vistos temporários a camionistas e está …

Vencedores e vencidos, numa noite eleitoral de perder o fôlego

A noite eleitoral foi longa e de perder o fôlego até ao último minuto. Entre alguns imprevistos, surpresas e validações, Lisboa foi o palco dos maiores holofotes: Carlos Moedas foi o grande e surpreendente vencedor …

Isaltino Morais reeleito em Oeiras. CDU perdeu vereador

O candidato independente Isaltino Morais foi reeleito presidente da Câmara de Oeiras nas eleições autárquicas deste domingo, tendo dedicado a vitória à juventude. “Não importa a percentagem. O que importa é que crescemos muito, aumentámos a …

Ganhar os jogos todos: quem consegue fazer o que o Benfica faz?

Ainda ninguém conseguiu travar o líder do campeonato português. Mas há outras equipas europeias a conseguir o mesmo. O Benfica está a construir um percurso inicial no campeonato português que não se via há quase 40 …

Tribunal admite que testemunha de Jeová menor recuse transfusão que lhe pode salvar a vida

Jovem de 16 anos que tem leucemia aguda recusou transfusões de sangue durante internamento no IPO. Caso consiga provar em tribunal capacidade de discernimento e maturidade justiça terá de desistir de lhe impor tratamento. O Instituto …

Koeman não teve dinheiro para reforços, mas Barcelona investiu milhões na equipa B

Embora Ronald Koeman não tenha recebido dinheiro para gastar em transferências, o Barcelona investiu 4 milhões de euros na equipa B. O Barcelona teve de apertar o cinto durante o mercado de transferências de verão. Os …